A Família de Antonio da Silva Sampaio com Francisca Gonçalves de Paula


2b. A Família de Antonio da Silva Sampaio casou-se com Francisca Gonçalves de Paula em. Como consta na citação que se segue:
Dessa União nasceram os seguintes filhos:


2.1b Tobias de Paula Sampaio casado Maria Crispinciana de Sampaio
Dessa União nasceram os seguintes filhos:

2.1.1b Aristidesnascida a sete de janeiro de mil oitocentos e noventa e um. Conforme como se lê na citação que se segue:
Aristides, filho legitimo de Tobias de Paula Sampaio, e de Maria Crispinciana de Sampaio, nasceu a sete de janeiro de mil oitocentos e noventa e um, e baptizou-se pelo Reverendo vigário Melchiades, a oito de setembro do mesmo anno, sendo padrinhos Felinto da Silva Sampaio e sua mulher Izabel Cândida de Britto. E para constar mandei fazer este que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1º Batizados assento de nº. 1109 fl.122. Guaraciaba do Norte-Ce

2.1.2b Francisconascida a dezessete de julho de mil oitocentos e noventa e dois. Conforme como se lê na citação que se segue:
Francisco, filho legitimo de Tobias de Paula Sampaio, e de Maria Crispinciana de Sampaio, nasceu a dezessete de julho de mil oitocentos e noventa e dois, e foi pelo reverendo Padre Custodio de Almeida Sampaio baptizado, a oito de setembro do mesmo anno, sendo padrinhos agostinho Liberato de Carvalho e sua mulher Maria Madalena de Lima. E para constar mandei fazer este que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1º Batizados assento de nº. 1596, fl.167. Guaraciaba do Norte-Ce.

2.1.3b Josénascido a três de outubro de mil oitocentos e noventa e quatro. Conforme como se lê na citação que se segue:
José, filho legitimo de Tobias de Paula Sampaio, e de Maria Crispinciana de Sampaio, nasceu a três de outubro de mil oitocentos e noventa e quatro, e a dezenove de maio de mil e oitocentos e noventa e cinco foi baptizado pelo reverendo Custodio d’Almeida Sampaio, de licença minha, sendo padrinhos: Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana Sampaio. E para constar mandei fazer este que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1º Batizados assento de nº. 2569, fl. 61. Guaraciaba do Norte-Ce.


2.1.4b Pastoranascida a três de dezembro de mil e oitocentos e noventa e cinco. Conforme como se lê na citação que se segue:
Aos vinte e nove de junho de mil oitocentos e noventa e seis na capella de carnaubal, baptizei solenemente a Pastora, nascida a três de Dezembro de noventa e cinco; filha legítima de Topias de Paula Sampaio e Maria Crispinciana de Sampaio. Padrinhos Manoel de Paula Sampaio e Emilia pais de Britto. Do que fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” Livro 2º de Batismos. Assento nº. 285, fl. 124 verso. Da freguesia de São Benedito-Ce

2.1.5b Hermina: conforme como se lê na citação que se segue:
Aos vinte e três de abril de mil oitocentos e noventa e seis na capella de carnaubal, baptizei solenemente a Hermina, nascido a vinte e cinco de noventa e oito; filha legítima de Topias de Paula Sampaio e Maria Crispinciana de Sampaio. Padrinhos Francisco de Paula Sampaio Hortência Fontenelle de Sampaio. Do que fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” Livro 3º de Batismos. Assento nº. 125, fls. 199 verso e 200. Da freguesia de São Benedito-Ce.

2.1.5b Olegário : nascido a seis de março de mil novecentos e dois conforme como se lê na citação que se segue:
Aos os seis de abril de mil e novecentos e dois na capella de Carnaubal, baptizei solenemente a Olegário, nascido a seis de março do mesmo anno; filho legítimo de Topias de Paula Sampaio e Maria Crispinciana de Sampaio. Padrinhos Francisco Barroso de Oliveira e Avelina Maria Barroso. Do que fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” Livro 5º de Batismos. Assento nº. 75, fls. 90 verso. Da freguesia de São Benedito-Ce.

2.1.5b Pedro de Paula Sampaio : nascido
Pedro de Paula Sampaio casou com Maria das Flores Sampaio filha de Antonio da Silveira Sampaio(filho de Francisca Maria da Anunciação) e Francisca Raimunda do Espírito Santa(filha de Manoel da Silva Sampaio 


Aos trez de novembro de mil novecentos e trinta e cinco, feitas as denunciações canônicas e não aparecendo impedimento algum, em minha presença e das testemunhas: Francisco Sabino e Sebastião Romero Costa, Receberam-se em matrimonio com palavras de presente Pedro de Paula Sampaio e Maria das Flores Sampaio. Elle com trinta e cinco annos filho legítimo de Topias de Paula Sampaio e Maria Crispiniana de Sampaio. Ella com trinta annos filha legítima de Antonio da Silva (Silveira) Sampaio e Francisca Raimunda do Espírito Santo. Ambos naturais desta freguesia, e nella residentes. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano. Para constar lavrei este termo que assigno. O vigário Pe. José Bezerra Coutinho.” Assento de nº. 51 fl. 141 verso. 8º. Livro de Casamento. Paróquia de São Benedito – Ce.


2.2b Francisco de Paula Sampaio casou-se com sua prima paterna Hortência Fontenelles de Sampaio filha de Norberto da Silva Sampaio

Dessa união nasceram os seguintes filhos:


2.2.1b. Rosa Fontenelle de Sampaio, nascida a vinte e quatro de setembro de mil oitocentos e noventa e cinco. Conforme o registro de batismo a seguir:

Aos Vinte Cinco de Dezembro de Mil e Oitocentos e Noventa e Cinco no Oratório da Caxoeira de licença minha o Padre Bernardino D’Oliveira Memória, baptizei solenemente a Rosa, nascida a Vinte e Quatro de Setembro do mesmo anno; Filha legitima de Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenelle de Sampaio. Padrinhos João Climarco da Silva Carapeba e Francisca da Silva Carapeba. Do que para constar fiz este assento que assigno.” O vigário Custodio de Almeida Sampaio. Livro 1º Batizados assento de nº. 15 fl.90 verso e 91- São Benedito-Ce.

Rosa Fontenelle de Sampaio casou-se no dia do mês de do ano de 19 no povoado de Carnaubal com Casou-se com Silvino Pereira de Brito, filho de Deolinda Fontenelle de Sampaio e Joaquim Pereira de Britto.
Conforme o registro de casamento civil a seguir:
A um de setembro de mil e novecentos e quinze, na Capella de N.S. do Carnaubal, compareceram perante mim, os contarhentes Silvino Pereira de Brito e RosaFontenele de Sampaio, em tudo habilitados segundo o direito e dispensados do impedimento de consangüinidade em que estava ligados; elle de idade vinte annos, solteiro, natural desta Freguesia, onde é morador, ella de idade dezoito annos, solteira, natural desta Freguesia onde é residente, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher com palavras de presente; E logo lhes dei a benção nupcial segundo o rito da Santa Igreja Catholica. Sendo testemunhas Massilon Porto Costa e Antonio Izaias de Andrade. Do que lavrei este termo que assigno. O vigário Custodio d’Almeida Sampaio. “ Liv. N.º 4 de Casamento, assento de n.º 70. fls. 17. Paróquia de São Benedito – Ce.

Dessa união nasceram os seguintes filhos:

2.2.1.1b Barnabé, nascido aos dois de janeiro de mil novecentos e dezoito. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 69
Aos dez dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Silvino Pereira de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 2 de janeiro de 1918 nesta povoação de Carnaubal Termo de São Benedito as 2 horas da manhã sua Mulher D.Rosa Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Barnabé, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco Pereira de Brito e Geminiana Arcelina de Brito, que são avos maternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenelle de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta mesma povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 69, fl. 35.

2.2.1.2b Expedita, nascida a nove de agosto de mil novecentos e dezenove. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 70
Aos dez dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Silvino Pereira de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 9 de agosto de 1919 nesta povoação de Carnaubal Termo de São Benedito as 4 horas da manhã sua Mulher D.Rosa Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Expedita, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco Pereira de Brito e Geminiana Arcelina de Brito, que são avos maternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenelle de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta mesma povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 70, fl. 35 verso.


2.2.1.3b Francisco, nascido aos seis dias do mês de setembro de mil novecentos e vinte e um.
Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 71
Aos dez dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Silvino Pereira de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 6 de setembro de 1921 nesta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito as 5 horas da tarde sua Mulher D.Rosa Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Francisco, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco Pereira de Brito e Geminiana Arcelina de Brito, que são avos maternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenelle de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta mesma povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 71, fl. 36.


2.2.1.4b Justo, nascido a três de abril de mil novecentos e vinte e três.

Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 72
Aos dez dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Silvino Pereira de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 3 de abril de 1923 nesta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito as 3 horas da tarde sua Mulher D.Rosa Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Justo, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco Pereira de Brito e Geminiana Arcelina de Brito, que são avos maternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenelle de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta mesma povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 72, fl. 36 verso.

Conforme a assento de nascimento de nº. 72

2.2.1.5b Francisco, nascido a ? de outubro de mil novecentos e vinte e quatro.
Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 73
Aos dez dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Silvino Pereira de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia de setembro de 1924 nesta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito as 2 horas da manhã sua Mulher D.Rosa Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Francisco, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco Pereira de Brito e Geminiana Arcelina de Brito, que são avos maternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenelle de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta mesma povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 73, fl. 37.


2.2.1.6b Maria, nascida a vinte e oito de julho de mil novecentos e vinte e sete.
Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 74
Aos dez dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Silvino Pereira de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 28 de julho de 1927 nesta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito as 2 horas da tarde sua Mulher D.Rosa Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco Pereira de Brito e Geminiana Arcelina de Brito, que são avos maternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenelle de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta mesma povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 74, fl. 37 verso.


2.2.1.7b Onofre nascido a treze de janeiro de mil novecentos e trinta e um.
Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 75
Aos dez dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, em meu cartório compareceu Silvino Pereira de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 13 de janeiro de 1931 nesta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito as 4 horas da manhã sua Mulher D.Rosa Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Onofre, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco Pereira de Brito e Geminiana Arcelina de Brito, que são avos maternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenelle de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta mesma povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 75, fl. 38.

2.2.2b Valdivino Fontenelle de Sampaio, nascido a Vinte e Quatro de Dezembro de Mil Oitocentos e Noventa e Três (1893). Conforme o registro de batismo a seguir:

Aos dez de Junho de Mil e Oitocentos e Noventa e Quatro, na Capella do Carnaubal, desta freguesia, baptizei solenemente a Valdivino, nascido a Vinte e Quatro de Dezembro de Mil e Oitocentos e Noventa e Três; Filho legitimo de Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenelle de Sampaio. Padrinhos Francisco de Salles Fontenelle e Rosa Cavalcante de Paula. Do que para constar fiz este assento que assigno O vigário Custodio de Almeida Sampaio” Livro 1º Batizados assento de nº. 209 fl. 198- São Benedito-Ce.

Valdivino Fontenelle de Sampaio casou-se com sua prima com Maria Auxiliadora da Silva, filha de João da Silva Sampaio e Raimunda Maria da Conceição
Desse matrimônio nasceram os seguintes filhos:

Aos vinte e seis de maio de mil e novecentos e dezenove, na capella de N. S. de Carnaubal, compareceram perante mim, Valdivino Fontenele de Sampaio e Maria Auxiliadora de Silva, habilitados segundo o direito, dispensados do impedimento de consangüinidade em terceiro grau duplo e de ropte simples por sedução; elle solteiro, filho legitimo de Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenelles de Sampaio, ella solteira, filha legitima de João da Silva Sampaio e Raimunda Maria da Silva, naturais e moradores nesta Freguesia, se receberam por marido e mulher com palavras de presente; e logo lhes dei as bênçãos núpcias segundo o Rita da Santa Igreja Catholica. Testemunhas Major José Valeriano da Costa e Pedro Felinto Fontenelles. do que lavrei este termo que assigno. O Vigário Custodio d’Almeida Sampaio.” Liv. n.º4 de casamento, assento n.º 35. fl. 145. Paróquia de São Benedito – Ce.

2.2.2.1b Francisco faleceu com 8 annos
2.2.2.2b Antonio Fontenelle de Sampaio (Tonico), nascido aos vinte e dois dias do mês de abril de mil e novecentos e vinte e três. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 163
Ao três dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Valdivino Fontenele de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 22 de abril de 1923 nesta povoação de Carnaubal, as 2 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Auxiliadora da Silva, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Antonio, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenele de Sampaio, que são avos maternos da criança João a Silva Sampaio e Raimunda Leitão de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 163, fl. 24, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

2.2.2.3b Eunice, nascida aos vinte e quatro dias do mês de dezembro de mil e novecentos e vinte e vinte. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 164
Ao três dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Valdivino Fontenele de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 24 de dezembro de 1925 nesta povoação de Carnaubal, as 3 horas da manhã, sua Mulher D.a Maria Auxiliadora da Silva, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Eunice, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenele de Sampaio, que são avos maternos da criança João a Silva Sampaio e Raimunda Leitão de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 164, fl. 24 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

2.2.2.4b Maria, nascida aos dois dias do mês de maio de mil e novecentos e vinte e oito. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 165
Ao três dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Valdivino Fontenele de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 2 de maio de 1928 nesta povoação de Carnaubal, as 4 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Auxiliadora da Silva, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenele de Sampaio, que são avos maternos da criança João a Silva Sampaio e Raimunda Leitão de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 165, fl. 25, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

2.2.2.5b Francisca, nascida aos dezenove dias do mês de abril de mil e novecentos e trinta e um. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 166
Ao três dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Valdivino Fontenele de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 19 de abril de 1931 nesta povoação de Carnaubal, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Auxiliadora da Silva, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Francisca, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenele de Sampaio, que são avos maternos da criança João a Silva Sampaio e Raimunda Leitão de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 166, fl. 25 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.2.2.6b Cícero, nascido
2.2.2.7b Sebastião, nascido
2.2.2.8b Ziomar, nascida
2.2.2.9b José, nascido
2.2.2.10b Elizabeth, nascida


2.2.3b Ceroni; conforme como se lê na citação que se segue:
Aos vinte e oito de março de mil oitocentos e noventa e sete na capella de carnaubal, baptizei solenemente Ceroni, nascido a vinte cinco de fevereiro do mesmo anno; filho legítimo de Francisco da Silva Sampaio e Hortência Fontenelle de Sampaio. Padrinhos Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Britto. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” Livro 3º de Batismos. Assento nº. 119, fl. 32 verso. Da freguesia de São Benedito-Ce.



2.2.4b Lirina; conforme como se lê na citação que se segue:
Aos vinte e um de Abril de mil oitocentos e noventa e nove na capella de Carnaubal, baptizei solenemente a Lirina, nascida vinte três de fevereiro do mesmo anno; filha legítimo de Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenelle de Sampaio. Padrinhos Manoel Francisco da Costa e Maria Philomena de Oliveira Freire. Do que fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” Livro 3º de Batismos. Assento nº. 119, fl. 199. Da freguesia de São Benedito-Ce.



Lirina do Carmo Fontenele casou com Pedro Fontenele de Sampaio Sobrinho, em dezessete de setembro de mil e novecentos e dezessete. Conforme se lê na citação que se segue:
A dezessete de setembro de mil e novecentos e dezessete, na Capella de Nossa senhora Auxiliadora, compareceram perante mim, os nubentes Pedro Fontenele de Sampaio Sobrinho Lirina do Carmo Fontenele, em tudo habilitados segundo o direito, e dispensados do impedimento de consangüinidade; elle solteiro, natural de Campo Maior, Bispado do Piauí, onde é morador, ella solteira, natural desta Freguesia, onde é residente, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher com palavras de presente;e logo lhes dei a benção núpcias segundo o Rito da Santa Igreja Catholica; Sendo testemunhas Pedro Felinto Fontenele e Valdivino Fontenele de Sampaio. do que para constar lavrei este termo que assigno. O vigário Custodio d’Almeida Sampaio” Liv. n.° 4. assento n.º 96. fl. 74


2.2.5b Raimundo Fontenelle de Sampaio, nasceu a

Raimundo Fontenelle de Sampaio casou-se com sua prima com Zeferina Maria Fontenelle

Aos nove de maio de mil novecentos e três na Capella de Nossa senhora Auxiliadora de Carnaubal compareceram perante mim os contrahentes Raimundo Fontenelle de Sampaio e Zefirina Maria Fontenelle em tudo habilitados segundo o direito e dispensados do impedimentos de consangüinidade em que estava ligados. Elle de idade de vinte e oito annos, solteiro natural desta Freguesia onde é morador. Ella de idade de dezessete annos, solteira natural do Campo Grande, onde reside, os quais contraehntes se receberam por marido e mulher com palavras de presentes; e logo lhes déias benções núpcias segundo o Rito da Sancta Igreja Catholica; sendo testemunhas Felinto da Silva Sampaio. Do que lavrei este termo que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” Livro casamento de nº. 2º. assento nº. 24, fl. 101verso. Paróquia de São Benedito-Ce.
Desse matrimônio nasceram os seguintes filhos:

2.2.5.1b Francisca (casou com o Josino ) nascida a onze de dezembro de mil novecentos e cinco. Conforme se lê na citação que se segue:

“Assento de nascimento de n.º 85
Aos onze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Raimundo Fontenele de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 11 de dezembro de 1905 nesta povoação de Carnaubal do Termo de São Benedito sua Mulher D.a Zefirina Fontenelle de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Francisca, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenele de Sampaio, que são avos maternos Severiano Fontenele de Sampaio e Maria da Conceição, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande deste Estado. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 85, fl. 43, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.2.5.2b Maria, nascida a vinte de agosto de mil novecentos e onze. Conforme se lê na citação que se segue:

“Assento de nascimento de n.º 85
Aos onze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Raimundo Fontenele de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 20 de agosto de 1911 nesta povoação de Carnaubal do Termo de São Benedito sua Mulher D.a Zefirina Fontenelle de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenele de Sampaio, que são avos maternos Severiano Fontenele de Sampaio e Maria da Conceição, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande deste Estado. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 86, fl. 43 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

2.2.5.3b Aldenora, nascida a treze de janeiro de mil novecentos e vinte e cinco. Conforme se lê na citação que se segue:

“Assento de nascimento de n.º 87
Aos onze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Raimundo Fontenele de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 13 de janeiro de 1925 nesta povoação de Carnaubal do Termo de São Benedito sua Mulher D.a Zefirina Fontenelle de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Aldenora, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Francisco de Paula Sampaio e Hortência Fontenele de Sampaio, que são avos maternos Severiano Fontenele de Sampaio e Maria da Conceição, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande deste Estado. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 87, fl. 44, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

2.2.5.2b Sebastião, nascido


2.2.6b Felinto Fontenelle de Sampaio, nasceu a

Felinto Fontenelle de Sampaio casou-se com Olinda de Oliveira

Aos quatro de setembro de mil novecentos e oito, na Capella do Carnaubal compareceram perante mim, os contraehtes felinto Fontenelles de Sampaio e Olinda de Oliveira, em tudo habilitados segundo o direito e sem impedimento algum; elle solteiro e natural desta freguesia, onde é residente; ella solteira natural desta freguesia, onde é residente, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher com palavras de presentes; e logo lhes dei as benções núpcias segundo o Rito da Santa Igreja Catholica: Testemunhas José Francisco valeriano da Costa. Do que lavrei este termo que assigno. O Vigário Custordio de Almeida Sampaio. Livro de Casamento n.° 3 de 1908 à 1914. assento n.º 109, fl. 21 Verso, da Paróquia de São Benedito-Ce.



2.3b João de Paula Sampaio casou-se com Tereza Maria de Sampaio (primos legítimos, os pais são irmãos )


Dessa união nasceram os seguintes filhos:


2.3.1b Francisco: nascido a dezenove de novembro de mil e oitocentos e noventa e quatro (1894). Conforme como se lê na citação que se segue
Francisco, filho legitimo de João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio, nasceu a dezenove de novembro de mil e oitocentos e noventa e quatro, e aos dezessete de maio de mil e oitocentos e noventa e cinco, foi pelo padre Custodio d’Almeida de Sampaio baptizado, de licença minha, sendo padrinhos José de Paula Sampaio e Joanna Telles de Sampaio. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1ºb de Batizados assento de nº. 2567, fl. 61. Guaraciaba do Norte-Ce.

Francisco de Paula Sampaio casou-se com Francisca Teles de Sampaio em vinte e um de abril de mil e novecentos e dezessete. Conforme como se lê na citação que se segue:
Aos vinte e um de abril de mil e novecentos e dezessete, na Capella de Nossa Senhora Auxiliadora, do Carnaubal compareceram perante mim os contrahentes Francisco de Paula Sampaio e Francisca Telles de Sampaio, em tudo habilitados segundo o direito, e dispensados do impedimento de consangüinidade em que estavam ligados; Elle de idade vinte e três annos, solteiro, natural desta Freguesia, onde é morador: Ella de idade dezessete annos, solteira, natural desta Freguesia, onde é residente. O squais contrahente se receberam por marido e mulher com palavras de presente, e logo lhes dei a benção nupcial segundo o Rito da Santa Igreja Cathlica. Sendo testemunhas João felinto de Brito e Candido de Brito. Do que lavro este termo que assigno. O vigário Custódio d’Almeida Sampaio.” Liv. n.º4 de Casamento, assento de n.º 27, fls. 61 verso e 62. Paróquia de São Benedito – Ce.


2.3.2b José: nascido a vinte e cinco de novembro de mil e oitocentos e noventa e cinco (1895). Conforme como se lê na citação que se segue
José, filho legitimo de João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio, nasceu a vinte e cinco de novembro de mil e oitocentos e noventa e cinco, e foi por mim baptizado aos 25 de dezembro do mesmo anno sendo padrinhos Severiano Fontenelles Sampaio e Maria Francisca Fontenelles. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 2 de Batizados assento de nº. 3213, fl. 1. Guaraciaba do Norte –Ce.

José de Paula Sampaio Sobrinho casou-se religiosamente Maria Arcelina de Brito em 6 de setembro de 1921, na capela de nossa senhora auxiliadora de Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos seis de setembro de mil novecentos e vinte e um, na capella do carnaubal, compareceram perante mim José de Paula Sampaio Sobrinho e Maria Arcelina de Britto, habilitados, segundo o direito, e sem impedimento algum, elle solteiro filho legítimo de João de Paula Sampaio e Thereza Maria de Sampaio, natural desta Freguesia, onde é morador, ella solteira filha legítima de Francisco Pereira de Brito e Germiniana Pereira (Arcelina) de Brito, natural desta Freguesia, onde é residente, se receberam por marido e mulher comm palavras de presente; e logo lhes dei a benção nupcial segundo o rito da santa igreja Catholica; Testemunhas Francisco de paula Sampaio Sobrinho, e Pedro Felinto Fontenelle. Do que para constar lavrei este termo que assigno. O Vigário Mons. Custodio D’Almeida de Sampaio” Livro de casamento de nº. 4º. assento de nº. 44. fls. 180 e verso. Paróquia de São Benedito –Ce.

2.3.3b Manoel: nascido a seis de janeiro de mil e oitocentos e noventa e seis (1896). Conforme como se lê na citação que se segue
Manoel, filho legitimo de João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio, nasceu a seis de janeiro de mil e oitocentos e noventa e seis, e a vinte do mesmo mês e anno foi por mim baptizado, sendo padrinhos Francisco de Britto. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1ºb de Batizados assento de nº. 3120, fl. 105. Guaraciaba do Norte-Ce.


2.3.4b Joaquim: nascido a vinte e sete de março de mil e oitocentos e noventa e oito (1898). Conforme como se lê na citação que se segue
Aos dezessete de abril de mil e oitocentos e noventa e oito , na capella de Carnaubal, baptizei solenemente a Joaquim, nascido a vinte e sete de março do mesmo anno, filho legitimo de João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio. Padrinhos José Pedro de Sampaio e Máxima Francisca do Monte. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro n.º 2 de Batizados, assento de nº. 3616, fl. 105. Guaraciaba do Norte-Ce.

2.3.5b Raimundo; nascido em vinte de abril de mil oitocentos e noventa e nove (1899). Conforme como se lê na citação que se segue:



Raimundo de Paula Sampaio casou-se religiosamente com Antonia Gonçalves de Andrade em doze de setembro de mil e novecentos e vinte e dois. Conforme como se lê na citação que se segue:

Aos doze de setembro de mil e novecentos e vinte e dois, na Capella do Carnaubal, compareceram perante mim, Raimundo de Paula Sampaio e Antonia Gonçalves de Andrade, naturais e moradores nesta Freguesia, habilitados segundo o direito, e sem impedimento algum, elle solteiro, filho legítimo de João de Paula Sampaio e Thereza Maria de Sampaio, ella solteira, filha legítima de Thiago Rodrigues de Andrade e de Felismina Carminda de Andrade, se receberam por marido e mulher com palavras de presente, e logo lhes dei as bênçãos núpcias segundo o Rito da santa Igreja Catholica. Testemunhas Francisco Lindolfo Gomes de Oliveira e Horacio Fontenelle de Sampaio.” Livro de casamento de nº. 5º. assento de n.º 82, fl 17. Paróquia de São Benedito – Ce.

E casou-se civilmente aos dezenove do mesmo ames e ano. Conforme como se lê na citação que se segue:

Assento de Casamento n.º 4.
Aos dezenove dias, do mês de setembro de mil novecentos e vinte e dois as dezesseis horas nesta povoação de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, em meu cartório perante o juiz de casamento deste Distrito Jacob Felício Ribeiro comigo escrivão de casamento, e escrivão de registro civil, testemunhas Francisco Lindolfo Gomes de Oliveira de trinta e oito annos de idade, casado, lavrador, residente nesta povoação, Francisco de Paula Sampaio sobrinho de vinte e seis annos de idade, domiciliado e residente nesta povoação. Receberam-se em matrimonio Raimundo de Paula Sampaio , nascido a vinte de de abril de mil e oitocentos e noventa e nove no subúrbio desta povoação, domiciliado, residente nesta mesma povoação . Filho legítimo de João da Paula Sampaio de cinquenta e oito anos de idade e de Thereza Maria de Sampaio de cinqüenta e cinco annos de idadedomiciliados e residentes no subúrbio desta mesma povoação. Antonia Gonçalves de Andrade, nascida a oito de setembro de mil e novecentos e quatro sem profissão, domiciliada, residente no lugar “ Patos”. Filha legítima de Thiago Rodrigues de Andrade de quarenta annos de idade e de Felismina Carminda de Andrade de trinta annos de idade domiciliados, residentes no mesmo lugar “Patos”. Os contrahentes apresentaram previamente documentos que provaram as suas idades, estado, residência actual de ambos e de seus paise ainda aprova de que nenhum impedimento que os inibisse de casacem-se um com o outro. Tendo os proclames devidamente publicados em primeiro do corrente. Em firmeza do que lavrei ete termo que vai por todos assigandas . Eu JFrancisco Romeiro de Assis, escrivão de casamento, escrevi.” Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 4. fls. 6 e verso. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.



2.3.6b Sebastião; nascido em vinte e seis de Janeiro de mil novecentos e dois (1902). Conforme como se lê na citação que se segue:
Aos seis de abril de mil novecentos e dois na Capella de Carnaubal, baptizei solenemente a Sebastião, nascido vinte e seis de janeiro do mesmo anno; filho legítimo de João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio. Padrinhos Manoel de Paula Sampaio e Francisca Fontenelle de Sampaio. Do que fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” (Livro 5º de Batismos. Assento nº. 77, fl. 91. Da freguesia de São Benedito-Ce)

Sebastião de Paula Sampaio casou-se religiosamente com Hilda Fontenelle de Sampaio, em vinte e três de novembro de mil e novecentos e vinte e oito na capela de nossa senhora auxiliadora do Carnaubal. Conforme como se lê na citação que se segue:


Aos vinte e três de Novembro de mil novecentos e vinte oito na capella de Carnaubal, com licença do Rvm. Vigário de Campo Grande, em minha presença e das testemunhas: Francisco Horacio e Horacio Fontenele, receberam-se em matrimonio: Sebastião de Paula Sampaio e Hilda Fontenele, elle com vinte cinco annos de idade, filho legítimo de João de Paula Sampaio e Thereza Maria de Jesus, falecida, ella com vinte dois annos de idade filha legitima de Theodorico Plácido Fontenelle e Francisca Fontenele de Sampaio. Ambos solteiros, naturais e moradores nesta parochia de São Benedito ele do Campo Grande. Para constar fiz este termo que assigno. O Vigário P. luis Firmino Nogueira.” Livro de casamento de n°. 7º. assento de nº. 183 fl. 41 e verso. Paróquia de São Benedito – Ce.


Sebastião de Paula Sampaio casou-se civilmente com Hilda Fontenelle de Sampaio, em vinte e quatro de novembro de mil e novecentos e vinte e oito. Conforme como se lê na citação que se segue:

Assento de Casamento n.º 65.
Aos vinte e quatro dias, do mês, de novembro de 1928 pelas dez horas do dia, nesta povoação de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito de Ibiapaba. Estado do Ceará, no cartório do escrivão de casamento, e presente o juiz de casamento deste Distrito , o cidadão João Ribeiro de Aguiar, comigo escrivão do registro civil do mesmo Distrito. E as testemunhas Francisco da Silva Chaves, de 42 annos de idade, casado, empregado publico, domiciliado e residente nesta povoação. E Francisco Horacio de Brito, de 20 annos de idade, solteiro, comerciante, domiciliado e residente nesta mesma povoação de Carnaubal. Receberam-se em matrimonio Sebastião de Paula Sampaio, solteiro, brasileiro, agricultor, de 25 anos de idade, nascido em 5 de novembro de 1903, no sitio Várzea deste Distrito de Carnaubal, do Termo de São Benedito, onde é natural e residente, com profissão de agricultor. Filho legítimo de João de Paula Sampaio, de 64 annos de idade, e de Thereza Maria de Sampaio, já falecida. E a contrahente Hilda Fontenelle de Sampaiosolteira, de 24 anos de idade, nascida em 10 de novembro de 1904, no sitio S. Vicente do Termo de Campo Grande, deste Estado, onde é natural e residente... com profissão domestica. Filha legítima de Theodorico Prochides Fontenelle, já falecido e de Francisca Alexandrina Fontenelle, de 44 anos de idade, natural e residente no sitio Várzea deste Distrito do Carnaubal. os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provaram suas idades, estado, domicilio, naturalidade e residências atuais de ambos, e de seus pais, ianda a prova de que nenhum impedimento existia que os inibisse de casr um com o outro. Tendo sido os proclames devidamente publicados em data de 27 de outubro de 1928 nesta povoação de Carnaubal. em firmeza do que lavrei o presente termo que vai por todos assignados. Arogo da ontrahente por não saber ler nem escrever assgina a testemunha Francisco da Silva Chaves, acima mencionada. E mais pessoas presentes. Joaquim Prazeres da Cunha. Escrivão do registro Civil.” Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 65, fls. 64 verso e 65. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.



2.3.7b Prudêncio; nascido vinte e oito de abril de mil novecentos e três. Conforme como se lê na citação que se segue:
Aos dez de maio de mil novecentos e três na Capella de Carnaubal, baptizei solenemente a Prudêncio, nascido vinte e oito de abril do mesmo anno; filho legítimo de João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio. Padrinhos Firmino Inácio de Sampaio e Anna Joaquina de Sousa Uchoa. Do que fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” (Livro 5º de Batismos. Assento nº. 219, fl. 172. Da freguesia de São Benedito-Ce)

Prudêncio de Paula Sampaio casou-se com Laura de Assis Britto em dois de setembro de mil e novecentos e vinte e cinco. Conforme como se lê na citação que se segue:

Assento de casamento n.º 41.
Aos dois dias, do mês de setembro de mil e novecentos e vinte e cinco, as dezessete horas, nesta povoação de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará, em meu cartório presente o juiz de casamento do Distrito o cidadão Jacob Felício Ribeiro, comigo escrivão do registro civil do mesmo Distrito e as testemunhas, Valdivino Fontenelles de Sampaio, de 28 annos de idade, casado, lavrador, domiciliado e residente nesta povoação e José de Paula Sampaio, com vinte e oito anos de idade, casado, agricultor, domiciliado e residente no subúrbio desta povoação, Cícero Higino de Sampaio, de vinte e sete annos de idade, casado, agricultor, domiciliado e residente no subúbio desta povoação. Receberam-se em matrimonio Prudêncio de Paula Sampaio, nascido a vinte e oito de abril de mil e novecentos e três no subúrbio desta povoação, onde é domiciliado e residente, com profissão de agricultor. Filho legítimo de João de Paula Sampaio de 58 annos de idade e de Dona Thereza Maria de Sampaio de 55 annos de idade, domiciliados e residentes no mesmo subúrbio desta povoação, e Laura de Assis Britto, nascida em quatorze de maio de mil e novecentos e três, no subúrbio desta povoação, onde é domiciliada e residente, com profissão de domestica. Filha legítima de Francisco Pereira de Britto de cinqüenta e nove annos de idade, e de Dona Germiniana Arcelina de Britto de cinqüenta e oito annos de idade, domiciliados e residentes no subúrbio desta povoação. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provaram suas idades, o estado, domicilio, naturalidade e residência actual de ambos e de seus pais e ainda a prova de que nenhum impedimento existia que os inibisse de casar um com o outro. Tendo sido os proclames devidamente publicados em data de quatro de agosto de mil e novecentos e vinte e cinco, nesta povoação. Em firmeza do que lavrei o presente termo que vai por todos assignados; e a rogp do contrahente por não saber ler nem escrever assigna a testemunha Valdivino Fontenelle Sampaio, e o arogo da contrahente pelo mesmo motivo assigna a testemunha José de Paula Sampaio” Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 41, fls. 40 verso e 41 e verso. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.

2.3.7.1b Editte; nascido vinte e oito de abril de mil novecentos e três. Conforme como se lê na citação que se segue:

Aos 5 de setembro de 1945 em meu cartório nesta vila de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito, Estado do Ceará perante as testemunhas baixo assignadas compareceu Prudêncio de Paula Sampaio, e declarou o óbito de Editte ocorrido as 2 horas da tarde do dia 4 do corrente que a falecida nasceu dia 2 de maio de 1941; que é filha legítima do declarante e de sua mulher Laura de Assis Brito, naturais deste Distrito sendo desconhecida a causa da morte. Do que eu Francisco Lindolfo Gomes lavrei este termo.” Livro n.º 02 de Óbito. Assento n.º 128. Fls. 30. do Cartório do 1º Oficio – Carnaubal- Ce.


2.3.8b Maria; nascido dezoito de dezembro de mil novecentos e cinco. Conforme como se lê na citação que se segue:


Maria Amélia de Sampaio casou-se com Zacharias de Paula Sampaio em oito de setembro de mil e novecentos e vinte e sete. Conforme como se lê na citação que se segue:

Assento de casamento n.º 52.
Aos oito dias do mês de setembro de mil e novecentos e vinte e sete pelas dezesseis horas , desta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará. em casa de residência do cidadão João Ribeiro de Aguiar, juiz de casamento deste Distrito perante o mesmo juiz comigo escrivão de casamento do mesmo Distrito e as testemunhas Argemiro de Paula Sampaio , casado, agricultor, de 46 annos de idade domiciliado e residente nesta povoação , e Raimundo Cavalcante Fontenelle, solteiro, vinte annos de idade, domiciliado e residente nesta povoação, com profissão de agricultor. Receberam-se em matrimonio Zacharias de Paula Sampaio, nascido em 2 ? de março de 1900 nesta povoação onde é domiciliado e residente com profissão de agricultor, sendo solteiro. Filho legítimo de Machimino de Paula Sampaio, de 66 anos de idade, e de Thereza Maria de Jesus, de 60 anos de idade, domiciliados e residentes nsta mesma povoação e Maria Amélia de Sampaio, nascida em 18 de dezembro de 1905 no lugar Várzea subúrbio desta povoação onde é domiciliada e residente com profissão domestica. Filha legítima de João de Paula Sampaio, de 58 annos de idade, domiciliados e residentes no mesmo lugar Várzea acima mencionado. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provaram o estado, domicilio naturalidade e residência atual de ambos e de seus pais, e ainda a prova de que nenhum impedimento existi que os inibisse de cazar um com o outro. Tendo sido os proclamas devidamente publicados aos 16 dias, do mês de agosto de 1927 nesta povoação. Em firmeza do que lavrei o presente termo que vai assignado pelo o juiz, contraentes e testemunhas e por mi, escrivão que escrevi. Eu Joaquim Prazeres da Cunha. Escrivão do registro Civil.” Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 52. fls. 50 verso e 51. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.


2.3.9b Benedicto; nascido vinte e seis de dezembro de mil novecentos e sete. Conforme como se lê na citação que se segue:

Benedicto de Paula Sampaio casou-se religiosamente com Raimunda Fontenelle de Sampaio em seis de setembro de mil e novecentos e vinte e oito, na capela de nossa senhora auxiliadora de Carnaubal. Conforme como se lê na citação que se segue:


Aos seis dias do mês de setembro de mil novecentos e vinte e oito, na capella do Carnaubal, depois das proclamações canônicas em minha presença e das testemunhas Felinto Fransquinho e Francisco de Paula Sampaio. Receberam-se em matrimonio Benedito de Paula Sampaio e Raimunda Fontenele Sampaio, elle com vinte dois annos de idade filho legítimo de João de Paula Sampaio e Thereza Maria de Jesus, ella com vinte e um annos de idade filha legítima de Theodorico Proxides dispensados do impedimento de consaguinidade em terceiro grau e em terceiro atingente ao segundo. Ambos solteiros, naturais e residentes nesta parochia de São Benedicto para constar fiz este termo. O vigário P. Luis Firmino Nogueira.” Livro de casamento de nº. 7º. assento de nº. 107 fl 26 v. Paróquia de São Benedito – Ce.


Benedicto de Paula Sampaio casou-se com Raimunda Fontenelle de Sampaio em seis de setembro de mil e novecentos e vinte e oito. Conforme como se lê na citação que se segue:


Assento de casamento n.º 62.
Aos seis dias, do mês de setembro de 1928 pelas 19 horas do dia nesta povoação de Carnaubal Termo de São Benedito da Ibiapaba Estado do Ceará. em casa de residência e presente o juiz de casamento deste Distrito o cidadão João Ribeiro de Aguiar , comigo escrivão do registro civil do mesmo Distrito. E as testemunhas Anacleto de Assis Britto, de 22 annos de idade, solteiro, brasileiro, domiciliado e residente no subúrbio desta povoação com profissão de comerciante, e Francisco Paula Sampaio, de32 anos de idade, brasileiro, casado, empregado publico, domiciliado e residente nesta mesma povoação de Carnaubal. Receberam-se em matrimonio Benedicto de Paula Sampaiode 22 annos de idade, solteiro brasileiro agricultor, nascido em 26 de dezembro de 1907 no lugar Várzea, subúrbio desta povoação de Carnaubal, onde é domiciliado e residente com profissão de agricultor. Filho legítimo de João de Paula Sampaio de 63 annos de idade e de Thereza Maria de Sampaio, já falecida. E a contrahente Raimunda Fontenelle de Sampaio, solteira de 18 annos de idade, nascida em 100 de abril de 1900. filha legítima de Theodorico Prochides Fontenelle, já falecido e de Francisca Alexandrina Fontenelle, residentes neste subúrbio desta povoação acima dito. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provaram suas idades, estado e domicilio, naturalidade e residência atual de ambos e de seus pais e ainda a prova de que nenhum impedimento existi que os inibisse de casar um com o outro. Tendo sido os proclames devidamente publicados em data de 2 de agosto de 1928 nesta povoação de Carnaubal. em firmeza do que lavrei o presente termo que vai por todos assignados Arogo da contrahente por não saber ler nem escrever assigna Adelaide Cunha. Joaquim Prazeres da Cunha. Escrivão do registro Civil.” Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 62, fls. 61 verso e 62. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.

2.3.9b João; nascido. Conforme como se lê na citação que se segue:


João de Paula Sampaio Filho casou com Pastora Fontenelle de Sampaio a primeiro de setembro de mil e novecentos e quinze. Conforme como se lê na citação que se segue:
A um de setembro de mil e novecentos e quinze, na Capella de N.S. do Carnaubal, compareceram perante mim, os contarhentes João de Paula Sampaio Filho e Pastora Fontenele de Sampaio, em tudo habilitados segundo o direito e dispensados do impedimento de consangüinidade em que estava ligados; elle de idade vinte e cinco annos, solteiro, natural desta Freguesia, onde é morador, ella de idade vinte annos, solteira, natural desta Freguesia onde é residente, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher com palavras de presente; E logo lhes dei a benção nupcial segundo o rito da Santa Igreja Catholica. Sendo testemunhas José de Paula Sampaio e Messias Barroso Veras. Do que lavrei este termo que assigno. O vigário Custodio d’Almeida Sampaio. “ Liv. N.º 4 de Casamento, assento de n.º 69. fls. 16 verso e 17. Paróquia de São Benedito – Ce.
2.4b Francisca Raimunda do Espírito Santo Caso-se com seu primo materna Antonio da Silveira Sampaio


Dessa união nasceram os seguintes filhos:

2.4.1b Ermelina nascida a trinta e um de março de mil oitocentos e noventa e um. Conforme se lê na citação que se segue:
Ermelina, filha de legitima de Antonio da Silveira Sampaio e de Francisca Raimunda do Espírito Santo, nasceu a trinta e um de março de mil oitocentos e noventa e um, e baptizou-se pelo Reverendo vigário Melchiades, a 8 de setembro do mesmo anno, sendo padrinhos Felinto da Silva Sampaio, e sua mulher Izabel Cândida de Britto. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1º Batizados assento de nº. 1110, fl.122. Guaraciaba do Norte-Ce

2.4.2b Enedyna nascida a dez de fevereiro de mil oitocentos e noventa e três. Conforme se lê na citação que se segue:
Enedyna, filha de legitima de Antonio da Silveira Sampaio e de Francisca Raimunda de Sampaio, nasceu a dez de fevereiro de mil oitocentos e noventa e três, e a sete de setembro do mesmo anno foi baptizada pelo Reverendo Custodio de Almeida Sampaio, sendo padrinhos José de Paula Sampaio, e Joanna Telles de Sampaio. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1ºb (1892 à 1893) Batizados assento de nº. 2121, fl.23. Guaraciaba do Norte-

2.4.3b Maria Amélia Sampaio casou-se com Licino de Sampaio

Desse consocio tiveram os seguintes filhos:

Antonio
Gerardo c/c Maria filha de Zacarias de Paula Sampaio (filho do Maximino de Paula Sampaio);
Mimosa
Zilda
José com Lirina filha de Francisco de Paula Sampaio

2.4.4b Joaquim da Silveira Sampaio casou-se com Francisca filha de Norberto da Silva Sampaio e Maria Raimunda Sampaio (filha de Francilina Maria de Sampaio).

Desse consorcio nasceram os seguintes filhos:

2.4.5b Manoel da Silva Sampaio c/c Jeca do Piauí – José de Fritas;
2.4.6b Raimunda não casou

2.4.7b Maria das Flores Sampaio casou com Pedro de Paula Sampaio conforme se lê na citação que se segue:

Aos trez de novembro de mil novecentos e trinta e cinco, feitas as denunciações canônicas e não aparecendo impedimento algum, em minha presença e das testemunhas: Francisco Sabino e Sebastião Romero Costa, Receberam-se em matrimonio com palavras de presente Pedro de Paula Sampaio e Maria das Flores Sampaio. Elle com trinta e cinco annos filho legítimo de Topias de Paula Sampaio e Maria Crispiniana de Sampaio. Ella com trinta annos filha legítima de Antonio da Silva (Silveira) Sampaio e Francisca Raimunda do Espírito Santo. Ambos naturais desta freguesia, e nella residentes. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano. Para constar lavrei este termo que assigno. O vigário Pe. José Bezerra Coutinho.” Assento de nº. 51 fl. 141 verso. 8º. Livro de Casamento. Paróquia de São Benedito – Ce.

Desse consocio nasceram os seguintes filhos:






2.5b Maximino de Paula Sampaio Caso-se com Thereza Maria de Jesus

Dessa união nasceram os seguintes filhos:

2.5.1b Zacharias de Paula Sampaio nascido a. Conforme se lê na citação que se segue:



Zacharias de Paula Sampaio casou-se com Maria Amélia de Sampaio em oito de setembro de mil e novecentos e vinte e sete. Conforme como se lê na citação que se segue:

Assento de casamento n.º 52.
Aos oito dias do mês de setembro de mil e novecentos e vinte e sete pelas dezesseis horas , desta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará. em casa de residência do cidadão João Ribeiro de Aguiar, juiz de casamento deste Distrito perante o mesmo juiz comigo escrivão de casamento do mesmo Distrito e as testemunhas Argemiro de Paula Sampaio , casado, agricultor, de 46 annos de idade domiciliado e residente nesta povoação , e Raimundo Cavalcante Fontenelle, solteiro, vinte annos de idade, domiciliado e residente nesta povoação, com profissão de agricultor. Receberam-se em matrimonio Zacharias de Paula Sampaio, nascido em 2 ? de março de 1900 nesta povoação onde é domiciliado e residente com profissão de agricultor, sendo solteiro. Filho legítimo de Machimino de Paula Sampaio, de 66 anos de idade, e de Thereza Maria de Jesus, de 60 anos de idade, domiciliados e residentes nsta mesma povoação e Maria Amélia de Sampaio, nascida em 18 de dezembro de 1905 no lugar Várzea subúrbio desta povoação onde é domiciliada e residente com profissão domestica. Filha legítima de João de Paula Sampaio, de 58 annos de idade, domiciliados e residentes no mesmo lugar Várzea acima mencionado. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provaram o estado, domicilio naturalidade e residência atual de ambos e de seus pais, e ainda a prova de que nenhum impedimento existi que os inibisse de cazar um com o outro. Tendo sido os proclamas devidamente publicados aos 16 dias, do mês de agosto de 1927 nesta povoação. Em firmeza do que lavrei o presente termo que vai assignado pelo o juiz, contraentes e testemunhas e por mi, escrivão que escrevi. Eu Joaquim Prazeres da Cunha. Escrivão do registro Civil.” Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 52. fls. 50 verso e 51. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.

Desse consocio nasceram os seguintes filhos:



2.5.2b Joaquim de Paula Sampaio nascido a. Conforme se lê na citação que se segue:


Joaquim de Paula Sampaio casou se com uma filha de Francisco de Paula Sampaio: Maria Fontenele de Sampaio.

Dessa união nasceram os seguintes filhos:

2.5.2.1b – Julita nascida a. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de Óbito n.º 46.

Aos 6 dias de julho de 1937 nesta povoação de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará, em meu cartório compareceu José Gonçalves de Sampaio, que vinha registrar o óbito de Julita a qual faleceu no dia 6 deste que é filha legítima de Joaquim de Paula Sampaio , já falecido, e de Maria Fontenelle de Sampaio e que a morte foi natural e causa desconhecida por não haver médico. Do qial pára constar lavrei o presente termo que assigna o declarante as testemunhas. Eu João Rodrigues Pinto escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de Óbito. Assento de n.º 46, Fl. 22 verso.

2.5.3b Pedro de Paula Sampaio nascido a. Conforme se lê na citação que se segue:


Não casou
Pedro de Paula Sampaio faleceu em



2.5.4b José Gonçalves de Sampaio nascido a. Conforme se lê na citação que se segue:



José Gonçalves de Sampaio, casou-se religiosamente com Francisca de Assis Sampaio em 1º. de setembro de mil e novecentos e quinze na capela de Nossa Senhora Auxiliadora com Francisca de Assis Sampaio, filha de João da Silva Sampaio e Raimunda Maria da Conceição.

A um de setembro de mil e novecentos e quinze, na Capella de N.S. do Carnaubal, compareceram perante mim, os contarhentes José Gonçalves de Sampaio e Francisca de Assis Sampaio, em tudo habilitados segundo o direito e dispensados do impedimento de consangüinidade em que estava ligados; elle de idade vinte e dois annos, solteiro, natural desta Freguesia, onde é morador, ella de idade vinte e um annos, solteira, natural desta Freguesia onde é residente, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher com palavras de presente; E logo lhes dei a benção nupcial segundo o rito da Santa Igreja Catholica. Sendo testemunhas José Theodorico Camello e Antonio Izaias de Andrade. Do que lavrei este termo que assigno. O vigário Custodio d’Almeida Sampaio. “ Liv. N.º 4 de Casamento, assento de n.º 71. fls. 17 e verso. Paróquia de São Benedito – Ce.

2.5.5b Argemiro de Paula Sampaio nascido a. Conforme se lê na citação que se segue:


Argemiro de Paula Sampaio casou-se com Leoniza filha de Francisco de Paula Sampaio
2.5.6b Herculano de Paula Sampaio nascido a. Conforme se lê na citação que se segue:





Herculano de Paula Sampaio, casou-se religiosamente com Victorina de Alcântara Coelho, em 18 de setembro de 1917, na Capela de nossa senhora auxiliadora de Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
Aos dezoito de setembro de mil novecentos e dezessete na capella de N. S. do carnaubal, compareceram perante mim, os contrahentes Herculano de Paula Sampaio e Victorina de Alcântara Coelho, em tudo habilitados segundo o direito e dispensados do impedimento de consangüinidade; elle soleiro, natural desta freguesia, onde é morador; ella solteira natural desta freguesia, onde é residente, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher compalavras de presente, e logo lhes dei a benção nupcial segundo o Rito da Santa Igreja Catholica, sendo testemunhas Antonio Izaias de Andrade e Candido Chaves Feitosa. Do que lavrei este termo que assigno. O Vigário Mons. Custodio D’Almeida Sampaio” Livro de casamento de nº. 4. assento de nº. 100. fl. 74 verso.
2.5.7b Germilina de Paula Sampaio nascido a. Conforme se lê na citação que se segue:
Casou com um filho de Guilermina Maria de Sampaio: Jacob Ribeiro

2.5.8b Antonia de Paula Sampaio nascido a. Conforme se lê na citação que se segue:
Casou-se com Joviniano de Assis Britto





3c. Antonio da Silva Sampaio casou-se com Vitalina Maria de Sampaio em. Como consta na citação que se segue:
Dessa União nasceram os seguintes filhos:



3c. Josino nascido em


Josino de Paula Sampaio casou-se como Francisca Fontenele de Sampaio no dia 08 de setembro de 1931, na capela de Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos oito de setembro de mil novecentos e trinta e um, na capella do Carnaubal depois das proclamações canônicas , em minha presença e das testemunhas: Francisco Horacio e Felinto Fontenele receberam-se em matrimonio: Josino de Paula Sampaio e Francisca Fontenele de Sampaio; elle com quarenta e seis annos de idade, filho legitimo de Antonio da Silva Sampaio e Vitalina de Sampaio, já falecidos, ella com vinte e dois annos de idade, filha legitima de Raimundo Fontenele de Sampaio e Zefirina Fontenele de Sampaio, dispensados do impedimento de consangüinidade em terceiro grau em terceiro grau attingente ao primeiro. Para constar fiz este assento. O vigário P. Luis Firmino Nogueira”. Assento de nº. 106 fls. 135 v e 136 do 7º. Livro de casamentos na freguesia de São Benedito.

Josino Fontenele de Sampaio, faleceu em 16 de fevereiro de 1948 em Vila de Carnaubal às 11 horas, com 54 anos de idade filho de Antonio da Silva Sampaio e casado com Francisca Fontenele de Sampaio e que ficaram 4 filhos menores. Conforme se lê no assento de óbito de nº. de nº. 339 fl. 89 verso do 2º livro de óbito do Cartório do 1º. Oficio de Carnaubal – Ce.