A Família de Francilina Maria de Sampaio e Benedicto José do Nascimento


A Família de Francilina Maria de Sampaio e Benedicto José do Nascimento


Francilina Maria de Sampaio casou-se Benedicto José do Nascimento

Dessa União nasceram os seguintes filhos:

4.1 João da Silva Sampaio casado com Raimunda Maria da Conceição

Dessa União nasceram os seguintes filhos:


4.1.1 Francisco, nascido a vinte e três de abril de mil oitocentos e noventa e dois (1892). Conforme o registro de batismo a seguir:

Aos dezenove dias do mês de junho de mil e oitocentos e noventa e dois na Capella de Carnaubal desta Freguesia de São Benedito, baptizei solenemente o pervolo Francisco, nascido a Vinte e três de Abril deste anno; Filha legitima de João da Silva Sampaio e Raimunda Maria da Silva. Foram padrinhos Vicente Ferreira da Rocha e Maria Joaquina de Mello, solteira. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio de Almeida Sampaio.” Livro 1º Batizados assento de nº. 137 fl.16- São Benedito-Ce)

4.1.2 Francisca das Chagas Sampaio, nascida a vinte de março de mil oitocentos e noventa e quatro (1894). Conforme o registro de batismo a seguir:

Aos dez de junho de mil e oitocentos e noventa e quatro, na Capella do Carnaubal, desta freguesia, baptizei solenemente a Francisca, nascido a vinte de março do dito anno; Filha legítimo de João da Silva Sampaio e Raimunda Maria da Silva. Padrinhos Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio de Almeida Sampaio. Livro 1º Batizados assento de nº. 211 fl. 198- São Benedito-Ce.

Francisca das Chagas Sampaio casou-se civilmente com Manoel Alcântara Coelho, em cinco de janeiro de mil novecentos e trinta e quatro com Conforme o registro de casamento civil a seguir:

Aos cinco dias do mês de janeiro de mil novecentos e trinta e quatro, pelas quatorze horas da tarde, no cartório do escrivão, presente o juiz de casamento deste Districto o cidadão Francisco Horacio de Britto, comigo escrivão de casamento e do oficil do registro civil deste mesmo Districto e as testemunhas José Gonçalves Sampaio casado, brasileiro, de 34 anos de idade residente e domiciliado neste mesmo Districto, receberam se em matrimonio Manoel Alcântara Coelho, solteiro, brasileiro nascido em 2 de janeiro de mil novecentos e doze, nesta povoação de Carnaubal onde é natural, e exerce a profissão de comerciante. Filho legitimo de Pedro Alcântara Sampaio de 50 anos de idade, e de Maria Amélia de Sampaio de 55 anos de idade, residentes e moradores no município de Campo Grande deste Estado no sítio Urubu. E a contraente Francisca das Chagas Sampaio, solteira , brasileira nascida em 2 de janeiro de 1912, nesta mesma povoação acima dita, onde é domiciliada e residente exercer a profissão de domestica. Filha legítima de João da Silva Sampaio de 55 anos de idade e de Raimunda Maria da Silva, de 60 anos de idade. Ambos residentes e domiciliados nesta mesma povoação de Carnaubal. os contraentes apresentaram documentos legais que provam suas idades, estados, domicílios, naturalidade e residências atuais de ambos, e de sua pais e aprova de que nenhum impedimento existe que os inibisse de casar um com o outro, dento sido os proclames devidamente publicados em data de 16 de dezembro de 1933 nesta povoação de Carnaubal. em firmeza do que lavrei o presente termo que vai por todos assignados e a rogo da contrahente por não saber ler nem escrever assigna José Gonçalves de Sampaio. Carnaubal 5 de Janeiro de 1934.
Francisco Horacio Britto, juiz de Direito; Joaquim Prazeres da Cunha, escrivão de casamento. Etc...” Livro B-2 do Casamento Civil, do Districto de Carnaubal, assento de casamento de nº. 91, fl. 88 verso e 89.

Obs. A data de nascimento do assento de casamento civil está errada Francisca segundo o assento de batismo realizado em dez de junho de mil e oitocentos e noventa e quatro, na Capella do Carnaubal. Esta teria nascida em vinte de março de mil oitocentos e noventa e quatro (1894). Até por que a data de nascimento dos nubentes do referido casal de seu casamento civil é atribuída a ambos a mesma data. E está é dicotômica em relação a outros documentos.

Francisca das Chagas Sampaio casou-se religiosamente com Manoel Alcântara Coelho, em sete de janeiro de mil novecentos e trinta e quatro na Matriz de São Benedito. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos sete de janeiro de mil novecentos e trinta e quatro na Matriz depois das proclamações canônicas em minha presença e das testemunhas: José da Silva Sampaio (zuza) e Idelbrando da Silva Sampaio, receberam-se em matrimonio Manoel de Alcântara Coelho e Francisca das Chagas Sampaio, elle com vinte e três annos de idade filho legitimo de Pedro Alcântara Sampaio e Maria Amélia Silva ella com vinte annos de idade flha legítima de João da Silva Sampaio e Raimunda Maria da Conceição. Ambos solteiros, naturais e moradores nesta parochia. Para constar mandei fazer este termo que assigno O Vigário P. Luis Firmino Nogueira.” Livro de casamento de n°. 8º. assento de nº. 128 fl.91. Paróquia de São Benedito –Ce.



4.1.3 José da Silva Sampaio; nascido a dezenove de janeiro de mil oitocentos e noventa e sete (1896). Conforme como se lê na citação que se segue:
Aos vinte e oito de março de mil oitocentos e noventa e sete na capella de carnaubal, baptizei solenemente a José, nascido a dezenove de janeiro do mesmo anno; filho legítimo de João da Silva Sampaio e Raimunda Maria da Silva. Padrinhos José Francisco Valeriano da Costa e Rosa de Oliveira Costa. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” Livro 3º de Batismos. Assento nº. 118, fl. 32 verso. Paróquia de São Benedito-Ce.


José da Silva Sampaio casou-se com sua prima paterna Francisca Pereira de Brito filha de seu tio paterno Antonio Higino de Sampaio e de Maria Martiniana de Britto. Conforme o registro de casamento civil a seguir:


Aos Vinte e Quatro dias do mês de Maio de Mil Novecentos e Vinte e Dois as dezesseis horas, nesta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, no meu cartório presente o Juiz de Casamento deste Districto o cidadão Jacob Felício Ribeiro, comigo escrivão de casamento e official do registro civil, as testemunhas Francisco Avelino Fontelles de quarenta annos de idade, negociante, domiciliado e residente nesta povoação, casado, e Zacharias de Paula Sampaio de Vinte e Quatro annos de idade, agricultor, solteiro, domiciliado e residente nesta povoação. Receberam-se em matrimonio José da Silva Sampaio nascido em doze de Janeiro de Mil Oitocentos e Noventa e Oito, nesta povoação, lavrador, domiciliado e residente nesta mesma povoação, filho legitimo de João da Silva Sampaio de cinqüenta e cinco annos de idade e de Raimunda Maria da Silva de Cinqüenta e quatro annos de idade, domiciliados e residentes nesta povoação; e Francisca Pereira de Britto, nascida em Trinta de Março de Mil Novecentos e Um, sem Profissão, domiciliada e residente nesta povoação, filha legitima de Antonio Higino de Sampaio de sessenta e seis annos de idade e de Maria Martiniana de Britto de cinqüenta e quatro annos de idade, domiciliados e residentes nesta povoação. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provavam suas idades, estados, domicílios e residência actual de ambos e de seus pais e ainda a prova de que nenhum impedimento existia que os inibisse de casar um com o outro, dento sido os proclames devidamente publicados em primeiro de Maio deste anno> em Firmeza do que lavrei este termo que vai por todos assignados. Eu Francisco Romeiro de Assis, escrivão de casamento.” livro B-1 do Casamento Civil, do Povoado de Carnaubal, assento de casamento de nº. 01, fl. verso.

Obs: existe uma dicotomia nas datas apresentadas nos assento de casamento e de batismos. No assento do casamento civil a data de nascimento de José da Silva Sampaio é doze de janeiro de mil oitocentos e noventa e oito (12/011898). Já no assento de Batismo a data é dezenove de janeiro de mil oitocentos e noventa e sete. Essa ultima é a correta devido o batizado ter sido ocorrido em vinte e oito de março de mil oitocentos e noventa e sete na capela de carnaubal, batizado este não poderia ter ocorrido si este tivesse nascido em doze de janeiro de mil oitocentos e noventa e oito (12/011898).

Aos vinte e três de abril de mil e novecentos e vinte e dois, na capella do Carnaubal, compareceram perante mim, José da Silva Sampaio e Francisca Pereira de Brito, habilitados segundo o direito e dispensados do impedimento de consangüinidade em segundo grau colateral, naturais e moradores nesta Freguesia, elle solteiro, filho legítimo de João da Silva Sampaio e Raimunda Maria da Silva; ella solteira, filha legítima de Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, se receberam por marido e mulher, com palavras de presente e logo lhes dei as bênçãos núpcias segundo o Rita da Santa Igreja Catholica. Testemunhas Felinto Fontenele de Sampaio e valdivino Fontenele de Sampaio. do que lavrei este termo que assigno. O Vigário Custodio d’Almeida Sampaio.” Liv. n.º 5 de casamentos assento n.º 33, fls 6 e verso. Paróquia de São Benedito – Ce.

4.1.3.1 João Climar, nascido aos trinta do mês de março de mil novecentos e vinte e quatro, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 169
Ao sete dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José da Silva Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 30 de março de 1924 nesta povoação de Carnaubal, as 2 horas da manhã, sua Mulher D.a Francisca Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de João, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança João da Silva Sampaio e Raimunda Leitão de Sampaio, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Sampaio, que ele declarante é natural deste do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 169, fl. 27, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.1.3.2Iracy, nascida aos vinte e seis dias do mês de janeiro de mil e novecentos e vinte seis, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 170
Ao sete dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José da Silva Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 26 de janeiro de 1926 nesta povoação de Carnaubal, as 3 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Iracy, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança João da Silva Sampaio e Raimunda Leitão de Sampaio, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Sampaio, que ele declarante é natural deste do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 170, fl. 27 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.1.3.3 Estelita, nascida a trinta dias do mês de maio de mil e novecentos e vinte oito, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 171
Ao sete dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José da Silva Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 26 de janeiro de 1926 nesta povoação de Carnaubal, as 4 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Estelita, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança João da Silva Sampaio e Raimunda Leitão de Sampaio, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 171, fl. 28, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.1.4 Emidio Leitão de Sampaionascido aos sete dias do mês de agosto de mil novecentos (1900).

Falta citar o assento de nascimento


Emidio Leitão de Sampaio casou-se com sua prima paterna Maria Francisca das Dores nascida em 1º. de abril de mil novecentos e dois (1902), filha de seu tio paterno Antonio Higino de Sampaio e de Maria Martiniana de Britto. Conforme o registro de casamento civil a seguir:

Aos Vinte e Quatro dias do mês de Maio de Mil Novecentos e Vinte e Dois, nesta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, no meu cartório presente o Juiz de Casamento deste Districto o cidadão Jacob Felício Ribeiro, comigo escrivão de casamento e official do registro civil, as testemunhas João Baptista Pessoa da Costa de Vinte e quatro annos de idade, comerciante, casado, domiciliado e residente nesta povoação, e José Patrício Nogueira, negociante casado domiciliado e residente nesta povoação de Quarenta e três annos de idade. Receberam-se em matrimonio Emidio Leitão de Sampaio nascido em sete de Agosto de Mil Novecentos, nesta povoação, domiciliado e residente nesta mesma povoação, filho legitimo de João da Silva Sampaio de cinqüenta e cinco annos de idade e de Raimunda Maria da Silva de Cinqüenta e quatro annos de idade, lavradores, domiciliados e residentes nesta povoação; e Maria Francisca das Dores, nascida em Primeiro de Abril de Mil Novecentos e Dois, sem Profissão, nesta povoação, filha legitima de Antonio Higino de Sampaio de sessenta e seis annos de idade e de Maria Martiniana de Britto de cinqüenta e quatro annos de idade, domiciliados e residentes nesta mesma povoação. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provavam suas idades, estados, domicílios e residência actual de ambos e de seus pais e ainda a prova de que nenhum impedimento existia que os inibisse de casar um com o outro, dento sido os proclames devidamente publicados em primeiro do corrente. Em firmeza do que lavrei este termo que vai por todos assignados e a rogo da contrahente Maria Francisca das Dores por não saber ler nem escrever assigna a testemunha Zacharias de Paula Sampaio de Vinte e quatro annos de idade lavrador, domiciliado e residente nesta povoação, que por esquecimento deixei de menciona-lo acima. Eu Francisco Romeiro de Assis, escrivão de casamento...” livro B-1 do Casamento Civil, do Povoado de Carnaubal, assento de casamento de nº. 02, fl. verso.

Emidio Leitão de Sampaio casou-se religiosamente com Maria Francisca das Dores no dia 23 de abril de 1922, na capela de Nossa Senhora auxiliadora de Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos vinte e três de abril de mil e novecentos e vinte e dois, na capella do Carnaubal, compareceram perante mim, Emidio Leitão Sampaio e Maria Francisca das Dores, habilitados segundo o direito e dispensados do impedimento de consangüinidade em segundo grau colateral, naturais e moradores nesta Freguesia, elle solteiro, filho legítimo de João da Silva Sampaio e Raimunda Maria da Silva; ella solteira, filha legítima de Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, se receberam por marido e mulher, com palavras de presente e logo lhes dei as bênçãos núpcias segundo o Rita da Santa Igreja Catholica. Testemunhas Sebastião Alves de Carvalho e José Higino de Sampaio. Do que lavrei este termo que assigno. O Vigário Custodio d’Almeida Sampaio.” Liv. n.º 5 de casamentos assento n.º 34, fls 6 verso. Paróquia de São Benedito – Ce.

Desse matrimonio nasceram os seguintes filhos:

4.1.4.1 Neuzanascida aos ? dias do mês de junho de mil novecentos e vinte e quatro (1924), em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 259
Aos 5 dias do mês de outubro de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Emidio Leitão de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia ? de junho de 1924, nesta povoação acima dito, as 3 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Francisca de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Neuza, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança João da Silva Sampaio e Raimunda Leitão da Silva, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 259, fl. 71, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.1.4.2 Ideuzuithnascida aos dezessete dias do mês de março de mil novecentos e vinte e seis (1926), em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 259
Aos 5 dias do mês de outubro de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Emidio Leitão de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 17 de março de 1926, nesta povoação acima dito, as 8 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Francisca de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Ideuzuith, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança João da Silva Sampaio e Raimunda Leitão da Silva, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 260, fl. 71 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.



4.1.4.3 Ineitenascido aos sete dias do mês de novembro de mil novecentos e trinta e um (1931), em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 261
Aos 5 dias do mês de outubro de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Emidio Leitão de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 7 de novembro de 1931 nesta povoação acima dito, as 9 horas da manhã, sua Mulher D.a Maria Francisca de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Ineite, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança João da Silva Sampaio e Raimunda Leitão da Silva, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 261, fl. 72, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.1.5 Hidelbrando da Silva Sampaio, nascido aos sete dias do mês de setembro de mil novecentos e seis (1904). Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 239
Aos vinte e nove dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu João da Silva Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 7 de setembro de 1906 nesta povoação de Carnaubal, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.a Raimunda Maria, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Hidelbrando, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Benedito Sampaio e Flancilina Sampaio, que são avos maternos da criança José Leitão e Maria Leitão, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em São Benedito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 239, fl. 62, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

Hidelbrando da Silva Sampaio casou-se religiosamente com Otilha Pereira de Britto em 5 de setembro de 1928 na Capella de Nossa Senhora Auxiliadora de Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos cinco de setembro de mil novecentos e vinte e oito na capella do Carnaubal depois das proclamações canônicas em minha presença e das testemunhas Francisco .................... Receberam-se em matrimonio Hidelbrando da Silva Sampaio e Otla Pareira de Brito elle com Vinte e dois annos de idade filho legítimo de Antonio, Higino digo, Francisco Pereira de Brito e Germiniana de Brito ella com vinte annos de idade filha legítima de Antonio Higino de Brito E Maria Martiniana de Brito, foram dispensados do impedimento de consangüinidade em 2º. Grau igual ao colateral. Ambos solteiros, naturais e moradores nesta parochia . para constar que fiz este termo que assigno o Vigário Pe. Luis Firmino Nogueira.” Livro de nº. 7 de casamento assento de nº. 102 fl. 25 e verso. Paróquia de São Benedito – Ce.

Hidelbrando da Silva Sampaio casou-se com sua prima paterna Otilha Pereira de Britto, nascida em 17 de março de mil novecentos e Seis (1906). Filha de seu tio paterno Antonio Higino de Sampaio e de Maria Martiniana de Britto. Conforme o registro de casamento civil a seguir:

Aos cinco dias do mês de Setembro de Mil Novecentos e Vinte e Oito, pelas quatorze horas do dia, nesta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba Estado do Ceará, em casa de residência e presente o Juiz de Casamento deste Districto o cidadão João Ribeiro Aguiar, comigo escrivão do registro civil do mesmo Districto e as testemunhas João Marcos de Souza de Trinta e Oito annos de idade, casado agricultor, domiciliado e residente no subúrbio nesta povoação, e Valdivino Fontenelle de Sampaio de Trinta e Dois annos de idade, casado, agricultor domiciliado e residente nesta povoação. Receberam-se em matrimonio Hidelbrando da Silva Sampaio, de Vinte Quatro annos, solteiro, brasileiro, agricultor nascido em Cinco de Agosto de Mil Novecentos e Quatro (1904), nesta mesma povoação de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, onde é domiciliado e residente com profissão de agricultor, filho legitimo de João da Silva Sampaio de sessenta e oito annos de idade e de Raimunda Maria da Conceição de Sessenta e seis annos de idade, residentes e moradores mesmo lugar acima dito; e a contrahente Otilha Pereira de Britto, solteira, Vinte e Dois annos de idade nascida em dezessete de Março de Mil Novecentos e Seis (1906), no subúrbio nesta povoação, onde é domiciliada e residente com Profissão de domestica, filha legitima de Antonio Higino de Sampaio já falecido e de Maria Martiniana de Britto de sessenta e oito annos de idade, residentes e moradoras no subúrbio desta povoação. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provavam suas idades, estados, domicílios naturalidade, a residência actual de ambos e de seus pais e ainda a prova de que nenhum impedimento existia que os inibisse de casar um com o outro, dento sido os proclames devidamente publicados em dacta de Três de Agosto de Mil Novecentos e Vinte e Oito. Nesta povoação de Carnaubal, em firmeza do que lavrei o presente termo que vai por todos assignados e a rogo da contrahente Otilha Pereira de Britto por não saber ler nem escrever assigna maria da Conceição de Britto. Joaquim Prazeres da Cunha, escrivão de casamento...” livro B-1 do Casamento Civil, do Povoado de Carnaubal, assento de casamento de nº. 60, fl. 59 verso e 60 e verso.


4.1.6 Francisca de Assis Sampaio, nascida ao primeiro dia do mês de setembro de mil novecentos e dez (1910). Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 238
Aos vinte e nove dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu João da Silva Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 1.º de setembro de 1906 nesta povoação de Carnaubal, as 4 horas da tarde, sua Mulher D.a Raimunda Maria, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Francisca, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Benedito Sampaio e Flancilina Sampaio, que são avos maternos da criança José Leitão e Maria Leitão, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em São Benedito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 239, fl. 61 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

João da Silva Sampaio faleceu no dia 1º. De maio de 1947 no lugar São Vicente às 8 horas com 84 anos de idade. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos 1º. Dia de maio de 1947 em meu cartório desta vila de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedicto do Estado do Ceará, perante as testemunha abaixo assinadas, compareceu Hildebrando da Silva Sampaio e declarou que vinha fazer o registro de óbito de seu pai João da Silva Sampaio ocorrido no lugar São Vicente deste mesmo Distrito às 8 horas deste mesmo dia com 84 anos de idade, e que era filho de Benedito José do Nascimento e Francilina Maria de Sampaio, e que a morte foi natural não sendo conhecida a causa da morte por falta de médico. Do que para constar eu José Fausto de Figueiredo Oficial do Registro Civil, lavrei este termo em que assina o declarente e as testemunhas.” Registro de Óbito de nº. 290 fl. 76 versos. 2º. Livro de Óbito. Cartório Fontenele. Carnaubal – Ce.



4.2. Antonio Higino de Sampaio casou-se com Maria Martiniana de Britto um filha de seu primo Eloy Sampaio de Brito.

Dessa união nasceram os seguintes filhos:

4.2.1a José Higino de Sampaio, nascido a dezoito de abril de mil oitocentos e noventa e dois (1892). Conforme o registro de batismo a seguir:
Aos dezenove dias do mês de junho de mil e oitocentos e noventa e dois na capella de Carnaubal desta Freguesia, baptizei solenemente pervolo José, nascido a Dezoito de Abril deste anno; Filho legitimo de Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Britto. Padrinhos José Pedro de Sampaio e Mahrta Maria do Espírito Santo, solteira. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio de Almeida Sampaio (Livro 1º Batizados assento de nº. 138 fl.16 verso- São Benedito-Ce)


Contraiu primeiras núpcias com Maria Rodrigues da Conceição filha de Wenceslau Braz e Floresmina Braz. Conforme o registro de casamento civil a seguir
Desse consocio nasceram os seguintes filhos:

4.2.1.1.a Francisca, nascida aos dezessete dias do mês de agosto de mil novecentos e treze, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 122
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 17 de agosto de 1913 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 8 horas da manhã, sua Mulher D.a Maria Rodrigues da Conceição, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Francisca, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Antonio Rodrigues Veras, digo, Wenceslau Braz, natural de Pedro 2.º, Estado do Piauí, e Florismina Braz, natural do Termo de São Benedito que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se no mesmo Termo acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 122, fl. 3 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

Francisca Higino de Sampaio casou-se com José de Assis Brito em 6 de janeiro de 1935 na Igreja Matriz de São Benedito. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos seis de janeiro de mil novecentos e trinta e cinco, feitas as denunciações canônicas e não aprrarecendo impedimento algum na minha presença e das testemunhas: Francisco da Silva Sampaio, Idelzuite Sampaio e Francisco Horácio na Igreja Matriz Receberam-se em matrimonio com palavras de presentes José de Assis Brito e Francisca Higino Sampaio. Elle com vinte e seis (sete) annos de idade, filho legítimo de Sebastião (Ribeiro) Martins de Araújo e Mudesta Maria do Espírito Santo. Ella com trinta e dois annos de idade filha legítima de José Higino de Sampaio e Maria Rodrigues da Conceição. Ambos naturais desta freguesia e nella residente e logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano. E para constar lavrei este termo que assigno pelo Padre Luis Firmino Nogueira. O vigário Pe. José Bezerra Coutinho. Livro de casamento de nº. 8. assento de 295 fl. 125. Paróquia de São Benedito – Ce.”

4.2.1.2a Maria, nascida aos dezessete dias do mês de dezembro de mil novecentos e quinze, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 123
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 17 de Dezembro de 1915 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 9 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Rodrigues da Conceição, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Wenceslau Braz, natural de Pedro 2.º, Estado do Piauí, e Florismina Braz, natural do Termo de São Benedito que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se no mesmo Termo acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 123, fl. 4, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.1.3a Izaura, nascida aos vinte e seis dias do mês de dezembro de mil novecentos e dezoito, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 124
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 26 de dezembro de 1918 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 10 horas da manhã, sua Mulher D.a Maria Rodrigues da Conceição, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Izaura, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Wenceslau Braz, natural de Pedro 2.º, Estado do Piauí, e Florismina Braz, natural do Termo de São Benedito que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se no mesmo Termo acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 124, fl. 4 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.



4.2.1b José Higino de Sampaio contraiu Segunda com Adélia Pereira de Britto em vinte e quatro de janeiro de mil e novecentos e vinte. Conforme se lê na citação que se segue:


Aos vinte e quatro de janeiro de mil e novecentos e vinte, na Capella do Carnaubal, compareceram perante mim, José Higino de Sampaio e Adélia Pereira de Brito, elle solteiro, digo viúvo de Maria Rodrigues Veras, natural desta Freguesia, onde é morador, ella filha legítima de oaquim Pereira de Brito e Diolinda Fontenelles de Sampaio, natural desta Freguesia, onde é moradora, se receberam por marido e mulher com palavras de presente; e logo lhes dei a benção nupcial segundo o Rito da Santa Igreja Catholica. (testemunhas) Elias Gonçalo Ribeiro e Horacio Fontenele de Sampaio. do que lavrei este termo que assigno. O Vigário Custodio d’Almeida Sampaio. Liv. n.º 4, assento de n.º 4, fls 158 e verso. Paróquia de São Benedito – Ce.

Desse consocio nasceram os seguintes filhos:

4.2.1.1b Waldeck nascido aos quatorze dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 125
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 14 de dezembro de 1920 no lugar Várzea deste Distrito, as 11 horas da manhã, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Waldeck, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, do mesmo Termo acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 125, fl. 5, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.1.2b Albetiza nascida a 1.º dia do mês de abril de mil novecentos e vinte e dois, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 126
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 1.º de abril de 1922 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 7 horas da tarde, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Albetiza, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, do mesmo Termo acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 126, fl. 5 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.2.1.3b Antonio nascido aos trinta dias do mês de julho de mil novecentos e vinte e tres, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 125
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 30 de julho de 1923 no lugar Várzea deste Distrito, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Antonio, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, do mesmo Termo acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 127, fl. 6, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.2.1.4b José nascido aos treze dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte e quatro, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 128
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 13 de dezembro de 1924 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 4 horas da tarde, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de José, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 128, fl. 6 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.1.5b Francisco nascido aos quinze dias do mês de novembro de mil novecentos e vinte e seis, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 129
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 15 de novembro de 1926 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 3 horas da tarde, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Francisco, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 129, fl. 7, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.2.1.6b Sebastião nascido aos vinte e cinco dias do mês de janeiro de mil novecentos e vinte e oito, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 130
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 25 de janeiro de 1928 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 9 horas da manhã, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Sebastião, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 130, fl. 7 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

José Higino de Sampaio contraiu terceira núpcias com Thereza da Conceição em vinte e cinco de agosto de 1938 na capela de nossa senhora auxiliadora. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos vinte e cinco de agosto de mil novecentos e trinta e oito feitas as denunciações canônicas e não apparecendo impedimento algum na Igreja Matriz em presença do vigário e das testemunhas Francisco Procópio de Lima e Raymundo Higino Sampaio receberam-se em matrimonio com palavras de presente José Higino de Sampaio e Thereza da Conceição. Elle filho legítimo de Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito natural da freguesia de São Benedito e morador na mesma. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano do que para constar lavrei este termo que assigno. O vigário Pe. José Bezerra Coutinho.” Livro de casamento de n° 9º. assento de nº. 120 fl. 111. Paróquia de São Benedito – Ce.
Desse consórcio tiveram os seguintes filhos:

José Higino de Sampaio: faleceu a trezes do mês de abril de Mil Novecentos e quarenta e Seis (13/04/1946). Conforme o registro de óbito a seguir:

Aos treze dias do mês de Abril de Mil e Novecentos e quarenta e Seis, em meu cartório, nesta Vila de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito do estado do Ceará, perante as testemunhas abaixo assinadas compareceu Melcides Fontenele de Sampaio e declarou que vinha fazer o registro de óbito do Cidadão José Higino de Sampaio ocorrido hoje a um hora no lugar Várzea deste Districto, declarou que o falecido tinha 53 anos de idade que era viúvo 2ª vez e deixou 11 filhos e alguns bens a inventariar e declarou que o falecido era filho legitimo de Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Britto naturais deste termo e declarou que a morte foi conseqüência de congestão conforme disse o médico. E para constar lavrei o presente termo que assina o declarante e as testemunhas. Eu José Fausto de Figueiredo, Oficial do Registro Civil.” Livro 2º Óbitos, assento de nº. 206, fl.52. verso. Cartório Fontenele. Carnaubal – Ce.

4.2.2 Cícero Higino de Sampaio, nascido a Vinte Quatro de Maio de Mil Oitocentos e Noventa e Cinco (1895). Conforme o registro de batismo a seguir:

Aos Vinte e um de Setembro de Mil e Oitocentos e Noventa e Cinco na Capella de Carnaubal desta Freguesia, baptizei solenemente a Cícero, nascido a Vinte e Quatro de Maio do mesmo anno; Filho legitimo de Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Britto. Padrinhos Francisco Pophírio de Sampaio e Crescencia Maria de Jesus, solteira. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio de Almeida Sampaio” Livro 1º Batizados assento de nº. 452 fl.41 verso- São Benedito-Ce.

Cícero Higino de Sampaio casou-se no dia do mês de do ano de 19 no povoado de Carnaubal com Casou-se com sua prima, Francisca Máxima de Britto nascida em 04 de outubro de mil oitocentos e noventa e cinco (1895). Filha de seu tio paterno José Pedro de Sampaio e de Máxima Francisca do Marte. Conforme o registro de casamento civil a seguir: Desse consocio nasceram os seguintes filhos:


4.2.2.1 Maria nascido aos dois dias do mês de setembro de 1922, Em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
Assento de nascimento de n.º 93
Aos doze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Cícero Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 2 de setembro de 1922 nesta povoação de Carnaubal do Termo de São Benedito, sua Mulher D.Francisca Máxima de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Benedito José do Nascimento e Maria Fontenelle, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do Termo do Campo Grande, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 93, fl. 47, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.2.2 Adoralice nascido aos vinte e dois dias do mês de junho de 1922, em Carnaubal Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:


Assento de nascimento de n.º 94
Aos doze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Cícero Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 2 de setembro de 1922 nesta povoação de Carnaubal do Termo de São Benedito, sua Mulher D.Francisca Máxima de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Adolarice, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Benedito José do Nascimento e Maria Fontenelle, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do Termo do Campo Grande, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 94, fl. 47 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
.
2.2.2.3 Aldenora nascido aos quatro dias do mês de maio de 1924, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:


Assento de nascimento de n.º 93
Aos doze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Cícero Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 4 de maio de 1924 nesta povoação de Carnaubal do Termo de São Benedito, sua Mulher D.Francisca Máxima de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Aldenora, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Benedito José do Nascimento e Maria Fontenelle, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do Termo do Campo Grande, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 95, fl. 48, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

2.2.2.4 Altenor nascido aos oito dias do mês de dezembro de 1925, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:


Assento de nascimento de n.º 96
Aos doze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Cícero Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia de dezembro de 1925 nesta povoação de Carnaubal do Termo de São Benedito, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.Francisca Máxima de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Altenor, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Benedito José do Nascimento e Maria Fontenelle, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do Termo do Campo Grande, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 96, fl. 48 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.




4.2.3 Minervino Pereira de Sampaio, nascido a Doze de Outubro de Mil Oitocentos e Noventa e Três (1893). Conforme o registro de batismo a seguir:

Aos dez de junho de mil e oitocentos e noventa e uatro na capella de Carnaubal desta Freguesia, baptizei solenemente a Minervino, nascido a Doze de Outubro de Noventa e três; Filho legitimo de Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Britto. Padrinhos Pedro de Alcântara Sampaio e Maria Joaquina de Jesus. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio de Almeida Sampaio” Livro 1º Batizados assento de nº. 214 fl. 198 verso- São Benedito-Ce.

Casou-se com sua prima materna no dia do mês de do ano de 19 no povoado de Carnaubal com Hortência de Assis Britto, filha de seu tio Francisco Pereira de Brito e Germiniana Arcelina de Britto,

4.2.4 Joaquim; nascido a seis de fevereiro de mil oitocentos e noventa e sete. Conforme como se lê na citação que se segue:
Aos vinte e oito de março de mil oitocentos e noventa e sete na capella de carnaubal, baptizei solenemente a Joaquim, nascido a seis de fevereiro do mesmo anno; filho legítimo de Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Britto. Padrinhos Florêncio Ribeiro do Amaral e Luzia Ribeiro do Ameral. Do que fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” (Livro 3º de Batismos. Assento nº. 123, fl. 33. Da freguesia de São Benedito-Ce)

4.2.5. Manoel; nascido a dezesseis de março de mil oitocentos e noventa e nove. Conforme como se lê na citação que se segue:
Aos vinte e dois de Abril de mil oitocentos e noventa e nove na capella de Carnaubal, baptizei solenemente a Manoel, nascido dezesseis de março do mesmo anno; filho legítimo de Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Britto. Padrinhos por procuração Candido de Assis Britto e Gregorina Balbina de Britto. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” Livro 3º de Batismos. Assento nº. 122, fl. 199 verso. Da freguesia de São Benedito-Ce

4.2.6. Francisca; nascida em 30 de março de mil novecentos e um. Conforme como se lê na citação que se segue:
Aos dezoito de Abril de mil novecentos e um na capella de Carnaubal, baptizei solenemente a Francisca, nascido trinta de março do mesmo anno; filho legítimo de Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Britto. Padrinhos Manoel Francisco da Costa Sobrinho e Anna Joaquina Araújo Leitão. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” Livro 6º de Batismos. Assento nº. 166, fl. 56 verso. Da freguesia de São Benedito-Ce
Francisca Pereira de Brito, casou-se com seu primo José da Silva Sampaio filho de seu tio paterno João da Silva Sampaio. Conforme o registro de casamento civil a seguir:


Aos Vinte e Quatro dias do mês de Maio de Mil Novecentos e Vinte e Dois as dezesseis horas, nesta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, no meu cartório presente o Juiz de Casamento deste Districto o cidadão Jacob Felício Ribeiro, comigo escrivão de casamento e official do registro civil, as testemunhas Francisco Avelino Fontelles de quarenta annos de idade, negociante, domiciliado e residente nesta povoação, casado, e Zacharias de Paula Sampaio de Vinte e Quatro annos de idade, agricultor, solteiro, domiciliado e residente nesta povoação. Receberam-se em matrimonio José da Silva Sampaio nascido em doze de Janeiro de Mil Oitocentos e Noventa e Oito, nesta povoação, lavrador, domiciliado e residente nesta mesma povoação, filho legitimo de João da Silva Sampaio de cinqüenta e cinco annos de idade e de Raimunda Maria da Silva de Cinqüenta e quatro annos de idade, domiciliados e residentes nesta povoação; e Francisca Pereira de Britto, nascida em Trinta de Março de Mil Novecentos e Um, sem Profissão, domiciliada e residente nesta povoação, filha legitima de Antonio Higino de Sampaio de sessenta e seis annos de idade e de Maria Martiniana de Britto de cinqüenta e quatro annos de idade, domiciliados e residentes nesta povoação. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provavam suas idades, estados, domicílios e residência actual de ambos e de seus pais e ainda a prova de que nenhum impedimento existia que os inibisse de casar um com o outro, dento sido os proclames devidamente publicados em primeiro de Maio deste anno> em Firmeza do que lavrei este termo que vai por todos assignados. Eu Francisco Romeiro de Assis, escrivão de casamento.” livro B-1 do Casamento Civil, do Povoado de Carnaubal, assento de casamento de nº. 01, fl. verso.

Dessa União nasceram os seguintes filhos:

4.2.6.1 João Climar, nascido a trinta de março de mil novecentos e vinte e quatro. Conforme assento de nascimento de nº. 169

4.2.6.2 Iracy, nascida a vinte e seis de janeiro de mil e novecentos e vinte seis. Conforme assento de nascimento de nº. 170

4.2.6.3 Estelita, nascida a trinta de Maio de mil e novecentos e vinte oito. Conforme assento de nascimento de nº. 171


4.2.7. Pedro Higino de Sampaio nascido a

Casou-se no dia do mês de do ano de 19 no povoado de Carnaubal com Casou-se com sua prima paterna, Francisca Maria de Sampaio, conhecida por (Chiquinha Guiler) filha de sua tia Guilhermina Maria de Sampaio
Conforme o registro de casamento civil a seguir:


Dessa União nasceram os seguintes filhos:

4.2.7.1 Francisca, nascida aos treze dias do mês de agosto de mil novecentos e dezesseis, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 187
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 13 de agosto de 1916 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 2 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Francisca, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 187, fl. 36, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

Francisca Almerinda Sampaio casou-se com Hoel Candido de Brito em 15 de maio de 1938 na capella de nossa senhora auxiliadora. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos quinze de maio de mil novecentos e trinta e oito feita as denunciações canônica e tendo sido dispensados do impedimento de consangüinidade em terceiro Grau attingente ao segundo em minha presença e das testemunhas Pedro Felintho Fontenelle e José Higino Sampaio receberam-se em matrimonio com palavra de presente na Capella do Carnaubal Hoel Candido de Brito e Francisca Almerinda Sampaio. Elle com quarenta annos de idade filho legitimo de Candido de Assis Brito e Gregorina de Assis Brito. Ella com vinte dois annos de idade filha legítima de Pedro Higino de Sampaio e Francisca Maria Sampaio. Ambos naturais desta Freguesia e nella residentes. E Logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano. Para constar lavrei este termo que assigno. O vigário pe. José Bezerra Coutinho.”Livro de casamento de nº. 9º. assento de nº. 50 fl. 87 verso. Paróquia de São Benedito – Ce.
4.2.7.2 Galdino, nascido aos dezoito dias do mês de abril de mil novecentos e dezenove, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 188
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 18 de abril de 1919 no lugar várzea, as 3 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Galdino, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 188, fl. 36 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.2.7.3 Maria, nascida aos seis dias do mês de novembro de mil novecentos e vinte e um, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 189
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 6 de novembro de 1921 no lugar várzea, as ? horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 189, fl. 37, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.7.4 Gentil nascido aos treze dias do mês de julho de mil novecentos e vinte e quatro, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 190
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 13 de julho de 1924 no lugar várzea, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Gentil, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 190, fl. 37 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.7.5 Antonio, nascido aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro de mil novecentos e vinte e cinco, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 191
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 25 de fevereiro de 1925 no lugar várzea, as ? horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Antonio, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 191, fl. 38, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.7.2 Raimunda, nascida aos oito dias do mês de novembro de mil novecentos e trinta e um, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 192
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 8 de novembro de 1931 no lugar várzea, neste Distrito de Carnaubal, as 9 horas da manhã, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Raimunda, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 192, fl. 38 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.8. Eloy Higino de Sampaio, nascido a


Casou-se no dia 1º de setembro de mil e novecentos e oito na capela de Nossa Senhora Auxiliadora de Carnaubal com Francisca de Paula Sampaio, filha João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Jesus Conforme assento de casamento a seguir:
Ao um de setembro de mil novecentos e oito, na Capella do Carnaubal compareceram perante mim, os contraehtes Eloy Higino de Sampaio e Francisca de Paula Sampaio, em tudo habilitados segundo o direito e dispensados do impedimento de consangüinidade em que estavam ligados; elle solteiro e natural desta freguesia, onde é morador ;ella solteira natural desta freguesia, onde reside, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher com palavras de presentes; e logo lhes dei as benções núpcias segundo o Rito da Santa Igreja Catholica: Testemunhas Horacio Fontenelles de Sampaio e Manoel de Paula Sampaio. Do que lavrei este termo que assigno. O Vigário Custordio de Almeida Sampaio. Livro de Casamento n.° 3 de 1908 à 1914. assento n.º108, fl. 21, da Paróquia de São Benedito-Ce.

Dessa União nasceram os seguintes filhos:

4.2.8.1 Francisco,nascido aos oito dias do mês de janeiro de mil novecentos dez, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 156
Ao primeiro dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Eloy Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 8 de janeiro de 1910 nesta povoação de Carnaubal, as 2 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca de Paula Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Francisco, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 156, fl. 20 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Francisco de Paula Sampaio, casou-se religiosamente com Maria Ocilia de Sampaio em 3 de setembro de 1934. Conforme se l~e na citação que se segue:


Aos trez dias do mez de setembro do anno de mil novecentos e trinta e quatro na minha presença e das testemunhas: Antonio Barroso e Gonçalo Aleixo receberam-se em matrimonio recebendo as benções núpcias os nubentes: Francisco de Paula Sampaio e Maria Ocilia de Sampaio elle com vinte annos de idade filho legítimo de Eloi Sampaio(Higino) de Brito e Francisca Paula Sampaio. Ella com vinte annos de idade filha legítima de Gonçalo Elias Ribeiro e Maria Theodorico de Sampaio. Foram proclamados canonicamente . ambos solteiros naturais e moradores nesta parochia. Pe. Luis Firmino Nogueira.” Livro de casamento de n°. 8°. assento de nº. 235 fl. 115. Paróquia de São Benedito – Ce.



4.2.8.2 Joaquim, nascido aos dois dias do mês de março de mil e novecentos e doze. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 157
Ao primeiro dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Eloy de Sampaio Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 2 de março de 1912 nesta povoação de Carnaubal, as 3 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca de Paula Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Joaquim, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 157, fl. 21, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.




4.2.8.3 José, nascido ao primeiro dia do mês de março de mil e novecentos e quinze. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 158
Ao primeiro dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Eloy de Sampaio Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 1.º de março de 1915 nesta povoação de Carnaubal, as 4 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca de Paula Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de José, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 158, fl. 21 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
José Higino Sobrinho (Zecá Eloy) casou-se com Cecília Fontenele Sampaio em dez de setembro de 1938 na capela de nossa senhora auxiliadora. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos dez de setembro de mil novecentos e trinta e oito feitas as denunciações canônicas e não apparecendo impedimento algum na Capella do Carnaubal em presença do Vigário e das testemunhas Raymundo Pimenta da Rocha e Miguel Horácio de Brito recebram-se em matrimonio com palvras de presente José Higino Sobrinho e Cecília Fontenele Sampaio. Elle filho legítimo de Eloy Higino Sampaio e Francisca de Paula Sampaio natural da Freguesia de São benedito morador na mesma. Ella filha legítima de Oel Candido de Brito e Raimunda Fontenele de Sampaio natural da Freguesia de São Benedito e moradora na mesma. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano do que para constar lavrei este termo que assigno o Vigário Pe. José Bezerra Coutinho. Livro 9º. assento de nº. 133 fl. 115. Paróquia de São Benedito – Ce.”

4.2.8.4 Manoel, nascido aos oito dias do mês de abril de mil e novecentos e dezessete. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 159
Ao primeiro dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Eloy de Sampaio Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 8 de abril de 1917 nesta povoação de Carnaubal, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca de Paula Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Manoel, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 159, fl. 22, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.8.5 Abidoral, nascido aos oito dias do mês de maio de mil e novecentos e dezenove. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 160
Ao primeiro dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Eloy de Sampaio Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 8 de maio de 1919 nesta povoação de Carnaubal, as 6 horas da manhã, sua Mulher D.a Francisca de Paula Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Abidoral, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 160, fl. 22 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.2.8.6 João, nascido aos vinte e um dias do mês de janeiro de mil e novecentos e vinte e quatro. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 161
Ao primeiro dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Eloy de Sampaio Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 21 de janeiro de 1924 nesta povoação de Carnaubal, as 7 horas da manhã, sua Mulher D.a Francisca de Paula Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de João, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 161, fl. 23, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.8. Maria, nascida aos sete dias do mês de fevereiro de mil e novecentos e trinta. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 162
Ao primeiro dia do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Eloy de Sampaio Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 7 de fevereiro de 1930 nesta povoação de Carnaubal, as 8 horas da manhã, sua Mulher D.a Francisca de Paula Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança João de Paula Sampaio e Tereza Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 162, fl. 23 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.2.9. Mudesta de Sampaio Britto, nascido a

Casou-se Aos cinco de setembro de mil e novecentos e oito na capela de Nossa Senhora Auxiliadora de Carnaubal com Antonio de Paula Sampaio sobrimho, filho João de Paula Sampaio e Thereza Maria de Sampaio ... Conforme assento de casamento a seguir:

Aos cinco de setembro de mil novecentos e oito, na Capella do Carnaubal compareceram perante mim, os contraehtes Antonio de Paula Sampaio e Mudesta Sampaio de Britto, e dispensados do impedimento de consangüinidade em que estavam ligados; elle solteiro e natural desta freguesia, onde é morador; ella solteira natural desta freguesia, onde é residente, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher com palavras de presentes; e logo lhes dei as benções núpcias segundo o Rito da Santa Igreja Catholica: Sendo testemunhas Manoel Odilino Ribeiro e Manoel de Paula Sampaio. Do que lavrei este termo que assigno. O Vigário Custordio de Almeida Sampaio. Livro de Casamento n.° 3 de 1908 à 1914. assento n.º 110 fl. 21 Verso, da Paróquia de São Benedito-Ce.

4.2.9.1 Francisca do Espírito Santo Britto, nascida em


Francisca do Espírito Santo Britto casou-se religiosamente com Ismael de Assis Brito em seis de setembro de mil e novecentos e trinta, na capela de nossa senhora auxiliadora de Carnuabal. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos sete de setembro de mil novecentos e trita na capela de Carnaubal, depois das proclamações canônicas em minha presença e das testemunhas: Miguel Horacio e João Morais de Souza receberam-se em matrimonio Ismael Candido Brito e Francisca do Espírito Santo de Brito elle com vinte e cinco annos de idade filho de legítimo de Candido de Assis Brito e Gregorina Balbina de Brito, ella com vinte annos de idade, filha legítima de Antonio de Paula Sampaio (Sobrinho) e Modesta Francilina Sampaio, foram dispensados do impedimento de consangüinidade em segundo grau attingente no segundo. Para constar fiz este termo que assigno O Vigário P. Luis Firmino Nogueira.” Livro de casamento de nº. 7º. assento de casamento de nº. 89 fl. 99v. Paróquia de São Benedito – Ce.
Francisca do Espírito Santo Britto casou-se civilmente com Ismael de Assis Brito em seis de setembro de mil e novecentos e trinta. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos 6 dias do mês de setembro de mil e novecentos e trinta, as 16 horas da tarde nesta povoação de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará. Em meu cartório perante o juiz de casamento do Distrito, cidadão João Ribeiro do Aguiar, comigo escrivão oficial do registro civil do mesmo Distrito e as testemunhas Miguel Horacio de Brito, com 21 annos de idade, solteiro lavrador domiciliado e residente no lugar Boa ora do termo de Campo Grande e Pedro Felinto Fontenelle de 28 annos de idade casado, agricultor domiciliado e residente no lugar S. Vicente do Termo do Campo Grande. Receberam-se em matrimonio Ismael Candido de Britto e Francisca do Espírito Santo Britto. Ele nascido a 4 de março de 1901 no lugar Várzea deste município onde domiciliado e residente com profissão de agricultor. Filho legítimo de Candido de Assis Britto e gregorina Balbina de Britto, ele com 60 annos de idade e ela de 51 annos de idade. Ela filha legítima de Antonio de Paula Sampaio Sobrinho com 39 annos de idade e de Mudesta Francilina de Sampaio domiciliada e residente no lugar Várzea deste município. Os contrahentes apresentaram previamente os documentos legais queprovaram suas idades, estados, domicilio naturalidae e residência de ambos e de seus pais e ainda a prova de que nenhum impedimento existi que os inibisse de casar um com o outro. Tendo sido os proclamas publicados devidamenteem data de 20 de agosto de mil e novecentos e trinta... Em firmeza do que lavrei opresente termo por todos assignados e a orogo da contrahente por não saber ler nem escrever, assina a testemunha silvina de Assis Brito.” Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 71, fl. 70 e verso. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.

4.2.10. Maria Theodorica de Britto, nascido a

Casou-se Aos cinco de setembro de mil e novecentos e oito na capela de Nossa Senhora Auxiliadora de Carnaubal com Gonçalo Elias Ribeiro, filho de Guilhermina Maria de Sampaio e Joaquim José Leitão Conforme assento de casamento a seguir:

Aos cinco de setembro de mil novecentos e oito, na Capella do Carnaubal compareceram perante mim, os contraehtes Gonçalo Elias Ribeiro e Maria Theodorica de Britto, e dispensados do impedimento de consangüinidade em que estavam ligados; elle solteiro e natural do Campo Grande, onde é morador; ella solteira natural desta freguesia, onde é residente, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher com palavras de presentes; e logo lhes dei as benções núpcias segundo o Rito da Santa Igreja Catholica: Sendo testemunhasAntono Felício Ribeiro e Horacio Fontenelles de Sampaio. Do que lavrei este termo que assigno. O Vigário Custordio de Almeida Sampaio. Livro de Casamento n.° 3 de 1908 à 1914. assento n.º 111 fl. 21 Verso e 22, da Paróquia de São Benedito-Ce.

4.2.10.1 Francisco de Assis Brito casou-se com Francisca Maria da Conceição em sete de setembro de 1936. Conforme se lê na citação que se seguem:

Aos sete de setembro de mil e novecentos e trinta e seis feitas as denunciações canônicas e não aparecendo impedimento algum em minha presença e das testemunhas: Luiz Gonzaga Nunes e Vicente Alcântara Coelho, receberam-se em matrimonio Francisco Assis Brito e Francisca Maria da Conceição. Elle com vinte e um annos fiho legítimo de Gonçalo Elias Ribeiro e Maria Theodorica Sampaio (Brito). Ella com dezoito annos filha legítima de Candido de Assis Brito e Gregorina Balbina de Brito. Ambos naturais desta Freguesias e nella residentes. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano. Para constar lavrei este termo que assigno. O Vigário Pe. José Bezerra Coutinho.” Livro de casamento de nº. 8 assento de nº. 130 fl. 201 verso e 202. Paróquia de São Benedito – Ce.


4.2.10.2 Moizeis nascido aos treze dias do mês de novembro de mil novecentos e nove (1909), no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 273
Aos oito dias do mês de novembro de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Gonçalo Elias Ribeiro, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 13 de novembro de 1909, no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 2 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Deodorica de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Moizeis, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 273, fl. 78, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.2.10.3 Maria nascida aos vinte e três dias do mês de abril de mil novecentos e doze (1912), no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 274
Aos oito dias do mês de novembro de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Gonçalo Elias Ribeiro, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 23 de abril de 1912, no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 3 horas da manhã, sua Mulher D.a Maria Deodorica de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 274, fl. 78 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

Maria Ocilia de Sampaio, casou-se religiosamente com Francisco de Paula Sampaio em 3 de setembro de 1934. Conforme se lê na citação que se segue:


Aos trez dias do mez de setembro do anno de mil novecentos e trinta e quatro na minha presença e das testemunhas: Antonio Barroso e Gonçalo Aleixo receberam-se em matrimonio recebendo as benções núpcias os nubentes: Francisco de Paula Sampaio e Maria Ocilia de Sampaio elle com vinte annos de idade filho legítimo de Eloi Sampaio(Higino) de Brito e Francisca Paula Sampaio. Ella com vinte annos de idade filha legítima de Gonçalo Elias Ribeiro e Maria Theodorico de Sampaio. Foram proclamados canonicamente . ambos solteiros naturais e moradores nesta parochia. Pe. Luis Firmino Nogueira.” Livro de casamento de n°. 8°. assento de nº. 235 fl. 115. Paróquia de São Benedito – Ce.


4.2.10.4 Raimundanascida aos quatorze dias do mês de outubro de mil novecentos e quatorze (1914), no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 275
Aos oito dias do mês de novembro de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Gonçalo Elias Ribeiro, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 14 de outubro de 1914, no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 4 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Deodorica de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Raimunda, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 275, fl. 79, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

Raimunda Maria Sampaiocasou-se religiosamente com Manoel Alves Uchoa em 7 de setembro de 1935 na Matriz de São Benedito – Ce.

Aos sete de setembro de mil novecentos e trinta e cinco feitas as denunciações canônicas e não apparecendo impedimento algum na presença do Padre Luis Firmino Nogueira e das Testemunhas: João Marcos de Souza e João Constantino de Medeiros na Igreja Matriz Receberam-se em matrimonio com palavras de presente Manoel Alves Uchoa e Maria, digo, Raimunda Maria Sampaio. Elle com vinte e cinco annos de idade filho legitimo de Serafim Alves Uchoa e Maria Alves de Araújo. Ella com vinte annos de idade filha legítima de Gonçalo Elias Ribeiro e Maria Theodorica Sampaio. Ambos naturais desta freguesia e nella residentes. E logo lhes dei as benções na forma do Ritual Romano. Para constar lavrei este termo que assigno, pelo padre Luis Firmino Nogueira. O vigário Pe. José Bezerra Coutinho.” Livro de casamento de nº. 8º. assento de nº. 3 fl. 126. Paróquia de São Benedito – Ce.



4.2.10.5 Franciscanascida aos dezesseis dias do mês de janeiro de mil novecentos e dezoito (1918), no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 276
Aos oito dias do mês de novembro de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Gonçalo Elias Ribeiro, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 16 de janeiro de 1918, no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Deodorica de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Francisca, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 276, fl. 79 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.2.10.6 Expeditonascido aos vinte quatro dias do mês de agosto de mil novecentos e dezenove (1919), no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 277
Aos oito dias do mês de novembro de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Gonçalo Elias Ribeiro, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 24 de agosto de 1919, no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 6 horas da manhã, sua Mulher D.a Maria Deodorica de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Expedito, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 277, fl. 80, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.2.10.7 Mozarthnascido aos quinze dias do mês de junho de mil novecentos e vinte e quatro (1924), no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 278
Aos oito dias do mês de novembro de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Gonçalo Elias Ribeiro, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 15 de agosto de 1924, no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Deodorica de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Mozarth, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 278, fl. 80 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.



4.2.10.8 Antonionascido aos dois dias do mês de novembro de mil novecentos e vinte e cinco (1925), no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 278
Aos oito dias do mês de novembro de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Gonçalo Elias Ribeiro, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 2 de novembro de 1925, no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 8 horas da manhã, sua Mulher D.a Maria Deodorica de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Antonio, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que são avos maternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 279, fl. 81, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.2.12. Antonio Higino de Brito, nascido a





Antonio Higino de Brito, casou-se com Maria de Paula Sampaio (filha de João de Paula Sampaio) em          Desse consorcio nasceram os seguintes filhos:


Jovinilha Auxilia de Paula Casou-se religiosamente com Antonio Porfírio de França em 15 de setembro de 1935, na Matriz de São Benedito. Conforme se lê na citação que se seguem:

Aos quinze de setembro de mil novecentos e trinta e cinco feitas as denunciações canônicas não aparecendo impedimento algum na presença do Padre Luis Firmino Nogueira e das testemunhas: Francisco Pereira de Brito e David Evangelista na Igreja Matriz receberam-se em matrimonio com palavra de presente Antonio Porfírio de França e Jovinilha Auxilia de Paula. Elle com vinte e três annos de idade filho legítimo de Francisco Porfírio de Sampaio e Raimunda Izabel de França, Ella com dezenove annos de idade filha legítima Antonio Sampaio de Brito Maria de Paula Sampaio. Ambos naturais desta freguesia e nela residentes. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano. Para constar lavrei este termo que assigno pelo Padre Luis Firmino Nogueira . O vigário Pe. José Bezerra Coutinho.” Livro de casamento de nº. 8º. assento de nº. 13 fl. 130. Paróquia de São Benedito – Ce.

Maria de Paula Sampaio casou-se religiosamente com David Benedicto da Silva em 3 de novembro de 1935. Conforme se lê na citação que se segue:


Aos trez de novembro de mil novecentos e trinta e cinco feitas as denunciações e não aparecendo impedimento algum, em minha presença e das testemunhas Raimundo de Paula Sampaio Felinto Fontenele Sampaio, receberam-se em matrimonio com palavras de presente David Benedicto da Silva e Maria de Paula Sampaio. Elle com dezenove annos de idade filho legítimo de Antonio Benedito de Souza e Francisca Maria do Espírito Santo (Filha de Raimundo da Silva Sampaio e Ermilina Sabino do Espírito Santo). Ella com vinte e um annos de idade filha legítima de Antonio Higino de Brito e Maria de Campo (Paula) Sampaio (irmã do manuca). Ambos naturais desta freguesia e nella residentes. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano. Para constar lavrei este termo que assigno. O vigário Pe. José Bezerra Coutinho.” Livro de casamento de nº. 8º. assento de nº. 49 fl. 141. Paróquia de São Benedito –Ce.


Maria de Paula Sampaio faleceu em 5 de junho 1946 em Vila de Carnaubal com 50 anos de idade conforme e lê na citação que se segue:

Registro de Óbito de nº. 215 fl. 54 verso e 55. Livro de óbito nº. 2. Cartório Fontenele. Carnaubal – Ce.

Aos 6 dias do mez de Junho de 1946, em meu cartório, nesta Vila de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito do Estado do Ceará, perante as testemunhas abaixo assinadas compareceu: Raimundo Gonçalves de Paula e declarou que vinha fazer o registro de óbito de Maria de Paula Sampaio (filha de João de Paula Sampaio) ocorrido às 5 horas de ontem nesta Vila com 50 anos de idade, viúva de Antonio Higino de Sampaio (filho) ( pai de Manucá), deixando 7 filhos e que a morte foi natural não sendo conhecida a causa por falta de médico e para cosntar eu José Fausto Figueiredo Oficial do Registro Civil. Lavrei este termo em que assina o declarante com as testemunhas abaixo.”


4.2.11. Raimundo Higino de Sampaio, nascido a



Raimundo Higino de Sampaio casou religiosamente com Francisca Pereira de Brito em 3 de setembro de 1934. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos três dias do mês de setembro do anno de mil novecentos e trinta e quatro na minha presenças e das testemunhas: José da Silva Sampaio e Francisco Fontenele Receberam-se em matrimonio recebendo as benções núpcias os nubentes: Raimundo Higino de Sampaio e Francisca Pereira de Brito. Elle com vinte annos de idade filho legítimo de Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana. Ella com 20 vinte annos de idade filha legítima de Joaquim Pereira de Brito e Diolina Fontenele. Foram proclamados canonicamente. Ambos solteiros e naturais e moradores nesta parochia. O Vigário P. Luis Firmino Nogueira.” Assento de nº. 237 fl. 116. Livro de casamento de nº. 8. paróquia de São Benedito – Ce.






Raimundo Higino de Sampaio casou civilmente com Francisca Pereira de Brito em. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de Casamento n.º 79

Aos trinta (30) dias do mês de novembro de 1948 nesta vila de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito do Estado do Ceará, em meu cartório, as 13 horas presente o juiz de casamento o cidadão Francisco Horacio Brito, comigo oficial do registro abaixo mencionado, receberam-se em matrimonio no regime de comunhão de bens, como esposo; Raimundo Higino Sampaio; solteiro, agricultor, residente nesta vila a onde nasceu a 19 de outubro de 1910 e filho legítimo de Antonio Higino de Sampaio, já falecido, e de Maria martiniana de Brito, já falecida. Como esposa Francisca Pereira de Brito, residente nesta vila a onde nasceu a 29 de março de 1912 e filha legítima de Joaquim Eloy (Pereira) de Brito e de Deolina Fontenele de Sampaio de 69 annos de idade domiciliada e residente nesta vila. Os proclames publicados em 3 de novembro de 1948 e durante o prso legal os nubentes habilitaram-se na forma da lei apresentando os seguintes documentos; Certidão de registro civil de ambos, declarações relativas a suas pessoas atestado de não haver impedimento, consentimentos firmados pelos pais da nubente. A contraente após o casamento passara assinar Francisca Pereira de Sampaio. Pelos contraentes foi dito que são casados religiosamente deste setembro de 1934 na capela desta vila. E para habilitação tem desse matrimonio 5 filhos, digo deste matrimonio os seguintes filhos Maria das Graças Sampaio, nascida a 16 de dezembro de 1935, Luis nascido a 24 de fevereiro de 1938, Luiza nascida a 19 de janeiro de 1941, Antonio nascido a 14 de setembro de 1943 e Francisco nascido a 22 de novembro de 1947 nesta vila a onde foram batizados na capela desta vila e são registrados neste cartório, sendo os nubentes (....) E pra constar Eu José Fausto de Figueiredo Oficial do registro, lavrei apresente Ata em que assinada pelo Juiz, os contraentes e as testemunhas abaixo, assinadas a rogo da contarente por não sabe ler nem escrever anízio Barrroso de Paula. Eu José Fasto de Figueiredo Oficila do Registro , escrevi e assino” Liv. n.º 2 de casamentos, assento n.º 79. fls. 76 e verso do Cartório do 1.º Oficio de Carnaubal – Ce.



Desse matrimonio nasceram os seguintes filhos:



Maria das Graças Sampaio, nascida a 16 de dezembro de 1935,

Luis nascido a 24 de fevereiro de 1938,

4.2.11.1 - Francisco, consta em seu registro de óbito que este ao falecer no dia 14 de março de 1938, com idade de 2 meses. Conforme se lê na citação que se segue:


Assento de Óbito n.º 80.

Aos 3 de abril de 1938 nesta povoação de Carnaubal, Termo de São Benedito, Estado do Ceará, em meu cartório compareceu Raimundo Higino de Sampaio, que vinha registrar o óbito de Francisco declarou que o falecimento de deu no dia 14 de Março sendo no lugar Várzea deste Distrito e que o falecido tinha 2 meses de idade e que era filho legítimo do declarante e que a morte foi natural e a causa desconhecida por não haver médico. E para constar lavrei o presente termo que vai asigna o declarante as testemunhas. Eu João Rodrigues Pinto oficial, escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de Óbito. Assento n.º 70, Fl. 35 verso.

Luiza nascida a 19 de janeiro de 1941,

Antonio nascido a 14 de setembro de 1943 e


Francisco nascido a 22 de novembro de 1947


A Família de Guilhermina Maria de Sampaio e Joaquim José Leitão.

Guilhermina Maria de Sampaio casou-se com, Joaquim José Leitão.

Dessa união nasceram os seguintes filhos:

4.3.1 Maria, nascida ao primeiro dia do mês de março de mil oitocentos e noventa e quatro (1894). Conforme o registro de batismo a seguir:
Maria, filha legitima de Joaquim José Leitão, e de Guilhermina Maria Sampaio, nasceu a um de março de mil oitocentos e noventa e quatro, e a dez de junho do mesmo anno foi baptizads pelo reverendo Custodio d’Almeida Sampaio, sendo padrinhos Norberto Ribeiro do Valle e Francisca Maria de Jesus. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1ºb (1892 à 1893) Batizados assento de nº. 2218, fl.31 verso. Guaraciaba do Norte-Ce.


Maria Petronilia de Sampaio casou-se com, João de Paula Evangelista, filho de Benedito de Paula Evangelista.

Dessa união nasceram os seguintes filhos:
4.3.1.1 Antonio nascido aos (morreu solteiro)

4.3.1.2 Francisca nascida aos

Francisca Maria das Flores casou-se com Manoel de Assis Sampaio filho de Raimundo da Silva Sampaio e Ermilina Sabino do Espírito Santo aos vinte dias do mês de dezembro de mil e novecentos e quarenta e oito, no lugar Boa hora. Conforme se lê na citação que se segue:


Assento de n.º 80
Aos vinte dias do mês de dezembro de 1948 nesta vila de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito do Estado do Ceará, em casa de residência dos contraentes, as 16 horas no lugar Bôa Hora deste distrito, presente o juiz de casamento o cidadão Francisco Horacio Brito, comigo oficial do registro abaixo mencionado, receberam-se em matrimonio no regime de comunhão de bens, como esposo; Manoel de Assis Sampaio; solteiro, agricultor, residente neste mesmo lugar Bôa hora deste distrito a onde nasceu a 16 de maio de 1911 e filho legítimo de Raimundo da Silva Sampaio, de 78 annos de idade e de Ermilina Sabino do Espírito Santo, já falecida. Como esposa Francisca Maria das Flores, residente neste distrito a onde nasceu a 30 de janeiro de 1914 e filha legítima de João de Paula Evangelista (do lugar Lageiro ou Santa Thereza) de 60 anos de idade residente e agricultor neste distrito e de Maria Petronilia de Sampaio (filha da Guilhermina)de 50 anos de idade de profissão domestica. Os proclames foram publicados em data de 6 de outubro próximo passado e durante o prazo da Lei os nubentes habilitaram-se na forma da Lei apresentaram os documentos; Certidão de registro civil de ambos, declarações relativas a suas pessoas atestado de não haver impedimento, consentimentos firmados pelos pais da nubente. A contraente após o casamento passara assinar Francisca das Flores Sampaio. Pelos contraentes foi dito que são casados religiosamente deste o dia 24 de outubro de 1931cujo ato foi celebrado na capela desta vila. E para habilitação tem desse matrimonio os seguintes filhos Julia Maria de Jesus, nascida a 8 de junho de 1932, João Apolônio da Silva, nascido a 18 de abril de 1934, Maria do socorro Jesus, nascida a 8 de julho de 1939, Maria Auxiliadora de Jesus nascida a 9 de maio de 1941, Rita Maria de Jesus nascido a 19 de maio de 1944 Maria Adauta de Jesus nascida a 25 de fevereiro de 1946 nesta vila a onde foram batizados e são registrados neste cartório desta vila, Tendo os nubentes a firmado que precindiam-se no firme propósito de casar-se um com o outro procedeu o juiz a celebração do ato do qual, foram testemunhas Miguel Horacio de Brito , casado, agricultor domiciliado e residente no subúrbio desta vila, com 37 anos de idade e Moises de Paula Sampaio, casado, agricultor, domiciliador e residente no lugar Bôa hora deste distrito, com 34 anos de idade. E pra constar Eu José Fausto de Figueiredo Oficial do registro civil, lavrei o presente que assinada pelo Juiz, os contraentes e as testemunhas. Eu José Fasto de Figueiredo Oficial do Registro , escrevi e assino” Liv. n.º 2 de casamentos, assento n.º 80. fls. 77 e verso do Cartório do 1.º Oficio de Carnaubal – Ce.
4.3.1.3 Izabel nascida aos casou com Francisco filho de Filomeno da Silva Sampaio
4.3.1.4 Dolores nascida aos casou-se com Manoel Rodrigues de Medeiros filho de Caetano Rodrigues de Medeiros e Rosa Rodrigues de Medeiros;
4.3.1.5 Antonio nascida aos morreu solteiro
4.3.1.6 Maria nascida aos casou-se com Um filho de Madalena Milina
4.3.1.7 Thereza nascida aos casou-se Sebastião Luzia da Família Smapaio
4.3.1.8 Sebastião nascido aos casou-se Maria filha de Modesta Maria do Espírito Santo
4.3.1.9 Baltazar nascido aos casou-se com Maria Rodrigues de Medeiros Filha de Caetano Rodrigues de Medeiros e Rosa Rodrigues de Medeiros;

Obs: O avo de Baltaza: Benedito de Paula Evangelista casou-se duas vezes a 1.º vez com Izabel e a 2.º com Pastora mãe de Maria e Gonçala falar com Maria Gonçala casada com Antonio Bide, filho de Jovenilha da Várzea.
Obs. O pai de David Benedito era filho de Benedito de Paula Evangelist.

4.3.2 Flancelina, nascida a cinco de junho de mil oitocentos e noventa e sete (1897). Conforme o registro de batismo a seguir:
Flacelina, filha legitima de Joaquim José Leitão, e de Guilhermina Maria Sampaio, nasceu a cinco de junho de mil oitocentos e noventa e sete, e foi pelo reverendo Custodio de Almeida Sampaio, baptizada em sua Freguesia aos vinte e cinco de julho do mesmo anno sendo padrinhos Raimundo da Silva Chaves e Francisca Carolina Sampaio. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro nº. 2 Batizados, assento de nº. 3412, fl.28 verso. Guaraciaba do Norte-Ce.

Flancelina (cilina) casou-se João Constantino de Medeiros

Nenê casa-se com Francisco Constantino de Medeiros

4.3.3 Francisca, nascida aos treze dias do mês de agosto de mil novecentos e dezesseis, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 187
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 13 de agosto de 1916 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 2 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Francisca, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 187, fl. 36, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

Francisca Maria de Sampaio (Chiquinha Guilê) casou-se com Pedro Higino de Sampaio. Conforme o registro de casamento civil a seguir:


Dessa União nasceram os seguintes filhos:

4.2.7.1 Francisca, nascida aos treze dias do mês de agosto de mil novecentos e dezesseis, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 187
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 13 de agosto de 1916 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 2 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Francisca, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 187, fl. 36, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

Francisca Almerinda Sampaio casou-se com Hoel Candido de Brito em 15 de maio de 1938 na capella de nossa senhora auxiliadora. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos quinze de maio de mil novecentos e trinta e oito feita as denunciações canônica e tendo sido dispensados do impedimento de consangüinidade em terceiro Grau attingente ao segundo em minha presença e das testemunhas Pedro Felintho Fontenelle e José Higino Sampaio receberam-se em matrimonio com palavra de presente na Capella do Carnaubal Hoel Candido de Brito e Francisca Almerinda Sampaio. Elle com quarenta annos de idade filho legitimo de Candido de Assis Brito e Gregorina de Assis Brito. Ella com vinte dois annos de idade filha legítima de Pedro Higino de Sampaio e Francisca Maria Sampaio. Ambos naturais desta Freguesia e nella residentes. E Logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano. Para constar lavrei este termo que assigno. O vigário pe. José Bezerra Coutinho.”Livro de casamento de nº. 9º. assento de nº. 50 fl. 87 verso. Paróquia de São Benedito – Ce.
4.2.7.2 Galdino, nascido aos dezoito dias do mês de abril de mil novecentos e dezenove, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 188
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 18 de abril de 1919 no lugar várzea, as 3 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Galdino, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 188, fl. 36 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.


4.2.7.3 Maria, nascida aos seis dias do mês de novembro de mil novecentos e vinte e um, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 189
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 6 de novembro de 1921 no lugar várzea, as ? horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 189, fl. 37, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.7.4 Gentil nascido aos treze dias do mês de julho de mil novecentos e vinte e quatro, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 190
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 13 de julho de 1924 no lugar várzea, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Gentil, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 190, fl. 37 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.7.5 Antonio, nascido aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro de mil novecentos e vinte e cinco, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 191
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 25 de fevereiro de 1925 no lugar várzea, as ? horas da tarde, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Antonio, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 191, fl. 38, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.2.7.2 Raimunda, nascida aos oito dias do mês de novembro de mil novecentos e trinta e um, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:

Assento de nascimento de n.º 192
Aos dez dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Higino de Sampaio de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 8 de novembro de 1931 no lugar várzea, neste Distrito de Carnaubal, as 9 horas da manhã, sua Mulher D.a Francisca Maria de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Raimunda, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 192, fl. 38 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.3.2 Maria Roseno de Sampaio, casou-se com Francisco Rodrigues de Medeiros. Elle filho de Constantino Rodrigues de Medeiros e Antonia Ribeiro Lima, Conforme se lê na citação que se segue:
Aos doze dias do mez de setembro deste anno (1924), na Capella de Carnaubal desta Freguesia de São Benedito, depois das denunciações canônicas e mais formalidades prescriptas, por palavras de presença e na das testemunhas João de Paula Evangelista e Gonçalo Elias Ribeiro, receberam-se em matrimonio Francisco Rodrigues de Medeiros e Maria Rosena Sampaio, solteiros, naturais e residentes, no Campo Grande, elle com vinte annos de idade, filho legítimo de Constantino Rodrigues Medeiros e Antonia Ribeiro Lima, ella vinte dois annos de idade, filha legítima de Joaquim José Leitão e Guilhermina Maria de Sampaio e em seguida dei lhes as benções núpcias. Para constar mandei lavrar este assentamento que assigno. O Vigário Pe. Olavo Passos.” Livro de casamento de nº. 5º. assento de nº. 98 fl. 110. São Benedito – Ce.

4.4. José Pedro de Sampaio casou-se no dia 27 de Setembro de 1892 na Capela de N.S. Auxiliadora com Máxima Francisca do Monte.


Conforme o registro a seguir:

Aos vinte e sete de Setembro de Mil Oitocentos e Noventa e Dois na Capella de Graça, filiada a Matriz de São Benedicto compareceram em minha presença os contrahentes José Pedro de Sampaio e Máxima Francisca do Monte em tudo habilitado segundo o direito sem impedimento. Elle idade vinte cinco annos, solteiro, natural e morador em Campo Grande. Ella idade Trinta e quatro annos, solteira, natural e moradora nesta Freguesia, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher com palavra de presente, e logo lhes dei as benções núpcias segundo o rito da Santa Igreja Cathólica. Sendo testemunhas Felinto da Silva Sampaio e Francisco de Assis Britto. Do qual para constar lavrei este termo assigno. O Vigário Custodio Almeida Sampaio” Livro 1º de casamento assento nº68 fl. 19 e verso- São Benedito-Ce


Máxima Francisca do Monte era filha de Antonio Rosendo de Britto e Anna Máxima de Britto, moradores no lugar Volta que na época da realização do inventario de seu falecido pai, no ano de 1870, o lugar Volta era Distrito da Lapa e Termo de Sobral da Província do Ceará. Conforme se lê na citação que se segue:

IMPERIO DO BRAZIL

PROCURAÇÃO BASTANTE QUE FAZ Os Orphãos João, José, Raquel e Maxima, filhos do finado Antonio Rozendo de Brito.
SAIBAM quantos este publico instrumento de procuração bastante virem, que no anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo, de mil oitocentos e setenta aos quatro dias do mes de Julho do dito anno, no lugar Volta Distrito da Lapa Termo de Sobral Provincia do Ceará, em o meu cartorio, perante mim Escrivam da Paz comparecerão como outorgantes os menores Orphãos João, José, Raquel e Maxima, filhos da viuva Dona Anna Maxima do Monte, moradoras neste Destricto e me pedirão lhe fizesse este instrumento de que trato e reconhecido pelo proprio por mim Escrivão o que dou fé, em presença das duas testemunhas abaixo nomeadas e assignadas, perante as quaes por ellas foi dito, que por este publico instrumento, nomeia e constituem seus bastantes procuradores na Cidade de Sobral ao Senhor Francisco Alves de Sousa e tambem sua Mãi Dona Anna Maxima do Monte(...) Ver anexos de Inventario: Inventariado Antonio Rosendo de Brito – Inventariante D. Anna Maxima do Monte. Ano 1870, pacote, 01, da Comarca de São Benedito de 1791 à 1939. Arquivo Publico do Ceará.
.


Dessa união nasceram os seguintes filhos:

4.4.1 Francisca Máxima de Britto, nascida a quatro de outubro de mil oitocentos e noventa e cinco. Conforme como se lê na citação que se segue:
Francisca, Filha legítima de José Pedro Sampaio e de Máxima Francisca do Monte, nasceu a quatro de outubro de mil oitocentos e noventa e cinco e foi por mim baptizada a vinte e cinco de dezembro do mesmo anno. Sendo padrinhos Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 2 de Batizados assento de nº. 3214, fl. 1. Guaraciaba do Norte-Ce.

Francisca Máxima de Britto, casou-se com Cícero Higino de Sampaio: Desse consocio nasceram os seguintes filhos:

4.4.1.1 Maria nascido aos dois dias do mês de setembro de 1922, Em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
Assento de nascimento de n.º 93
Aos doze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Cícero Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 2 de setembro de 1922 nesta povoação de Carnaubal do Termo de São Benedito, sua Mulher D.Francisca Máxima de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Benedito José do Nascimento e Maria Fontenelle, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do Termo do Campo Grande, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 93, fl. 47, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.4.1.2 Adoralice nascido aos vinte e dois dias do mês de junho de 1922, em Carnaubal Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:


Assento de nascimento de n.º 94
Aos doze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Cícero Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 2 de setembro de 1922 nesta povoação de Carnaubal do Termo de São Benedito, sua Mulher D.Francisca Máxima de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Adolarice, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Benedito José do Nascimento e Maria Fontenelle, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do Termo do Campo Grande, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 94, fl. 47 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
.
4.4.1.3 Aldenora nascido aos quatro dias do mês de maio de 1924, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:


Assento de nascimento de n.º 93
Aos doze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Cícero Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 4 de maio de 1924 nesta povoação de Carnaubal do Termo de São Benedito, sua Mulher D.Francisca Máxima de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Aldenora, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Benedito José do Nascimento e Maria Fontenelle, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do Termo do Campo Grande, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 95, fl. 48, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.

4.4.1.4 Altenor nascido aos oito dias do mês de dezembro de 1925, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:


Assento de nascimento de n.º 96
Aos doze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Cícero Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia de dezembro de 1925 nesta povoação de Carnaubal do Termo de São Benedito, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.Francisca Máxima de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Altenor, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Benedito José do Nascimento e Maria Fontenelle, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do Termo do Campo Grande, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 96, fl. 48 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.



4.4.2 Maria Máxima de Britto, nascida a quatorze de abril de mil oitocentos e noventa e sete. Conforme como se lê na citação que se segue:
Aos oito de setembro de mil e oitocentos e noventa e sete, na Capella de Carnaubal, baptizei solenemente a Maria, nascida a quatorze de abril do mesmo anno, filha legítima de José Pedro Sampaio e de Máxima Francisca do Monte. Padrinhos Raimunda da Silva Chaves e Francisca Carolina Sampaio. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 2 de Batizados assento de nº. 3462, fl. 35. Guaraciaba do Norte-Ce.

Maria Máxima de Britto casou-se com Felinto Netto Fontenele em 11 de setembro de 1924, na capela de nossa senhora auxiliadora. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos onze dias do mez de setembro de deste anno (1924), na capella de Carnaubal desta freguesia de São Benedito , depois das denunciações canônicas e mais formalidades prescriptas e dispensados do impedimento de consangüinidade em terceiro grau igual, por palavra de presente na forma do ritual em minha presença e na das testemunhas Horacio Fontenele de Sampaio e Manoel de Paula Sampaio, receberam-se em matrimonio Felinto Netto Fontenelle e Maria de Brito, solteiros, naturais e residentes em Campo Grande, elle, com vinte trez annos de idade, filho legítimo de Manoel de Paula Sampaio e Francisca Maria de Sampaio,ella, com vinte trez annos de idade, filha legítima de José Pedro de Sampaio e Máxima Francisca do monte,e em seguida dei lhes as nbenções núpcias. Para constar mandei lavrar este assentamento. O Vigário Pe. Olavo Passos. Livro de casamento de nº. 5º. assento de nº. 94. fls.108 verso e 109. Paróquia de São Benedito – Ce.




4.4.3 Antonio Rosendo de Sampaio nascido no sitio São Vicente no dia 21 de Dezembro de 1900, casou-se no dia 12 de Setembro de 1927 no povoado de Carnaubal com Maria Fontenelle de Sampaio nascida em 10 de Outubro de 1910 no Sitio São Vicente, filha de Manoel de Paula Sampaio e Francisca Fontenelle de Sampaio,

Aos doze dias do mês de setembro de mil novecentos e vinte e sete pela dezesseis horas do dia nesta povoação de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedicto de Ibiapaba Estado de Ceará em casa de residência presente o juiz de casamento deste districto o cidadã João Ribeiro de Aguiar e as testemunhas Florêncio Esperidião Ribeiro de trinta annos de idade, solteiro, domiciliado e residente no lugar Várzea dos Espinhos, termo de Campo Grande do Estado do Ceará e José Julio Ribeiro, de 27 annos de idade, casado comerciante domiciliado e residente nesta povoação de Carnaubal. Receberam-se em matrimonio Antonio Rosendo de Sampaio nascido 21 de Dezembro de 1900 no lugar São Vicente Termo de Campo Grande, deste Estado, onde é domiciliado e residente, com profissão de agricultor. Filho legitima de José Pedro de Sampaio de 58 annos de Idade e de Máxima Francisca do Monte, já falecida, com Maria Fontenelle de Sampaio, nascida em 10 de Outubro de 1910, filha legitima de Manoel de Paula Sampaio de 50 annos de idade e Francisca Fontenelle de Sampaio de 44 anos de Idade tidos residentes no lugar São Vicente tremo de Campo Grande, Estado do Ceará. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provaram suas idades, estados, domicílio, naturalidade e residência atual de ambos e de seus pais e ainda a prova de que nenhum impedimento existia que os inibisse de casar um com o outro tendo sido os proclames devidamente publicados em dacta de 16 de Agosto de 1927 nesta povoação de Carnaubal em firmeza do que lavrei o presente termo que vai por todos assignados.”

4.4.4 Pastora Máxima de Britto, nascida



José Pedro de Sampaio faleceu em 14 de Abril de 1947, no lugar São Vicente, ás 12 horas com 80 anos de idade. Conforme o registro a seguir:

Registro de Óbito de nº. 286 fl. 75 verso

Aos 14 dias do mês de Abril de 1947 em meu cartório desta vila de Carnaubal Termo e Comarca de São Benedito do Estado do Ceará perante as testemunhas compareceu Moises de Paula Sampaio e declarou que vinha fazer o registro de Óbito de José Pedro de Sampaio de 80 anos de idade ocorrido às 12 horas no lugar São Vicente deste Distrito filho de Benedictos José do Nascimento e de Francilina Maria de Sampaio, e que o morto era viúvo deixando de seu matrimonio 4 filhos maiores, e que a morte foi natural não sendo conhecida a causa por falta de médico. Do que Eu José Fausto de Figueiredo Oficial do Registro Civil, lavrei este termo em que assina o declarante e as testemunhas abaixo:” Assento de nº. 286 fl. 75 verso. 2º. Livro de Óbito. Cartório Fontenele. Carnaubal – Ce.


A Família de Mudesta Maria do Espírito Santo e Sebastião Martins Araújo.

4.6.1 José de Assis Brito, nascido em

José de Assis Brito casou-se com Francisca Higino de Sampaio

Aos seis de janeiro de mil novecentos e trinta e cinco, feitas as denunciações canônicas e não aprrarecendo impedimento algum na minha presença e das testemunhas: Francisco da Silva Sampaio, Idelzuite Sampaio e Francisco Horácio na Igreja Matriz Receberam-se em matrimonio com palavras de presentes José de Assis Brito e Francisca Higino Sampaio. Elle com vinte e seis (sete) annos de idade, filho legítimo de Sebastião (Ribeiro) Martins de Araújo e Mudesta Maria do Espírito Santo. Ella com trinta e dois annos de idade filha legítima de José Higino de Sampaio e Maria Rodrigues da Conceição. Ambos naturais desta freguesia e nella residente e logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano. E para constar lavrei este termo que assigno pelo Padre Luis Firmino Nogueira. O vigário Pe. José Bezerra Coutinho. Livro de casamento de nº. 8. assento de 295 fl. 125. Paróquia de São Benedito – Ce.”


4.6.2 José Sebastião Ribeiro, nascido em


José Sebastião Ribeiro casou-se com Alcídia Ribeiro Lima

Aos oito de setembro de mil novecentos e trinta e nove feitas as denunciações canônicas e não apparecendo impedimento algum na capella de Carnaubal em presença do vigário e das testemunhas Sebastião Martins Araújo e João Constantino Medeiros, receberam-se em matrimonio com palavras de presente José Sebastião Ribeiro e Alcidia Ribeiro Lima. Elle filho legítimo de Sebastião Martins Araújo e Mudesta Maria do Espírito Santo natural da freguesia de São Benedito e morador na mesma. Ella filha legítima de Firmino Ribeiro Oliveira e Cezarina Correia da Silva natural da freguesia de São Benedito e moradora na mesma. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano do que para constar lavrei este termo que para constar lavrei este termo que assigno o Vigário Pe. José Bezerra Coutinho. Livro de casamento de nº. 9 assento de nº. 117 fl. 180 verso

4.6.3 Antonio Ribeiro Araújo, nascido em

Antonio Ribeiro Araújo casou-se com Maria Izabel do Espírito Santo em 4 de setembro de 1935. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos quatro de setembro de mil novecentos e trinta e cinco, depois das proclamações canônicas em minha presença e das testemunhas Raimundo Martins de Oliveira e Francisco Fontenele Lima, na Capella de Carnaubal, receberam-se em matrimonio Antonio Ribeiro Araújo e Maria Izabel do Espírito Santo. Elle filho legítimo de Sebastião Martins Araújo e de Mudesta ... Ella filha legitima de Pedro Alves da Costa e Izabel Martins Araújo. Solteiros naturais e residentes nesta parochia. Para constar fiz este termo que assigno. O pároco Pe. Luiz Firmino Nogueira.” Livro de casamento de nº. 8º. assento de nº. 275 fl. 122 e verso

4.6.4 Sebastião Martins Araújo (filho), nascido em


Sebastião Martins Araújo (filho) casou-se Antonia Maria da Conceição, em 5 de setembro de 1929, na capela de nossa senhora auxiliadora de Carnaubal. Conforme se lê na itação que se segue:

Aos cinco de setembro de mil novecentos e vinte nove na capella do Carnaubal em minha presença e das testemunhas Francisco Martins Araújo e João de Paula receberam-se em matrimonio Sebastião Martins Araújo e Antonia Maria da Conceição, elle com vinte e cinco annos de idade, filho legítimo de Sebastião Martins Araújo e Mudesta Maria do espírito Santo, ella com dezessete annos de idade filha legitima de Francisco das Chagas de Oliveira e Francisca Gregorina de Oliveira, ambos solteiros e naturais e moradores na parochia de Campão Grande. Para constar fiz este termo que assigno. O Vigário Pedre Luis Firmino Nogueira.” Livro de casamento de n°. 7º. assento de nº. 81 fl.60 verso. Paróquia de São Benedito – Ce.

A Família de Francisco Porfírio de Sampaio e Crescência Maria do Espirito Santo

4.7 Francisco Porfírio de Sampaio casou-se religiosamente com Crescência Maria do Espirito Santo em cinco de setembro de 1895 na capela de nossa senhora auxiliadora do Carnaubal.

Aos cinco de setembro de mil oitocentos e noventa e cinco, na Capella do Carnaubal, desta freguesia compareceram em minha presença os contrahentes Francisco Porphírio de Sampaio e Crescencia Maraia de Jesus em tudo habilitados segundo o direito e dispensados do impedimento de consangüinidade em que estavam ligados. Elle idade vinte seis annos, solteiro, natural e morador na Freguesia de Campo Grande. Ella de idade de dezenove annos, solteira, natural e moradora nesta Freguesia, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher com palavra de presente, e logo lhes dei as benções núpcias segundo o rito da Santa Igreja Cathólica. Sendo testemunhas Manoel de Assis Brito e Francisco de Assis Britto. Do qual para constar lavrei este termo assigno.O Vigário Custodio Almeida Sampaio” Livro de casamento de nº. 1º. assento nº. 34 fl. 97 verso e 98. Paróquia de São Benedito – Ce.


4.7.1 Pedro, nascido a vinte e seis do mês junho de mil oitocentos e noventa e seis na capella de Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
Aos vinte e nove de junho de mil oito centos e noventa e seis na capella de Carnaubal, batptizei solenemente a Pedro, nascido a vinte e seis do mesmo mês e ano. Filho legitimo de Francisco Porphiro de Sampaio e Crescença Maria de do Espírito Santo. Padrinhos: José Pedro de Sampaio e Máxima Francisca do Monte. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custódio de Almeida Sampaio.” Livro de Batizados de nº. 2º. assento de nº. 279 fl. 123 verso Paróquia de São Benedito – Ce.

4.7.2 Maria, nascido a vinte e oito de fevereiro de mil oitocentos e noventa e oito (1898). Conforme o registro de batismo a seguir:
Aos dezessete de abril de mil e oitocentos e noventa e oito, na Capella Carnaubal, baptizei solenemente a Maria, nascida a vinte e oito de fevereiro do mesmo anno, filha legítima de Francisco Porfhirio de Sampaio e Crencencia Maria de Jesus. Padrinhos Raimundo da Silva Chaves e Francisca Carolina de Sampaio. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro de Batizados de nº. 2º. assento de nº. 3618, fl. 54 verso. Paróquia de Guaraciaba do Norte – Ce.

Francisco Porfírio de Sampaio: casou-se pela segunda vez com Raimunda Izabel de França. Em Conforme se lê na citação que se seguem:


4.7.1b Antonio Porfírio de França nascido em

Antonio Porfírio de França Casou-se religiosamente com Jovinilha Auxilia de Paula em 15 de setembro de 1935, na Matriz de São Benedito. Conforme se lê na citação que se seguem:
Aos quinze de setembro de mil novecentos e trinta e cinco feitas as denunciações canônicas não aparecendo impedimento algum na presença do Padre Luis Firmino Nogueira e das testemunhas: Francisco Pereira de Brito e David Evangelista na Igreja Matriz receberam-se em matrimonio com palavra de presente Antonio Porfírio de França e Jovinilha Auxilia de Paula(irmã de manuca). Elle com vinte e três annos de idade filho legítimo de Francisco Porfírio de Sampaio e Raimunda Izabel de França, Ella com dezenove annos de idade filha legítima Antonio Sampaio de Brito Maria de Paula Sampaio. Ambos naturais desta freguesia e nela residentes. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano. Para constar lavrei este termo que assigno pelo Padre Luis Firmino Nogueira . O vigário Pe. José Bezerra Coutinho.” Livro de casamento de nº. 8º. assento de nº. 13 fl. 130. Paróquia de São Benedito – Ce.


Pedro de Alcântara de Sampaio: nascido em c

Pedro de Alcântara de Sampaio casou-se com Francisca Amélia. Conforme se lê na citação que se segue:

Victorina nascida em


Victorina de Alcântara Coelho, casou-se religiosamente com Herculano de Paula Sampaio, em 18 de setembro de 1917, na Capela de nossa senhora auxiliadora de Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
Aos dezoito de setembro de mil novecentos e dezessete na capella de N. S. do carnaubal, compareceram perante mim, os contrahentes Herculano de Paula Sampaio e Victorina de Alcântara Coelho, em tudo habilitados segundo o direito e dispensados do impedimento de consangüinidade; elle soleiro, natural desta freguesia, onde é morador; ella solteira natural desta freguesia, onde é residente, os quais contrahentes se receberam por marido e mulher compalavras de presente, e logo lhes dei a benção nupcial segundo o Rito da Santa Igreja Catholica, sendo testemunhas Antonio Izaias de Andrade e Candido Chaves Feitosa. Do que lavrei este termo que assigno. O Vigário Mons. Custodio D’Almeida Sampaio” Livro de casamento de nº. 4. assento de nº. 100. fl. 74 verso.


Manoel nascido em

Manoel Alcântara Coelho casou-se religiosamente com Francisca das Chagas Sampaio, em sete de janeiro de mil novecentos e trinta e quatro na Matriz de São Benedito. Conforme se lê na citação que se segue:

Aos sete de janeiro de mil novecentos e trinta e quatro na Matriz depois das proclamações canônicas em minha presença e das testemunhas: José da Silva Sampaio (zuza) e Idelbrando da Silva Sampaio, receberam-se em matrimonio Manoel de Alcântara Coelho e Francisca das Chagas Sampaio, elle com vinte e três annos de idade filho legitimo de Pedro Alcântara Sampaio e Maria Amélia Silva ella com vinte annos de idade flha legítima de João da Silva Sampaio e Raimunda Maria da Conceição. Ambos solteiros, naturais e moradores nesta parochia. Para constar mandei fazer este termo que assigno O Vigário P. Luis Firmino Nogueira.” Livro de casamento de n°. 8º. assento de nº. 128 fl.91. Paróquia de São Benedito –Ce.

Manoel Alcântara Coelho casou-se civilmente com Francisca das Chagas Sampaio, em cinco de janeiro de mil novecentos e trinta e quatro com Conforme o registro de casamento civil a seguir:

Aos cinco dias do mês de janeiro de mil novecentos e trinta e quatro, pelas quatorze horas da tarde, no cartório do escrivão, presente o juiz de casamento deste Districto o cidadão Francisco Horacio de Britto, comigo escrivão de casamento e do oficil do registro civil deste mesmo Districto e as testemunhas José Gonçalves Sampaio casado, brasileiro, de 34 anos de idade residente e domiciliado neste mesmo Districto, receberam se em matrimonio Manoel Alcântara Coelho, solteiro, brasileiro nascido em 2 de janeiro de mil novecentos e doze, nesta povoação de Carnaubal onde é natural, e exerce a profissão de comerciante. Filho legitimo de Pedro Alcântara Sampaio de 50 anos de idade, e de Maria Amélia de Sampaio de 55 anos de idade, residentes e moradores no município de Campo Grande deste Estado no sítio Urubu. E a contraente Francisca das Chagas Sampaio, solteira , brasileira nascida em 2 de janeiro de 1912, nesta mesma povoação acima dita, onde é domiciliada e residente exercer a profissão de domestica. Filha legítima de João da Silva Sampaio de 55 anos de idade e de Raimunda Maria da Silva, de 60 anos de idade. Ambos residentes e domiciliados nesta mesma povoação de Carnaubal. os contraentes apresentaram documentos legais que provam suas idades, estados, domicílios, naturalidade e residências atuais de ambos, e de sua pais e aprova de que nenhum impedimento existe que os inibisse de casar um com o outro, dento sido os proclames devidamente publicados em data de 16 de dezembro de 1933 nesta povoação de Carnaubal. em firmeza do que lavrei o presente termo que vai por todos assignados e a rogo da contrahente por não saber ler nem escrever assigna José Gonçalves de Sampaio. Carnaubal 5 de Janeiro de 1934.
Francisco Horacio Britto, juiz de Direito; Joaquim Prazeres da Cunha, escrivão de casamento. Etc...” Livro B-2 do Casamento Civil, do Districto de Carnaubal, assento de casamento de nº. 91, fl. 88 verso e 89.
Francisco nascido em

Francisco Alcântara Coelho casou-se com Maria Amélia Sampaio, em 3 de setembro de 1936. Conforme se lê na Citação que se segue:

Aos trez de setembro de mil novecentos e trinta e seis, feitas as denunciações canônicas e não aparecendo impedimento algum em minha presença e das testemunhas: Antonio Magno e José da Silva Sampaio receberam-se em matrimonio Francisco Alcântara Coelho e Maria Amélia Sampaio. Elle com vinte e cinco annos de idade filho legitimo de Pedro Alcântara Sampaio e Maria Amélia Coelho. Ella com vinte e quatro annos de idade filha legítima de Norberto da Silva Sampaio e Maria Raimunda Sampaio. Ambos naturais desta Freguesia e nella residentes. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do ritual Romano. Para constar lavrei este termo que assigno. O Vigário Pe. José Bezerra Coutinho. Livro de casamento de nº. 8°. assento de nº. 126. 200 verso. Paróquia de São Benedito – Ce.






Nenhum comentário:

Postar um comentário