Questões histórica ligadas a construção do espaço geográfico carnabalense
1 -Questão Política: existia uma espécie de rixa histórica entre as dioceses que dirigiam as paró-quias de São Gonçalo da Serra dos Cocos com a que dirigia a de Viçosa.
a) Fato agravante: o território do Sitio São Vicente localizava dentro dos dois territórios das duas dioceses e o rio inhuçu servia de limites entre elas.
Por isso, os padres de Viçosa não podiam realizar atividade religiosa dentro do território que pertencesse à outra paróquia, que era a porção do território carnaubalense povoado.
2 - Questão econômica: Mesmo sendo uma atividade religiosa, o serviço religioso gera divisas, e naquele tempo, existiam poucos habitantes. O que fazia o lado econômico de uma paróquia buscar e atrair habitantes em torno de suas igrejas para arrecadar recursos financeiros para sustentar o seu funcionamento.
PERGUNTAS:
1ª Pergunta: quem era que tinha interesse em construir uma capela para atrair as pessoas que moravam do lado esquerdo das margens do rio Inhuçu, e nesse local essas pessoas podessem edificar casas em torno da igreja, e fixar morada? Quem era?
Resposta os padres de Viçosa!
a) Fator implicante: aí é onde entra a compreensão da escolha do local. A construção é motivada, não só por motivo religioso mas, principalmente por motivo político(isto é, que tinha que ser do lado direito da margem do rio inhuçu) e também econômico. Os padres de viçosa precisavam prestar serviços religiosos à população do território de Carnaubal que moravam do outro lado do rio (margem esquerda) para arrecadar recursos financeiros.
Contextualizando:
Até antes do inicio da construção da Igreja de N.S Auxilaidora, em 1869, o que fica evidênciado no território car-naubalense é que provavelmente os padres (que eram jesuitas, religiosos que viviam em missões), tenham fincado um grande cruzeiro nos limites de sua área missionária como era de costume deles, no caso, à mar-gem direita do riacho inhuçú. Lo-cal este onde reuniam habitantes de diversos sitios próximos, e lá realizavam as desobrigas dos fiéis.
Mesmo depois da expulsão dos jesuitas do Brasil e mesmo depois da construção de uma capela em São Benedito, o local do cruzeiro ainda continuou sendo uma refe-rência para a realização da deso-briga dos fiéis do lugar São Vicen-te, que já era conhecido como Carnaubal, devido a existência de um agromerado de de carnaúbas (um carnaubais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário