Ascendência e localização geográfica de onde procede a origem dos Fonteneles de Carnaubal

O Cap. Jean Fontanailles foi filho de Jean Pierre Fontanailles e Suzana Moliniertodos naturais da cidade de Melun França. Conforme se lê na citação que se segue:

“Aos vinte e oito de setembro de mil setecentos e oitenta e um nesta matriz de Nossa senhora da Assupção de Villa Viçosa Real bautizei; e pus os sanctos óleos a jacinta nascida de quinze dias filha legitima do Capmo João Fontenelles e Umbelina Maria de Jesus nepta paterna de Joan Pierre Fontenelles e Zusana Molinier, materno de Manoel Gonçalves de Brito e Roza Maria de Jesus os paternos naturais de melun, os maternos da Ilha da Madeira, e ela de Jacobina. Foram padrinhos o Sargento Mor Luiz de Amorim Barros e sua mulher Antonia Maria da Conceição todos moradores nesta Vila e para constar fiz este assento. O vigário José Sancho Lelou, coadjuntor ” livro 2- Fl. 103, da Freguesia de Vila Real de Viçosa.
Melun é uma cidade Francesa fundada por volta de 53 a.C foi destruída muitas vezes e tornou-se residência real sob os primeiros reis Capetos. Carlos, o mau, apoderou-se da cidade entre 1358-1359. Os ingleses aí se introduziram em 1420 e foram expulsos em 1430. Em 1450 Henrique IV a salvou das mãos dos seguidores da liga. Atualmente ela faz parte da regiões metropolitana francesa chamada de Île de France (Paris) e sua localização está a uma distancia de 50km da cidade de Paris. Conforme se vê no mapa abaixo:
França e suas Regiões metropolitanas abaixo destacado a região metropolitana de Île de France (Paris).


Île de France (Paris) – Em torno de Paris, a Île-de-France é uma região cheia de efervescência, de lazer e de contato com a natureza.
Na Ile-de-France, natureza e cultura compõem a visita. Com nove cidades reais, diversas vias navegáveis, mais de 400 parques e jardins, aldeias medievais ou abadias cistercienses, a Île -de-France é uma terra com patrimônio único e fascinante: Versalhes, Fontainebleau, Provins ou ainda as margens do Rio Oise são brilhantes exemplos disso. Fonte:http://br.franceguide.com/Destinos/Franca/Regions/Ile-de-France/home.html?NodeID=159



A descendência de Jean Fontanailles

Jean Fontanailles casou-se com Umbelina Maria de Jesus, no ano de 1766, esta filha do português Manoel Gonçalves de Brito e Roza Maria de Jesus. Dessa união conjugal tiveram 10 filhos: Felipe Benício Fontenele; Rosa Maria Fontenele; Guilherme José Fontenele; Agapita Fontenele; Paulo Fontenele; João Damasceno Fontenele; Plácido Fontenele; Lunduvica Fontenele; Jacinta Maria Fontenele e Amaro Fontenele.

Entre esses dez filhos de Jean Fontanailles destacamos o sexto. O Major João Damasceno Fontanailles ou Fontenelles.

João Damasceno Fontenelles, nasceu 1788 em Viçosa, casou-se com Francisca dos Santos Reis em 25 de março de 1808 em Vila Real de Viçosa conforme se lê na citação que se segue:

“Aos vinte e cinco dias do mês de Março de mil oitocentos e oito nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assumpsão ...etc...presente as testemunhas Capitão Paulo Fontenele, solteiro e o Tenente Ignácio João Barcelos, casado moradores na Villa..se receberão por palavras de presente em face da Igreja João Damasceno Fontenele filho legitimo de João Fontenele e Humbilina Maria de Jesus com Francisca dos Santos Reis filha legitima de Antonio Vaz dos santos e Clara Maria Rodrigues logo lhes dei as benções... ” Livro 3 de casamentos da Freguesia de Vila Real de Viçosa fl. 60 – arquivo do Bispado de Tianguá-Ce

João Damasceno Fontenele faleceu em Piracuruca em 5 de Junho de 1874, com 96 anos de idade, foi sepultado no cemitério da confraria de Nossa Senhora do Carmo, conforma registro a seguir:

“Aos cinco de junho de mil oitocentos e setenta e quatro nesta Villa e Freguesia de Nossa Senhora do Carmo de Piracuruca faleceu da vida presente, o Major João Damasceno Fontenelle, branco, viúvo de Dona Francisca dos Santos Reis filho legitimo de João Fontenele e de Dona Umbelina de tal, com idade de oitenta e seis anos e oito meses. Foi seu corpo envolto em habito de pano preto tomou todos os sacramentos da Igreja antes de sua morte e foi seu corpo depois de assistir a missa de corpo presente pelo padre Costabile Belti sepultado no cemitério da Confraria de Nossa Senhora do Carmo... O vigário Maximo Martins Ferreira” (Liv. 4- fl. 109)


Obs. Dona Francisca dos Santos Reis faleceu de moléstia crônica e incógnita, em 10 de novembro de 1861, e foi sepultada no cemitério da Confraria do Carmo, em Piracuruca. Conforme se lê no livro 3. folha 168. Paróquia de Piracuruca – Pi.


O estabelecimento dos Fonteneles em solo carnaubalense

O estabelecimento da família Fontanailles no território carnaubalense remonta a união conjugal de três filhas do Major João Damasceno com três filhos de João da Silva Sampaio.

João da Silva Sampaio com Carlota Roza Fontenelles
Antonio da Silva Sampaio com Francisca Alexandrina Fontenelles.
Norberto da Silva Sampaio com Luduvica Ignes Fontenelles.


João da Silva Sampaio casou-se com Carlota Roza Fontenelles aos oito de janeiro de mil oito centos e quarenta nesta Matriz de Nossa Senhora D’assunpção de Villa de Viçosa. Conforme se lê na citação que se segue:

“Aos oito de janeiro de mil oito centos e quarenta nesta Matriz de Nossa Senhora D’assunpção de Villa de Viçosa pelas oito oras da manhã depois de feitas as denunciações canônicas e diligencias de estillos em presença do vigário interino Maximiniano José Valcaem se receberão em matrimonio João da Silva Sampaio filho de João da Silva Sampaio já falecido e de Bárbara Maria de Jesus com Carlota Roza Fontenelles filha legitima de João Damasceno Fontenelles e Francisca dos Santos Reis os nubentes naturais e moradores nesta freguesia; e logo receberão as benções núpcias, sendo testemunhas Amaro José Fontenelles e José Ignácio de Sampaio todos desta freguesia, e por falecimento do dito vigário fiz este assento e assigno o vigário interino João Crissostomo de Oliveira Freire” (segunda via do livro de casamento de nº. 08 Fl. 98 da antiga freguesia de Nossa senhora da Assumpção da Vila de Viçosa encontrado no arquivo da cúria da Diocese



Antonio da Silva Sampaio casou-se com Francisca Alexandrina Fontenelles aos trinta de julho de mil oito centos e quarenta e sete nesta Matriz de Nossa Senhora D’Assumpção de Villa de Viçosa.

“Aos trinta de julho de mil oito centos e quarenta e sete nesta Matriz de Nossa Senhora D’Assumpção de Villa de Viçosa de pois de corrido os banhos sem impedimento algum .... em minha presença receberão em matrimonio por palavras de presentes Antonio da Silveira Sampaio filho natural de João da Silva Sampaio já falecido e de Bárbara Maria de Jesus com Francisca Alexandrina Fontenelles filha legitima de João Damasceno Fontenelles e de Francisca dos Santos Reis os nubentes são naturais e moradores nesta freguesia foram testemunhas João da Silva Sampaio Francisco dias Fontenelles e logo lhes dei as benções núpcias pelo Ritual Romano para consta... o Vigário José Bevilaguá ” (segunda via do livro de casamento de nº. 08 Fl. 98 da antiga freguesia de Nossa senhora da Assumpção da Vila de Viçosa encontrado no arquivo da cúria da Diocese

Norberto da Silva Sampaio casou-se com Luduvica Ignes Fontenelles aos quatro de fevereiro de mil e oitocentos e cinqüenta e um na Matriz de Piracuruca Piauí, ele Natural da Freguesia do Ipu. Foram testemunhas desse casamento o Capitão João Martiniano Fontanailles (seu irmão) e Domingos de Britto Passos.

Luduvica faleceu de parto, em Piracuruca, no dia 9 de maio de 1877. O registro de Óbito (liv. 4 – fl. 140) diz que contava ela, na época, 44 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário