2. Antonio da Silva Sampaio casou-se com Francisca Alexandrina Fontenelles em 30 de Julho de 1847 em vila de Viçosa, como consta na citação que se segue:
“Aos trinta de julho de mil oito centos e quarenta e sete nesta Matriz de Nossa Senhora D’Assumpção de Villa de Viçosa de pois de corrido os banhos sem impedimento algum .... em minha presença receberão em matrimonio por palavras de presentes Antonio da Silveira Sampaio filho natural de João da Silva Sampaio já falecido e de Bárbara Maria de Jesus com Francisca Alexandrina Fontenelles filha legitima de João Damasceno Fontenelles e de Francisca dos Santos Reis os nubentes são naturais e moradores nesta freguesia foram testemunhas João da Silva Sampaio Francisco dias Fontenelles e logo lhes dei as benções núpcias pelo Ritual Romano para consta... o Vigário José Bevilaguá ” (segunda via do livro de casamento de nº. 08 Fl. 98 da antiga freguesia de Nossa senhora da Assumpção da Vila de Viçosa encontrado no arquivo da cúria da Diocese
Desse consorcio nasceram os seguintes filhos:
2.1 Felintto da Silva Sampaio nasceu em 22 de fevereiro de 1850. conforme lê na citação que se segue:
E casou com sua prima paterna Isabel Cândida de Britto filha de sua tia Francisca Maria de Jesus.
Dessa união nasceram os seguintes filhos:
2.1.1 Horácio Fontenelle de Sampaio, casou-se com sua prima materna Maria Melanea de Brito filha de Francisco de Assis Britto e Melanea Sampaio de Brito. Dessa união tiveram os seguintes filhos:
2.1.1.1 Francisco Horácio de Britto nascido aos doze dias do mês de outubro de 1909 no lugar Bôa Hora do Distrito de Campo Grande, conforme se lê na citação que se segue:
“Aos 10 dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte nove nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Horácio Fontenelle de Sampaio e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 12 de Outubro de 1909 no lugar Bôa Hora do Districto de Campo Grande às 13 horas sua mulher Dª. Maria Melanea de Britto deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Francisco, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos Francisco de Assis Britto e Melanea de Sampaio Britto, que ele declarante é natural do Termo de Campão Grande, e que sua mulher é natural do termo de Campo Grande. Que se casaram em Campo Grande. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Antonio Aleixo Carvalho, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 06, fl. 3 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
1.1.1 Horácio Fontenelle de Sampaio nascido aos... Conforme se lê na citação que se segue:
Horácio Fontenelle de Sampaio, casou-se com sua prima materna Maria Melanea de Brito filha de Francisco de Assis Britto e de sua tia Melanea Sampaio de Brito. Em Campo Grande. Conforme s ele na citação que se segue:
Desse consorcio nasceram os seguintes filhos. Conforme se observa no gráfico que se segue:
1.1.1.1 Francisco Horácio de Britto nascido aos doze dias do mês de outubro de 1909 no lugar Bôa Hora do Distrito de Campo Grande. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos 10 dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte nove nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Horácio Fontenelle de Sampaio e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 12 de Outubro de 1909 no lugar Bôa Hora do Districto de Campo Grande às 13 horas sua mulher Dª. Maria Melanea de Britto deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Francisco, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos Francisco de Assis Britto e Melanea de Sampaio Britto, que ele declarante é natural do Termo de Campo Grande, e que sua mulher é natural do termo de Campo Grande. Que se casaram em Campo Grande. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Antonio Aleixo Carvalho, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 06, fl. 3 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Francisco Horácio de Britto casou-se civilmente com Adolarice Barroso Veras em 27 de dezembro de 1931, na Matriz de São Benedito. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos vinte e sete de dezembro de mil novecentos e trinta e um na matriz, depois das proclamações canônicas em minha presença e das testemunhas: Gutemberg Monte Silva e Vicente Florêncio. Receberam-se em matrimonio Francisco Horacio Fontenele e Adolarice Barroso Veras, elle com vinte e dois annos de idade, filho legitimo de Horacio Fontenele de Sampaio e Maria Melanea de Sampaio, ella com dezessete annos de idade, filha legitima de Messias Barroso Veras. Ambos solteiros naturaes e moradores nesta parochia. Para constar fiz este termo que asigno o vigário Pe. Luiz Firmino Nogueira” Liv. N.º 7.º de casamento, assento de nº. 229, fl. 154 verso, da Paróquia de São Benedito – Ce.
Desse consorcio nasceram os seguintes filhos. Conforme se observa no gráfico que se segue:
1.1.1.2 Miguel Horácio de Britto nascido aos vinte nove dias do mês de setembro de 1911, no lugar Bôa Hora. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos 10 dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte nove nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Horácio Fontenelle de Sampaio e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 29 de setembro de 1911 no lugar Bôa Hora do Districto de Campo Grande às 6 horas da manhã sua mulher Dª. Maria Melanea de Britto deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Miguel, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos Francisco de Assis Britto e Melanea de Sampaio Britto, que ele declarante é natural do Termo de Campão Grande, e que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Antonio Aleixo Carvalho, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 07, fl. 4, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Miguel Horácio de Britto casou-se no dia 15 de Novembro de 1931, com anos de idade com sua prima legitima, filha de seu tio Julio Pessoa de Brito, Julia de Assis Britto com idade de 17 anos, ela nasceu no dia.
Conforme se lê na citação que se segue:
1.1.1.2.1 Francisco, nascido a 1.º março de 1931, no lugar São Vicente. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 65
Aos nove dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Miguel Horacio de Britto, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 1.º de março de 1931 no sitio São Vicente do Termo do Campo Grande deste Estado as 3 horas da manhã sua Mulher D.a Julia de Assis de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Francisco, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Horacio Fontenele de Sampaio e Maria Melanea de Britto, que são avos maternos da criança Julio de Assis Britto, já falecido, e Mudestina Fontenelles de Sampaio que ele declarante é natural do Termo de Campo Grande deste Estado, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 65, fl. 33. Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Registro de Óbito de nº. 327 fl. 86 e verso
1.1.1.2.2 Luis: consta em seu registro de óbito que este ao falecer no dia 02 de maio de 1937 10 meses de idade. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de Óbito n.º 36.
Aos 3 dias do mês de Maio de 1937 nesta povoação de Carnaubal, Termo de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará, em meu cartório compareceu Miguel Horacio de Britto, perante as testemunha declarou que no dia 2 de maio de 1937 no lugar Boa ora faleceu luiz de 10 meses de idade e que o falecido é filho legítimo do declarante e de Julia Pessoa de Brito e que a morte foi natural e a causa desconhecida por não haver médico. Do que para constar lavrei o presente termo que assigno o declarante e as testemunhas. Eu João Rodrigues Pinto oficial, escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de Óbito. Assento n.º 36, Fl. 18 e verso. Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
1.1.1.2.3 José: nasceu em 14 de Janeiro de 1938, e faleceu após 25 dias de vida em 8 de fevereiro de 1938. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de Óbito n.º 70.
Aos 8 dias de fevereiro de 1938 nesta povoação de Carnaubal, Termo de São Benedito, Estado do Ceará, em meu cartório compareceu Miguel Horacio de Britto, perante as testemunha declarou que vinha registrar o óbito de José de 25 dias e declarou que o mesmo faleceu nesta data e que a morte foi natural e causa desconhecida por falta de medico e que o falecido é filho legitimo do declarante e de Julia de Assis Brito. Do que para constar lavrei o presente termo que assigno o declarante e as testemunhas. Eu João Rodrigues Pinto oficial, escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de Óbito. Assento n.º 70, Fl. 30 verso e 31. Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
1.1.1.2.4 Edival: faleceu em 25 de dezembro de 1947 as 22 horas com 3 meses de idade, no lugar São Vicente. Conforme se lê na citação que se segue:
1.1.1.3 Lasdislau Horacio de Britto nascido aos vinte e cinco dias do mês de julho de 1913, no Lugar Bôa Hora. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos 10 dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte nove nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Horácio Fontenelle de Sampaio e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 25 de junho de 1913 no lugar Bôa Hora do Districto de Campo Grande às 14 horas sua mulher Dª. Maria Melanea de Britto deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Ladislau, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos Francisco de Assis Britto e Melanea de Sampaio Britto, que ele declarante é natural do Termo de Campão Grande, e que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Antonio Aleixo Carvalho, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 08, fl. 4 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Lasdislau Horacio de Britto casou-se com
Dessa união conjugal tiveram os seguintes filhos
1.1.1.4 Esther de Assis Britto nascida aos dezenove dias do mês de maio de 1915, no Lugar Bôa Hora. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos 10 dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte nove nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Horácio Fontenelle de Sampaio e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 19 de maio de 1915 no lugar Bôa Hora do Districto de Campo Grande às 16 horas sua mulher Dª. Maria Melanea de Britto deu a luz a uma criança do sexo Feminino que tomou o nome de Esther, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos Francisco de Assis Britto e Melanea de Sampaio Britto, que ele declarante é natural do Termo de Campão Grande, e que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Antonio Aleixo Carvalho, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 09, fl. 5, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Esther de Assis Britto casou-se no dia
Dessa união conjugal tiveram os seguintes filhos
1.1.1.5 Eurico de Assis Britto nascido aos sete dias do mês de agosto de 1917, no Lugar Bôa Hora. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos 10 dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte nove nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Horácio Fontenelle de Sampaio e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 7 de agosto de 1917 no lugar Bôa Hora do Districto de Campo Grande às 18 horas sua mulher Dª. Maria Melanea de Britto deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Eurico, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos Francisco de Assis Britto e Melanea de Sampaio Britto, que ele declarante é natural do Termo de Campão Grande, e que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Antonio Aleixo Carvalho, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 10, fl. 5 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
1.1.1.6 Sebastião Horacio de Britto nascido aos vinte dias de Janeiro de 1927, no Lugar Bôa Hora. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos 10 dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte nove nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Horácio Fontenelle de Sampaio e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 20 de junho de 1927 no lugar Bôa Hora do Districto de Campo Grande às 19 horas sua mulher Dª. Maria Melanea de Britto deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Sebastião, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos Francisco de Assis Britto e Melanea de Sampaio Britto, que ele declarante é natural do Termo de Campão Grande, e que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Antonio Aleixo Carvalho, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 11, fl. 6 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Sebastião Horacio de Britto casou-se no dia
1.1.1.7 Creuza de Assis Britto nascida aos vinte e quatro dias do mês de junho de 1929. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos 10 dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte nove nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Horácio Fontenelle de Sampaio e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 24 de junho de 1929 no lugar Bôa Hora do Districto de Campo Grande às 20 horas sua mulher Dª. Maria Melanea de Britto deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Creuza, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos Francisco de Assis Britto e Melanea de Sampaio Britto, que ele declarante é natural do Termo de Campão Grande, e que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Antonio Aleixo Carvalho, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 12, fl. 6 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Creuza de Assis Britto casou-se no dia 09 de Outubro de 1944, com Nestor Chaves Marques, ele nasceu no dia de de filho de Candido Chaves Feitoza e Maria Chaves Marques. Conforme registro a seguir:
“Aos Nove dias do mês Outubro de Mil Novecentos e Quarenta e Quatro pelas nove horas em casa de residência do Cidadão Nestor Chaves Marques nesta vila de Carnaubal termo de São Benedito do Estado do Ceará, perante o juiz de casamento o cidadão Raimundo Pinto de Melo, comigo escrivão abaixo nomeado. Receberam-se em matrimonio no regime de comunhão de bens, como esposo Nestor Chaves Marques, solteiro, brasileiro, agricultor residente nesta vila onde nasceu a 19 de Janeiro de 1921, filho legitimo de Candido Chaves Feitoza, já falecido, e de Maria Chaves Marques, já falecida, como esposa Cleuza de Assis Britto, solteira, brasileira de pro-
fissão domestica, domiciliada no sitio Boa Hora deste districto onde nasceu a24 de Junho de 1928, filha legitima de Horacio Fontenelle de Sampaio de 56 anos agricultor domiciliado no supradito sitio Boa Hora e de Maria Melanea de Britto de 45 anos, de profissão domestica. Os proclames foram publicados em data de 28 de agosto de 1944 durante prazo da lei. Os nubentes habilitaram-se na forma da lei apresentando os seguintes documentos; certidão do registro civil de ambos...”
Dessa união conjugal tiveram os seguintes filhos
1.1.1.7.1 Antonio Francisco Chaves: nasceu em 25 de Janeiro de 1948, e faleceu após 27 dias de vida em 20 de fevereiro de 1949, conforme registro de assento de óbito de nº. 388. p. encontrado no livro de Óbitos de Nº. 3, do Cartório de Carnaubal.
2.1.2 Mudestina Fontenelle de Sampaio, nascida no sitio São Vicente no dia, casou-se com seu primo materno no dia 7 de Julho de 1900 no Sitio de Santo Amaro do Município de Guaraciaba do Norte com Julio Pessoa Britto, nascido no dia no lugar, filha de sua tia Melanea Sampaio de Brito. Conforme o registro a seguir:
“Aos Vinte e um dias do Mês de Junho de Mil e Novecentos, Neste sitio Santo Amaro do Termo da Vila do Campo Grande da Comarca de São Benedito Estado do Ceará em cãs de Julio Pessoa Britto a qual estava de portas aberta, estando ai presente o juiz de casamento o cidadão Joaquim Abreu Junior comigo official ddo registro abaixo nomeado sendo onze horas. Receberam-se em matrimonio o referido Julio Pessoa Britto de Vinte Seis annos de idade, solteiro, agricultor, residente no dito sitio f8ulho legitimo de Francisco D’assis Britto e de Melanea Francisca de Assis Britto, já falecida e sepultada no cemitério desta Vila de Campo Grande. Com Dona Mudestina Fontenelle de Sampaio, de Vinte Dois annos de idade, filha legitima de Fellinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto e por eles Julio Pessoa Britto e Dona Mudestina Fontenelle de Sampaio foi dito perante as testemunhas abaixo nomeadas, declarando ainda por sua vez que hoje para sempre um com o outro de conformidade com o que determina o regulamento nº. 181 de 26 de Janeiro de 1890. Declarando mais que no dia 13 de janeiro de 1898 haviam se casados religiosamente em virtude da religião católica que adotam de cuja união tinham tido uma menina que nascera no dia 5 de Fevereiro do corrente anno e seus padrinhos de batismo Francisco de Assis Brito e Izabel Cândida de Britto a qual reconhecem como sua filha legitima. Em virtude do que levantou-se o dito juiz e declarou que de hoje para sempre os reconhecem casados e para tudo constar assinam os contratantes, assinado à rogo da contraente por declarar não saber escrever: Severiano Fontenelle de Sampaio e Jucundo Máximo de Britto, 38 annos, solteiro, criador no lugar Volta do Termo de São Benedito. Eu, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Livro 01 de casamento assento de Nº. 162 fl.?
Ela faleceu no dia ? e ele faleceu no dia. Dessa união tiveram os seguintes filhos:
2.1.2.1 Melanea de Assis Britto nasceu no dia 05 de Fevereiro de 1900 no lugar Santo Amaro pertencente ao antigo Termo de Campo Grande, hoje município de Guaraciaba do Norte, encontra-se este assesto no livro Conforme o registro a seguir:
Não casou-se.
2.1.2.2 Anacleto de Assis Britto nascido aos trezes dias do mês de julho de 1905 no lugar Santo Amaro(Guaraciaba do Norte). Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos onze dias do mês de Julho de Mil Novecentos e Trinta e Um nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Julio Pessoa de Brito e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 13 de Julho de 1905 no lugar Santo Amaro Termo de Campo Grande sua mulher Dª. Mudestina Fontenelle de Sampaio deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Anacleto, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança, Francisco de Assis Britto e Melanea de Britto que são avos maternos, Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto e por falecimento do declarante sua mulher declarou ser natural do termo de Campo Grande, deste Estado diz também haverem sidos casados no termo de Campo Grande acima dito. Do que faço este termo que vai assignado pela declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 90, fl. 45 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Anacleto de Assis Britto casou-se civilmente em dia 3 de setembro de 1929, com Maria de Oliveira Veras. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos 3 dias do mês de setembro de Mil Novecentos e Vinte e Nove as 15 horas da tarde nesta povoação de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório presente o juiz de casamentos deste Destricto o cidadão João Ribeiro de Aguiar comigo escrivão do Registro civildo mesmo Districto e as testemunhas: Gonçalo Aleixo de Carvalho de 22 annos de idade, solteiro, comerciante, domiciliado e residente nesta povoação de Carnaubal e Pedro Felinto Fontenelle com 28 annos de idade, casado, lavrador, domiciliado e residente nos subúrbios desta povoação. Receberam-se em matrimonio Anacleto de Assis Britto nascido a 5 de Fevereiro de 1905 no lugar São Vicente, onde é domiciliado e residente com profissão de agricultor, filho legitimo de Julio da Assis Britto, já falecido, e Dª. Mudestina Fontenelle de Sampaio de 51 annos de idade domiciliada e residente no lugar São Vicente onde são lavradores com Maria de Oliveira Veras nascida em 1º. De Janeiro de 1912 no lugar Olho D’água onde é domiciliada e residente com profissão domestica filha legitima de José Jacintho Pereira Veras de 76 annos de idade e de Tertulina de Oliveira Veras de 50 Annos de idade domiciliados e residentes no lugar Olho D’água. Os contrahente apresentaram previamente documentos legais que provaram suas idades, o estado domicilio, naturalidade e residência de ambos e de seus pais e ainda e a prova de que nenhum impedimento existea que os impedisse de casar um com o outro; tendo sido os proclamas devidamente publicados em dacta de 14 de Agosto de 1929 nesta povoação. Do que lavrei o presente termo que vai por todos assignados. Eu João Ribeiro de Aguiar Juiz de Casamento.” Liv. N.º 1 de casamento, assento de nº. 68, fl. 67 verso e 68, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Existe uma dicotomia na data de nascimento de Anacleto de Assis Britto, encontrada no seu assento de Nascimento (D/N: 13/07/1905) e o mencionado em seu assento de Casamento (D/N: 05/02/1905).
Anacleto de Assis Britto casou-se religiosamente também no dia 3 de setembro de 1929, com Maria de Oliveira Veras. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos três de setembro de mil e novecentos e vinte e nove na capella, em minha presença e das testemunhas: Francisco Horacio e Pedro Fontenelle. Receberam-se em matrimonio: Anacleto de Assis Brito e Maria de Oliveira Veras, elle com trinta annos, filho legitimo de Julio de Assis Brito e Mudestina Fontenelle de Sampaio, ella com vinte e dois annos de idade filha legitima de José Jacyntho Pereira Veras e Tertulina D’Oliveira Veras. Ambos solteiros e naturais e moradores na parochia de Campo Grande. Para constar fiz este termo que assigno. O vigário Pe. Luis Firmino Nogueira” Livro de casamento de nº. 7º. assento de nº. 78 fl.60. Paróquia de São Benedito – Ce.
Dessa união conjugal tiveram os seguintes filhos
2.1.2.2.1 Manoel Veras de Brito: não foi encontrado registros da data de seu nascimento apenas da data de seu Óbito que ocorreu no dia 15 de Abril de 1941, conforme registro encontrado no livro de Óbitos de Nº. 2, do Cartório de Carnaubal, com o assento de óbito de nº. 141. p.
2.1.2.3 Enoch de Assis Britto nascido aos dezessete dias do mês de outubro de 1908 no lugar Boa Hora. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos onze dias do mês de Julho de Mil Novecentos e Trinta e Um nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Julio Pessoa de Brito e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 17 de Outubro de 1908 no lugar Boa Hora Termo de Campo Grande, deste Estado sua mulher Dª. Mudestina Fontenelle de Sampaio deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Enoch, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança, Francisco de Assis Britto e Melanea de Britto que são avos maternos, Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto e por falecimento do declarante sua mulher declarou ser natural do termo de Campo Grande, deste Estado diz também haverem sidos casados no termo de Campo Grande acima dito. Do que faço este termo que vai assignado pela declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. N.º 1 de Nascimentos assento nº. 91, fl. 46. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.
Enoch de Assis Britto casou-se civilmente com Maria do Carmo de Sampaio em 5 de Janeiro de 1931. Conforme s e lê na citação que se segue:
“Aos cinco dias, do mês de janeiro de mil e novecentos e trinta e dois, pelas 14 oras, nesta povoação de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará, em Casa de residência cidadão José Gonçalves de Sampaio presente o Juiz de casamento deste Distrito, o cidadão Francisco Horacio de Brito, comigo escrivão de casamentos, e oficial do registro civil e as testemunhas Raimundo Pimenta de Oliveira, solteiro, de 20 anos de idade, domiciliado e residente nesta povoação, onde exerce profissão de comerciante. E Miguel Horacio de Brito, 20 anos de idade, casado comerciante e domiciliado no lugar Boa ora, do Termo de Campo Grande deste Estado. Receberam-se em matrimonio Enoch de Assis Brito, de 20 anos de idade, solteiro, brasileiro, agricultor, domiciliado e residente no lugar Boa ora, do Termo de Campo Grande, deste Estado. Filho legítimo de Julio Pessoa de Britto, já falecido, e de Mudestina Fontenelle de Sampaio de 45 anos de idade, residente no mesmo lugar Boa ora, acima dito. E a contrahente Maria do Carmo de Sampaio, solteira, de 17 anos de idade, nascida em 20 de abril de 1914, nesta mesma povoação onde é domiciliada e residente exerce profissão domestica. Filha legítima de José Gonçalves de Sampaio de 35 anos de idade, e de Francisca de Assis Sampaio de 34 anos de idade, ambos domiciliados e residentes nesta povoação acima dita. Os contraentes apresentaram previamente documentos legais que provaram suas idades, estados, domicílio, naturalidade actuais de ambos, e residencia e de seus pais e ainda a de que nenhum impedimento existia que os inibisse de casar um com outro. Tendo sido os proclames devidamente publicados, em data de 20 de novembro de 1931 nesta povoação. Em firmeza do que lavro este termo que vai assignados pelo juiz e contraentes, testemunhas, e mais pessoas presentes. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, escrivão escrevo.” Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 80, fl. 78 verso e 79. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.
Enoch de Assis Britto casou-se religiosamente com Maria do Carmo de Sampaio em 6 de Janeiro de 1932 na Matriz de São Benedito. Conforme s e lê na citação que se segue:
Aos seis de janeiro de mil novecentos e trinta e dois na Matriz de São Benedito, depois da proclamações canônicas em minha presença e das testemunhas Francisco Horácio e Antonio Aleixo Receberam-se em matrimonio Enoch de Assis Brito e Maria do carmo sampaio. Elle com vinte annos de idade filho legítimo de Francisco Assis Brito e Emilianna ???(Mudestina) Sampaio. Ella com dezeseis annos de idade filha legítima de José Gonçalves de Sampaio e Thereza Maria de Jesus(avô). Ambos solteiros, naturais e moradores em campo Grande. Para constar fiz este termo que assigno. O Vigário Pe. Luis Firmino Nogueira.
Dessa união conjugal tiveram os seguintes filhos
2.1.2.4a Domingos de Assis Britto nascido aos quatro dias do mês de agosto de 1910 no lugar Boa Hora. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos nove dias do mês de julho de mil novecentos e trinta e um nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Mudestina Fontenelle de Sampaio e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 4 de Agosto de 1910 no lugar Boa Hora Termo de Campo Grande, deste Estado deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Domingos, que não tem nem existe outra de igual nome, e fez as declarações por falecimento de seu marido Julio de Assis Britto que são avos paternos da criança, Francisco de Assis Britto e Melanea de Britto que são avos maternos, Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto que ella declarante é natural do mesmo Termo de Campo Grande deste Estado acima dito que se casaram nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que vai assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimentos, assento nº. 51, fl. 26. Cartório do 1.º Oficio de Carnaubal – Ce.
Domingos de Assis Britto casou-se civilmente com Lydia Chaves Feitoza em 9 de Agosto de 1931. Ela filha legitima de Candido Chaves Feitoza e Maria Chaves Marques. Conforme se lê na citação que se segue:
Aos 9 dias, do mês de agosto de mil novecentos e trinta e dois, pelas 14 oras, da tarde, nesta povoação de Carnaubal, Termo de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará, Em casa de residência do mesmo contrahente cidadão Domingos de Assis Brito, perante o Juiz de casamento deste Distrito o cidadão Francisco Horacio de Brito, comigo escrivão de casamento e oficial do registro civil, do mesmo Distrito e as testemunhas abaixo assignadas, Francisco da Silva Chaves, de 35 anos de idade, casado, comerciante e domiciliado nesta mesma povoação de Carnaubal. e Artur Nogueira de lima, de 18 anos de idade, solteiro, agricultor, com domicilio e residência nesta mesma povoação de Carnaubal. Receberam-se em matrimonio Domingos de Assis Brito, nascido em 04 de agosto de 1910 no lugar Boa ora, do Termo de Campo Grande, deste Estado, onde e domiciliado e residente e exerce profissão de lavrador. Filho legítimo de Julio Pessoa de Brito, já falecido, e de Mudestina Fontenelles de Sampaio, de 50 anos de idade, domiciliada e residente no mesmo lugar Boa ora, do Termo de Campo Grande, acima dito. E a contraente Lydia Chaves Feitosa, solteira, solteira, de 17 anos de idade, nascida em 1.º de Julho de 1915 nesta povoação de Carnaubal, onde é domiciliada e residente e exerce profissão domestica. Filha legítima de Candido Chaves Feitoza, Já falecido, e de Maria Chaves Marques, de 45 annos de idade, domiciliada e residente nesta povoação de Carnaubal deste Termo de São Benedito. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais, que provavam suas idades, estado, domicilio, naturalidade e residências atuais, de ambos e de seus pais, e assim a prova de que nenhum impedimento existia que os inibisse de casar um com o outro, tendo sido os proclames devidamente publicados em data de 2 de junho de 1932. em firmeza do que lavrei o presente termo que por todos assinados. Carnaubal 4 de Agosto de 1932. Joaquim Prazeres da Cunha, escrivão de casamento e oficial do Registro civil.”- Livro n.º 01 de Casamentos. Assento n.º 86. Fls. 85 e verso. do Cartório do 1º Oficio – Carnaubal- Ce.
Domingos de Assis Britto casou-se religiosamente com Lydia Chaves Feitoza em 24 de julho de 1932 na capela de nossa senhora auxiliadora de Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
Ao vinte e quatro de julho de mil novecentos e trinta e dois na capella de carnaubal depois das proclamações canônicas em minhas presença e das testemunhas: Anthero da Silva Leite e Lalau de Assis Brito receberam-se em matrimonio Domingos de Assis Brito e Lídia Chaves. Elle com vinte annos de idade fiho legitimo de Julio de Brito e Mudestina Fontenele e ella com dezesseis annos de idade filha legítima de Candido Chaves e Maria Chaves Feitoza, elle de Capão Grande e ella desta parochia. Para constar fiz este termo que assigno. O Vigário Pe. Luiz Firmino Nogueira. Livro de casamento de nº. 7º. assento de nº. 59 fl. 164 verso. Paróquia de São Benedito – Ce.
Dessa união conjugal tiveram quatro filhos:
2.1.2.4.1a Darcy: não foi encontrado nenhum registro sobre a data de seu nascimento apenas o seu assento de Óbito que consta que essa veio a falecer no dia 01 de Setembro de 1936, conforme, assento de óbito de nº. 18. P. 11. do livro 1º de Óbitos do cartório do registro civil de Carnaubal
Lydia Chaves Feitoza faleceu no dia 22 de Maio de 1941 com a idade de 23 anos. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de Óbito de N.º 145
Aos seis dias do mês de agosto de 1941 nesta Vila de Carnaubal Termo de São Benedito, Estado do Ceará. Em meu cartório compareceu Domingos de Assis Brito perante as testemunhas declarou que no dia 22 de maio de 1941 sua mulher Dona Lídia Chaves Brito faleceu, e deixou 4 filhos menores e que a falecida deixou para o esposo uma posse de terra e uma casa construída de tijolos localizada nesta vila e que a mesma é natural desse termo e que é filha legitima de Candido Chaves Feitoza e Maria Chaves Feitoza e que a mesma tem 23 anos. Para constar lavrei este termo que assigna o declarante, as testemunhas e Eu João Rodrigues Pinto escrivão escrivi e assigno.” Livro n.º 02 de Obito. Assento n.º 145. Fls. 5. do Cartório do 1º Oficio – Carnaubal- Ce.
2.1.2.4b Domingos de Assis Britto casa-se pela segunda vez com Neuza Maria de Sampaio com idade de anos, ela nasceu no dia , filha legitima Emidio Leitão de Sampaio e de Maria Francisca das Dores. Conforme registro encontrado no Livro, do cartório de Carnaubal, com o assento de casamento nº. , .
Dessa união conjugal tiveram quatro filhos:
2.1.2.4.1b Luis: não foi encontrado nenhum registro sobre a data de seu nascimento apenas o seu assento de Óbito que consta que essa veio a falecer no dia 17 de Agosto de 1950 às 4 horas, e que tinha este 4 (quatro) meses de idade, conforme, assento de óbito de nº. 491. p. do livro 3º de Óbitos do Cartório do Registro Civil de Carnaubal.
2.1.2.4.2b Edilema: não foi encontrado nenhum registro sobre a data de seu nascimento apenas o seu assento de Óbito que consta que essa veio a falecer no dia 18 de Fevereiro de 1952 às 8 horas, com 5 (Cinco) meses de idade, conforme, assento de óbito de nº. 523. p. do livro 3º de Óbitos do cartório do Registro Civil de Carnaubal.
2.1.2.4.3b Joõa: não foi encontrado nenhum registro sobre a data de seu nascimento apenas o seu assento de Óbito que consta que essa veio a falecer no dia 03 de Março de 1949 às 8 horas e tinha 4 (quatro) meses de idade, conforme, assento de óbito de de nº. 408. p. do livro 3º de Óbitos do cartório do Registro Civil de Carnaubal.
2.1.2.5 Julia de Assis Britto nascida aos vinte dias do mês de abril de 1914 no lugar Boa Hora. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos onze dias do mês de Julho de Mil Novecentos e Trinta e Um nesta povoação de Carnaubal do Termo e Comarca de São Benedicto da Ibiapaba Estado do Ceará em meu cartório compareceu Julio Pessoa de Brito e perante as testemunhas abaixo assignadas declarou que no dia 20 de Abril de 1914 no lugar Boa Hora Termo de Campo Grande, deste Estado sua mulher Dª. Mudestina Fontenelle de Sampaio deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Julia, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança, Francisco de Assis Britto e Melanea de Britto que são avos maternos, Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto e por falecimento do declarante sua mulher declarou ser natural do termo de Campo Grande, deste Estado diz também haverem sidos casados no termo de Campo Grande acima dito. Do que faço este termo que vai assignado pela declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do registro Civil o escrevo e assigno.” Liv. n.º 1 de nascimento, assento de nº. 92, fl. 46 verso, do Cartório do 1.º Oficio, Carnaubal – Ce.
Casou-se no dia de de 19, com anos de idade com seu primo paterno e materno Miguel Horacio de Britto, ele nasceu no dia de de 19 filho de Horacio Fontenelle de Sampaio e Maria Melanea de Britto. Livro B-1 de Casamentos, do Povoado de Carnaubal, no assento de Casamento nº. , fl. verso.
Dessa união conjugal tiveram os seguintes filhos
2.1.3 Evaristo Fontenelle de Sampaio, nascida no sitio São Vicente no dia, casou-se com uma prima de seu pai paterna e materna Felisbella Fontenelle de Sampaio na Capela de Carnaubal, no dia 19 de Maio de 1895, ela sendo filha de Norberto da Silva Sampaio e Lunduvica Inges Fontenelles. Pertencente a então Freguesia de São Benedito conforme o registro a seguir:
“Aos dezenove de Maio de Mil Oitocentos e Noventa e Cinco na Capella de Carnaubal Desta Freguesia compareceram em minha presença os contrahentes Evaristo Fontenelle de Sampaio e Felisbella Fontenelle de Sampaio em tudo habilitado segundo o direito e dispensado do impedimento de consangüinidade em que estavam ligados. Elle idade vinte e dois annos, solteiro, natural e morador na Freguesia do Campo Grande. Ella idade vinte quatro annos, solteira, natural e moradora nesta freguesia os quais contrahentes se receberam como marido e mulher com palavra de presente, e logo lhes dei as benções núpcias segundo o rito da Santa Igreja Cathólica. Sendo testemunhas Francisco de Paula Sampaio e Francisco Valenciano da Costa. Do qual para constar lavrei este termo assigno.O vigário Custodio de Almeida Sampaio” (Livro 1º casamento assento de nº19 fl. 83 e Verso- São Benedito-Ce)
Dessa união conjugal tiveram os seguintes filhos
2.1.3.1 José; nascido a trinta de setembro mil oitocentos e noventa e seis. Conforme como se lê na citação que se segue:
“Aos vinte e nove de junho de mil oitocentos e noventa e seis no oratório da cachoeira, o Padre Bernardino de Oliveira Memória baptizei solenemente a José, nascido a trinta de setembro do mesmo anno; filho legítimo de Evaristo Fontenelles de Sampaio e Felis bella Fontenelles de Sampaio. Padrinhos Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto. Do que fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” (Livro 3º de Batismos. Assento nº. 98, fl. 28 verso. Da freguesia de São Benedito-Ce)
2.1.3.2 José; conforme como se lê na citação que se segue:
“Aos cinco de setembro de mil novecentos e um na Capella de Carnaubal, baptizei solenemente a José, nascido a quatorze de Julho do mesmo anno; filho legítimo de Evaristo Fontenelles de Sampaio e Felis bella Fontenelles de Sampaio. Padrinhos Severiano Fontenelle de Sampaio e Maria Francisca de Sampaio. Do que fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” (Livro nº. 5 de Batismos. Assento nº. 366, fl. 59 verso. Da freguesia de São Benedito-Ce)
2.1.3.3 Raimunda; conforme como se lê na citação que se segue:
“Aos dezessete de abril de mil e oitocentos e noventa e oito na Capella de Carnaubal, baptizei solenemente a Raimunda, nascida a vinte e cinco de janeiro do mesmo anno; filha legítima de Evaristo Fontenelles de Sampaio e Felisbella Fontenelles de Sampaio. Padrinhos Theodorico Prachedes Fontenelles e Bellinda Fontenelles de Sampaio. Do que fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1º Batizados assento de nº. 3614, fl.54. Guaraciaba do Norte-Ce.
Raimunda Fontenele de Sampaio, casou-se com Hoel Candido de Brito em
Dessa união nasceram:
6.2.1.1.1 Maria, nascida aos dez dias de abril de 1917, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 27
Aos seis dias do mês de julho de 1931, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Hoel Candido de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal a 10 de Abril de 1917 as 7 horas da manhã sua Mulher D.a Raimunda Fontenele de Sampaio, deu a luz uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria que não tem nem existe outra igual nome, que são avos paternos da criança Candido de Assis Brito que são avos maternos Evaristo Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assigna o declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro, escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 27, fl. 14, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Maria de Assis Brito, casou-se religiosamente com Luis Gonzaga Mendes em 30 de setembro de 1933 na Matriz de São Benedito. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos trinta de setembro de mil novecentos e trinta e trez na matriz depois das proclamações canônicas em minha presença e das testemunhas João Marcos de Souza e Raimundo Higino Sampaio receberam-se em matrimonio Luis Gonzaga Mendes e Maria de Assis Brito, elle com vinte e um annos de idade filho legitimo de Francisco Gonçalves e Raimunda Gonçalves de Souza ella com dezessete annos de idade filha legítima de Hoel Candido de Brito e Raimunda Fontenele de Sampaio. Ambos solteiros, naturais e moradores nesta parochia. Para constar mandei lavrar este termo que asigno. O Vigário P. Luis Firmino Nogueira.” Livro de casamento de nº. 7º. assento de nº. 76 fl. 197 verso e 198. Paróquia de São Benedito –Ce.
1.1.2 Cécilia, nascida aos doze domes de fevereiro de 1921, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 28
Aos seis dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Hoel Candido de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal a 12 de Fevereiro de 1921 as 10 horas da manhã sua Mulher D.a Raimunda Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Cecilia que não tem nem existe outra igual nome, que são avos paternos da criança Candido de Assis Brito que são avos maternos Evaristo Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assigna o declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro, escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 28, fl. 14 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Cecília Fontenele de Sampaio casou-se com José Higino Sobrinho (Zecá Eloy) em dez de setembro de 1938 na capela de nossa senhora auxiliadora. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos dez de setembro de mil novecentos e trinta e oito feitas as denunciações canônicas e não apparecendo impedimento algum na Capella do Carnaubal em presença do Vigário e das testemunhas Raymundo Pimenta da Rocha e Miguel Horácio de Brito recebram-se em matrimonio com palvras de presente José Higino Sobrinho e Cecília Fontenele Sampaio. Elle filho legítimo de Eloy Higino Sampaio e Francisca de Paula Sampaio natural da Freguesia de São benedito morador na mesma. Ella filha legítima de Oel Candido de Brito e Raimunda Fontenele de Sampaio natural da Freguesia de São Benedito e moradora na mesma. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano do que para constar lavrei este termo que assigno o Vigário Pe. José Bezerra Coutinho. Livro 9º. assento de nº. 133 fl. 115. Paróquia de São Benedito – Ce.”
1.1.3 Francisca, nascida aos trinta e um dias do mês de dezembro de 1923, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 29
Aos seis dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Hoel Candido de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal a 31 de dezembro de 1923 às 2 horas da tarde sua Mulher D.a Raimunda Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Francisca que não tem nem existe outra igual nome, que são avos paternos da criança Candido de Assis Brito que são avos maternos Evaristo Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assigna o declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro, escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 29, fl. 15, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
1.1.4 Creuza, nascida em lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 30
Aos seis dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Hoel Candido de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal as 3 horas da manhã sua Mulher D.a Raimunda Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Creuza que não tem nem existe outra igual nome, que são avos paternos da criança Candido de Assis Brito que são avos maternos Evaristo Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assigna o declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro, escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 30, fl. 15 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
1.1.5 João, nascido , no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 30
Aos seis dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Hoel Candido de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal as 4 horas da manhã sua Mulher D.a Raimunda Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de João, que não tem nem existe outro igual nome, que são avos paternos da criança Candido de Assis Brito que são avos maternos Evaristo Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se em Campo Grande. Do que faço este termo que assigna o declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro, escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 31, fl. 16, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.1.3.4 Luis; nascido em Conforme se lê na citação que se segue:
Luis Fontenele de Sampaio casou-se religiosamente com Laura da Silva Sampaio, em 8 de setembro de 1931, na capela de nossa senhora auxiliadora. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos oito de setembro de mil novecentos e trinta e um, na capela de Carnaubal, depois das proclamações canônicas em minha presença e das testemunhas Francisco Horácio Brito e Antonio Humbelino de Souza, Receberam-se em matrimonio com palavra de presente Luis Fontenele de Sampaio e Laura da Silva Sampaio. Elle filho legítimo de Evaristo Fontenele de Sampaio e Felisbella Fontenele de Sampaio. Ella filha legítima de Francisco da Silva Sampaio e Florentina Escórcio de Menezes. Ambos solteiros, naturais e residentes nesta freguesia,. Para constar fiz este termo que assigno. O vigário Pe. Luis Firmino Nogueira.” Livro de casamento de nº. 8º. assento de nº. 136 fl. 125b. Paróquia de São Benedito –Ce.
2.1.4 Severiano Fontenelle de Sampaio nasceu em de de no sítio , e casou-se religiosamente com Maria Francisca Fontenelle filha de e no dia ? e faleceu no dia.
Desse Matrimonio tiveram os seguintes filhos:
2.1.4.1 Maria, nascido a dezenove de dezembro de mil oitocentos e oitenta e oito (1888). Conforme o registro de batismo a seguir:
“Maria, filha legitima de Severiano Fontenelle de Sampaio, lavrador, e Maria Francisca Fontenelles, costureira, nasceu a dezenove de dezembro de mil oitocentos e oitenta e oito e foi baptizada na matriz de São Benedicto pelo vigários Reverendo Priminio Freire das Virgens, a vinte e um de maio de mil e oitocentos e oitenta e nove, sendo padrinhos Leonel Damasceno Silva e Roza Fontenelles Sampaio. E para constar mandei fazer este que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1º Batizados assento de nº. 339 fl.41 e verso. Guaraciaba do Norte-Ce
2.1.4.2 Maria, nascido a Oito de Dezembro de Mil Oitocentos e Noventa e um (1891). Conforme o registro de batismo a seguir:
“Aos oitos dias do mês de setembro de mil e oitocentos e noventa e dois na Capella de Carnaubal desta Freguesia de São Benedito Bispado do Ceará, baptizei solenemente a pervola Maria, nascido a oito de Dezembro de Mil Oitocentos e Noventa e um; Filha legitima de Severiano Fontenelle de Sampaio e Maria Francisca Fontenelle. Padrinhos Francisco Sergio Fontenelle e Deolida Maria Fontenelle, solteira. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio de Almeida Sampaio” Livro 1º Batizados assento de nº. 03 fl.?- São Benedito-Ce
2.1.4.3 José, nascido a Vinte e Dois de Novembro de Mil Oitocentos e Noventa e Quatro (1894). Conforme o registro de batismo a seguir:
“Ao 1º. de janeiro de mil e oitocentos e noventa e cinco na Matriz de São Benedito, baptizei solenemente a José, nascido à vinte dois de novembro de Mil Oitocentos e Noventa e Quatro; Filho legitimo de Severiano Fontenelle de Sampaio e Maria Francisca Fontenelle. Padrinhos José Francisco Valeriano da Costa e Rosa de Oliveira Costa Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio de Almeida Sampaio” (Livro 1º Batizados assento de nº. 155 fl.40- São Benedito-Ce)
2.1.4.4 Lunduvica, nascido a Vinte e Dois de Novembro de Mil Oitocentos e Noventa e Quatro (1894). Conforme o registro de batismo a seguir:
“Aos vinte e nove de junho de mil oitocentos e noventa e seis na capellade carnaubal, baptizei solenemente a Lunduvica, nascida a dezesseis de Maio do mesmo anno; filho legítimo Severiano Fontenele de Sampaio e Maria Francisca Fontenelles. Do que fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” (Livro 2º de Batismos. Assento nº. 283. fl. 124. Da freguesia de São Benedito-Ce)
2.1.5 Francisco Sergio Fontenelle, nasceu no dia do mês de de no sítio e casou-se religiosamente no dia do mês de com Rosa Cavalcante de Paula filha de e nascida em . Ele faleceu no dia e ela faleceu no dia.
Desse Matrimonio tiveram os seguintes filhos:
2.1.5.1 José, nascido a Vinte e Cinco de Março de Mil Oitocentos e Noventa e Cinco (1895). Conforme o registro de batismo a seguir:
“Aos Dezessete dias do mês de Maio de Mil e Oitocentos e Noventa e Cinco na Capella de Carnaubal desta Freguesia, baptizei solenemente a José, nascido a Vinte e Cinco de Março do mesmo anno; Filha legitima de Francisco Sergio Fontenelle e Rosa Cavalcante de Paula. Padrinhos Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio de Almeida Sampaio” (Livro 1º Batizados assento de nº. 183 fl. 29 verso- São Benedito-Ce)
José Fontenelles de Paula casou-se com Francisca Romana Fontenelle em dez de fevereiro de mil e novecentos e vinte e três. Conforme como se lê na citação que se segue:
Assento de casamento n.º 2.
Aos dez dias, do mês de fevereiro de mil e novecentos e vinte e três as nove horas da manhã , nesta povoação do Distrito de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará, em meu cartório perante o juiz de Casamento o cidadão Jacob Felício Ribeiro comigo escrivão de casamento e oficial do registro civil deste Distrito e as testemunhas, Felinto Fontenelle de Sampaio de quarenta e cinco annos de idade, casado, agricultor e residente nesta povoação e Valdivino Fontenelle de Sampaio de vinte e cinco annos de idade casado com profissão de agricultor e residente nesta povoação. Receberam-se em matrimonio José Fontenelles de Paula nascida a vinte e cinco de março de mil oitocentos e noventa e cinco, no subúrbio desta povoação. Filho legitimo de de Francisco Sergio Fontenelles cinqüenta e um annos de idade e de Roza Cavalcante de Paula, de quarenta e três annos, domiciliados e residentes no lugar “Patory” do Termo de Ibiapaina, e Francisca Romana Fontenelles, sem profissão. Filha legítima de Theodorico Fontenelles de Sampaio, já falecido, e de Francisca Fontenelles de Sampaio de trinta e oito annos de idade, domiciliados e residentes no lugar São Luiz deste Distrito. Os contrahentes apresentaram previamente documentos que provaram suas idade, naturalidade e residência actual de ambos e de seus pais, e ainda a prova de que nenhum impedimento existe que os iniba de casar um com o outro. Tendo sido os proclamas devidamente publicados em quinze de janeiro próximo passado. Em firmeza do que lavrei este termo que vai por todos assignado. Eu Francisco Romeiro de Assis, escrivão de casamento o escrivi. Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 2/1923, fl. 8 e verso. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.
2.1.5.2 Minervina, nascida em nove de novembro de mil oitocentos e noventa e seis. Conforme como se lê na citação que se segue:
“Aos trinta de março de mil oitocentos e noventa e sete na capella de carnaubal, baptizei solenemente a Minervina, nascida a nove de novembro de noventa e seis; filho legítimo de Francisco Sergio Fontenelles e de Rosa Cavalcante de Paula. Padrinhos José Cavalcante de Paula e Generosa Pinto da Silva. Do que fiz este assento que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” (Livro 3º de Batismos. Assento nº. 126, fl. 33 verso. Da freguesia de São Benedito-Ce)
2.1.6 Pastora Fontenelle de Sampaio,
2.1.7 Teodorico Pachicos Fontenelle, Casou no dia do mês de com de Francisca Alexandrina Fontenelles ou Francisca Fontenelle de Sampaio.
Desse matrimonio nasceram os seguintes filhos:
2.1.7.1 Francisca Romana Fontenelles, nascida em . Conforme como se lê na citação que se segue:
Francisca Romana Fontenelles casou-se com José Fontenelles de Paula em dez de fevereiro de mil e novecentos e vinte e três. Conforme como se lê na citação que se segue:
“Assento de casamento n.º 2.
Aos dez dias, do mês de fevereiro de mil e novecentos e vinte e três as nove horas da manhã , nesta povoação do Distrito de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará, em meu cartório perante o juiz de Casamento o cidadão Jacob Felício Ribeiro comigo escrivão de casamento e oficial do registro civil deste Distrito e as testemunhas, Felinto Fontenelle de Sampaio de quarenta e cinco annos de idade, casado, agricultor e residente nesta povoação e Valdivino Fontenelle de Sampaio de vinte e cinco annos de idade casado com profissão de agricultor e residente nesta povoação. Receberam-se em matrimonio José Fontenelles de Paula nascida a vinte e cinco de março de mil oitocentos e noventa e cinco, no subúrbio desta povoação. Filho legitimo de de Francisco Sergio Fontenelles cinqüenta e um annos de idade e de Roza Cavalcante de Paula, de quarenta e três annos, domiciliados e residentes no lugar “Patory” do Termo de Ibiapaina, e Francisca Romana Fontenelles, sem profissão. Filha legítima de Theodorico Fontenelles de Sampaio, já falecido, e de Francisca Fontenelles de Sampaio de trinta e oito annos de idade, domiciliados e residentes no lugar São Luiz deste Distrito. Os contrahentes apresentaram previamente documentos que provaram suas idade, naturalidade e residência actual de ambos e de seus pais, e ainda a prova de que nenhum impedimento existe que os iniba de casar um com o outro. Tendo sido os proclamas devidamente publicados em quinze de janeiro próximo passado. Em firmeza do que lavrei este termo que vai por todos assignado. Eu Francisco Romeiro de Assis, escrivão de casamento o escrivi. Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 2/1923, fl. 8 e verso. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.
2.1.7.2 Maria Fontenele de Sampaio nascida em . Conforme como se lê na citação que se segue:
Maria Fontenele de Sampaio Casou-se em 4 de agosto de 1932 com Francisco de Assis Sampaio.
“Aos 4 dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e dois, nesta povoação de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará. em minha presença juiz de casamento deste Distrito, cidadão Francisco Horacio de Brito, comigo escrivão de casamento e oficial do Registro civil, do mesmo Distrito, e as testemunhas, Pedro Felinto Fontenelles, de 40 anos de idade, casado, lavrador, domiciliado e residente no Sitio são Vicente do Termo de Campo Grande, deste Estado, e Miguel Horacio de Brito, de 20 anos de idade, casado, comerciante domiciliado e residente no mesmo sitio são Vicente. Receberam-se em Matrimonio Francisco de Assis Sampaio, nascido em 5 de dezembro de 1907, no sitio São Vicente, Termo de Campo Grande, deste Estado onde é domiciliado e residente e exerce profissão de lavrador. Filho legítimo de Raimundo da Silva Sampaio, de 64 anos de idade, morador e residente no mesmo sitio São Vicente acima dito, e de Ermilina Sabino do Espírito Santo, já falecida, com a contrahente Maria Fontenele de Sampaio, nascida em 24 de ......bro de de 1907 no sitio São Vicente do Termo de Campo Grande, deste Estado, onde é domiciliado e residente no lugar Várzea deste Termo de São Benedito, onde exerce a profissão de domestica. Filha legítima Treodorico Prochídes Fontenelles, já falecido, e de Francisca Fontenelle de Sampaio, de 50 Anos de idade, residente e domiciliada no sitio Várzea deste termo de São Benedito. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais, que provavam suas idades, estado, domicilio, naturalidade e residências atuais, de ambos e de seus pais, e assim a prova de que nenhum impedimento existia que os inibisse de casar um com o outro, tendo sido os proclames devidamente publicados em data de 2 de junho de 1932. em firmeza do que lavrei o presente termo que por todos assinados. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, escrivão de casamento e oficial do Registro civil. Carnaubal 4 de Agosto de 1932”- Livro n.º 01 de Casamentos. Assento n.º 86. Fls 84 verso e 85. do Cartório do 1º Oficio – Carnaubal- Ce.
2.1.7.3 - Raimunda nascida em . Conforme como se lê na citação que se segue:
Raimunda Fontenelle de Sampaio casou-se com Benedicto de Paula Sampaio em seis de setembro de mil e novecentos e vinte e oito. Conforme como se lê na citação que se segue:
Assento de casamento n.º 62.
Aos seis dias, do mês de setembro de 1928 pelas 19 horas do dia nesta povoação de Carnaubal Termo de São Benedito da Ibiapaba Estado do Ceará. em casa de residência e presente o juiz de casamento deste Distrito o cidadão João Ribeiro de Aguiar , comigo escrivão do registro civil do mesmo Distrito. E as testemunhas Anacleto de Assis Britto, de 22 annos de idade, solteiro, brasileiro, domiciliado e residente no subúrbio desta povoação com profissão de comerciante, e Francisco Paula Sampaio, de32 anos de idade, brasileiro, casado, empregado publico, domiciliado e residente nesta mesma povoação de Carnaubal. Receberam-se em matrimonio Benedicto de Paula Sampaio de 22 annos de idade, solteiro brasileiro agricultor, nascido em 26 de dezembro de 1907 no lugar Várzea, subúrbio desta povoação de Carnaubal, onde é domiciliado e residente com profissão de agricultor. Filho legítimo de João de Paula Sampaio de 63 annos de idade e de Thereza Maria de Sampaio, já falecida. E a contrahente Raimunda Fontenelle de Sampaio, solteira de 18 annos de idade, nascida em 100 de abril de 1900. filha legítima de Theodorico Prochides Fontenelle, já falecido e de Francisca Alexandrina Fontenelle, residentes neste subúrbio desta povoação acima dito. Os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provaram suas idades, estado e domicilio, naturalidade e residência atual de ambos e de seus pais e ainda a prova de que nenhum impedimento existi que os inibisse de casar um com o outro. Tendo sido os proclames devidamente publicados em data de 2 de agosto de 1928 nesta povoação de Carnaubal. em firmeza do que lavrei o presente termo que vai por todos assignados Arogo da contrahente por não saber ler nem escrever assigna Adelaide Cunha. Joaquim Prazeres da Cunha. Escrivão do registro Civil.” Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 62, fls. 61 verso e 62. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – C
2.1.7.3.1 Manoel, nascido aos treze dias do mês de setembro de mil novecentos e vinte e oito (1928), no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 313
Aos 26 dias do mês de dezembro de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Benedicto de Paula Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 13 de setembro de 1928, no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 4 horas da tarde, sua Mulher D.a Raimunda Fontenele de Sampaio, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Manoel, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança João de Paula Sampaio e Thereza Maria de Sampaio, que são avos maternos da criança Theodorico Prochides Fontenele e Francisca Fontenele, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito acima dito, que sua mulher é natural do Termo de Campo Grande, deste Estado, que casaram-se em nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 313, fl. 98, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.1.7.4 - Hilda nascida em . Conforme como se lê na citação que se segue:
Hilda Fontenelle de Sampaio casou-se religiosamente com Sebastião de Paula Sampaio em vinte e três de novembro de mil e novecentos e vinte e oito, na capela de nossa senhora auxiliadora. Conforme como se lê na citação que se segue:
“Aos vinte e três de novembro de mil e novecentos e vinte e oito na capella de carnaubal, com licença do Rvm. Vigário de Campo, minha e das testemunhas: Francisco Horacio e Horacio Fontenelle. Receberam-se em matrimonio: Sebastião de Paula Sampaio e Hilda Fontenelle, elle com vinte e cinco annos de idade, filho legitimo de João de Paula Sampaio e Thereza Maria de Jesus, falecida, ella com vinte e dois annos de idade filha legitima de Theodorico Ploxido Fontenelle e Francisca Fontenelle de Sampaio. Ambos solteiros e naturais e moradores na parochia de Campo Grande. Para constar fiz este termo que assigno. O vigário Pe. Luis Firmino Nogueira” Livro de casamento de nº. 7º. assento de nº. 183, p. 41v. são Benedito – Ce.
Hilda Fontenelle de Sampaio casou-se civilmente com Sebastião de Paula Sampaio em vinte e quatro de novembro de mil e novecentos e vinte e oito. Conforme como se lê na citação que se segue:
“Assento de Casamento n.º 65.
Aos vinte e quatro dias, do mês, de novembro de 1928 pelas dez horas do dia, nesta povoação de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito de Ibiapaba. Estado do Ceará, no cartório do escrivão de casamento, e presente o juiz de casamento deste Distrito , o cidadão João Ribeiro de Aguiar, comigo escrivão do registro civil do mesmo Distrito. E as testemunhas Francisco da Silva Chaves, de 42 annos de idade, casado, empregado publico, domiciliado e residente nesta povoação. E Francisco Horacio de Brito, de 20 annos de idade, solteiro, comerciante, domiciliado e residente nesta mesma povoação de Carnaubal. Receberam-se em matrimonio Sebastião de Paula Sampaio, solteiro, brasileiro, agricultor, de 25 anos de idade, nascido em 5 de novembro de 1903, no sitio Várzea deste Distrito de Carnaubal, do Termo de São Benedito, onde é natural e residente, com profissão de agricultor. Filho legítimo de João de Paula Sampaio, de 64 annos de idade, e de Thereza Maria de Sampaio, já falecida. E a contrahente Hilda Fontenelle de Sampaiosolteira, de 24 anos de idade, nascida em 10 de novembro de 1904, no sitio S. Vicente do Termo de Campo Grande, deste Estado, onde é natural e residente... com profissão domestica. Filha legítima de Theodorico Prochides Fontenelle, já falecido e de Francisca Alexandrina Fontenelle, de 44 anos de idade, natural e residente no sitio Várzea deste Distrito do Carnaubal. os contrahentes apresentaram previamente documentos legais que provaram suas idades, estado, domicilio, naturalidade e residências atuais de ambos, e de seus pais, ianda a prova de que nenhum impedimento existia que os inibisse de casr um com o outro. Tendo sido os proclames devidamente publicados em data de 27 de outubro de 1928 nesta povoação de Carnaubal. em firmeza do que lavrei o presente termo que vai por todos assignados. Arogo da ontrahente por não saber ler nem escrever assgina a testemunha Francisco da Silva Chaves, acima mencionada. E mais pessoas presentes. Joaquim Prazeres da Cunha. Escrivão do registro Civil.” Liv. N.º 1 de Casamentos assento nº. 65, fls. 64 verso e 65. Cartório do 1.º Oficio – Carnaubal – Ce.
2.1.7.5 – Francisca Fontenele de Sampaio, nascida em . Conforme como se lê na citação que se segue:
Francisca Fontenele de Sampaio, casou-se religiosamente com Francisco de Assis Sampaio, em 17 de outubro de 1932 na Matriz de São Benedito. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos dezessete de outubro de mil novecentos e trinta e dois na Matriz depois das proclamações canônica em minha presença e das testemunhas Anacleto de Assis Brito e Antonio Magno de Paul receberam-se em matrimonio Francisco de Assis Sampaio e Francisca Fontenele de Sampaio elle com ? de idade filho legítimo de Raimundo da Silva Sampaio Ermilina Sabina Sampaio ella com ? de idade filha legítima de Theodorico Proxides Fonteneles.” Livro de casamento de nº. 7º. assento de nº. 106 fls. 174 verso e 175. Paróquia de São Benedito –Ce.
2.1.8 Pedro Felinto Fontenelle, nasceu a. conforme se lê na citação que se segue:
Pedro Felinto Fontenelle casou-se com Amélia Cândida de Britto, filha de Candido de Assis Britto.
“A dez de outubro de mil novecentos e dezoito na Capella de Carnaubal compareceram perante mim Pedro Felinto Fontenelles e Amélia Cândida de Brito em tudo habilitados segundo o direito e dispensados do impedimentos de consangüinidade em 2.º Grau duplicados. Elle, solteiro, natural e morador nesta Freguesia, filho legítimo de Felinto da Silva Sampaio Isabel Cândida de Brito. Ella, solteira, filha legítima de Candido de Assis Brito e Gregorina Balbina de Brito se receberam por marido e mulher com palavras de presentes; e logo lhes déias benções núpcias segundo o Rito da Sancta Igreja Catholica. Testemunhas Major José Francisco Valeriano da Costa e João Felinto Fontenele. Do que lavrei este termo que assigno. O vigário Custodio Almeida Sampaio.” Liv. nº. 4º de casamento, assento nº. 126, fl. 119. paróquia de São Benedito-Ce.
Dessa unia tiveram os seguintes filhos:
2.1.8.1 Creuza, nascida a
2.1.8.2 Francisco Pedro de Britto, nascida a doze de fevereiro de mil e novecentos e vinte e dois. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 80
Aos onze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Felinto Fontenelle, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 12 de fevereiro de 1922 no sitio Boa hora do Termo do Campo Grande, deste Estado as 4 horas da tarde sua Mulher Amélia Cândida de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Francisco, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos da criança Candido de Assis Brito e Gregorina Balbina de Brito, que ele declarante é natural do Termo de Campo Grande, deste Estado que sua mulher é natural do Termo de São Benedito, que casaram-se nesta mesma povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 80, fl. 40 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.1.8.3 Ezaú de Assis Britto, nascido a dezoito de novembro de mil e novecentos e vinte e três. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 81
Aos onze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Felinto Fontenelle, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 18 de novembro de 1923 no sitio Boa hora do Termo do Campo Grande, deste Estado as 5 horas da tarde sua Mulher D.a Amélia Cândida de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Ezaú, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos da criança Candido de Assis Brito e Gregorina Balbina de Brito, que ele declarante é natural do Termo de Campo Grande, deste Estado que sua mulher é natural do Termo de São Benedito, que casaram-se nesta mesma povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 81, fl. 41, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.1.8.4 Maria Amélia de Britto, nascida a nove de outubro de mil e novecentos e vinte e cinco. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 82
Aos onze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Felinto Fontenelle, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 9 de outubro de 1925 no sitio Boa hora do Termo do Campo Grande, deste Estado sua Mulher D.a Amélia Cândida de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos da criança Candido de Assis Brito e Gregorina Balbina de Brito, que ele declarante é natural do Termo de Campo Grande, deste Estado que sua mulher é natural do Termo de São Benedito, que casaram-se nesta mesma povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 82, fl. 41 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.1.8.5 Valmir, nascida a três de dezembro de mil e novecentos e vinte e sete. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 83
Aos onze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Felinto Fontenelle, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 3 de dezembro de 1925 no sitio Boa hora do Termo do Campo Grande, deste Estado sua Mulher D.a Amélia Cândida de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Valmy, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos da criança Candido de Assis Brito e Gregorina Balbina de Brito, que ele declarante é natural do Termo de Campo Grande, deste Estado que sua mulher é natural do Termo de São Benedito, que casaram-se nesta mesma povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 83, fl. 42, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.1.8.6 José Fontenelle Britto, nascido a dezesseis de maio de mil e novecentos e trinta e um. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 84
Aos onze dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Pedro Felinto Fontenelle, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 16 de maio de 1931 no sitio Boa hora do Termo do Campo Grande, deste Estado sua Mulher D.a Amélia Cândida de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de José, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Britto, que são avos maternos da criança Candido de Assis Brito e Gregorina Balbina de Brito, que ele declarante é natural do Termo de Campo Grande, deste Estado que sua mulher é natural do Termo de São Benedito, que casaram-se nesta mesma povoação de São Benedito, digo de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de nascimento, assento de nº. 84, fl. 42 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.1.8.7 Luis Gonzaga Britto, nascido a
Amélia Cândida de Britto faleceu em três de julho de mil novecentos e trinta e sete. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de Óbito n.º 50.
Aos 29 de julho de 1937 nesta povoação de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito, em meu cartório compareceu Miguel Horacio de Brito, que vinha registrar o óbito de Amélia falecida a 3 de julho de fde 1937 no sitio Boa ora do Termo de Campo Grande e declarou que a morte foi natural e a causa conseqüência de parto e que a falecida é filha legitima de Candido Assis Britto e Gregorina Balbina de Brito natural deste Distrito do que para constar lavrei o presente termo que assigna o declarante e as testemunhas. Eu João Rodrigues Pinto escrivão escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de Óbito. Assento de n.º 50, Fl. 23.
Pedro Felinto Fontenelle contraiu segunda núpcias com Violante Cândida de Brito, irmã mais velha de sua finada esposa Amélia aos 31 de outubro de 1937 na Igreja matriz de São Benedito. Conforme se lê na citação que se segue:
Aos trinta e um do mês de outubro de mil novecentos e trinta e sete feitas as denunciações canônicas e tendo sido dispensados de um impedimento de consangüinidade do terceiro grau attingente ao segundo e de afinidade no primeiro grau, em minha presença e das testemunhas Horacio Fontenele Sampaio e Joviniano de Assis Brito receberam-se em matrimonio com palavras de presente na Igreja Matriz Pedro Fellintho Fontenele e Violante Cândida de Brito. Elle com quarenta annos de idade filho legítimo de Fellinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Brito. Ella quarenta annos filha legítima de Candido de Assis Brito e Gregorina Balbina de Brito. Ambos naturais desta freguesia e nella residente. E logo lhes dei as benções núpcias na forma do Ritual Romano. Para constar lavrei este termo que assigno. O vigário Pe. José Bezerra Coutinho. Assento de nº. 193 fl.52 Livro de casamento de nº. 9. Paróquia de São Benedito – Ce.
Desse consórcio não nasceram filhos.
Violante Cândida de Britto veio a falecer em 15/05/1954,
Pedro Felinto Fontenelle contraiu terceira núpcias com Neide filha de Emidio Leitão de Sampaio.
2.1.9 Francisca Fontenelle de Sampaio,
2.1.10 Deolinda Fontenelle de Sampaio casou-se com seu primo materno Joaquim Pereira de Britto, filho de Eloi Sampaio de Britto.
Dessa unia tiveram os seguintes filhos:
2.1.10.1. Manoel Pereira de Britto: nascido a vinte cinco de abril de mil e oitocentos e noventa e seis. Conforme como se lê na citação que se segue:
“Aos vinte e nove de junho de mil oitocentos e noventa e seis na capellade carnaubal, baptizei solenemente a Manoel, nascido a vinte e cinco de Abril do mesmo anno; filho legítimo de Joaquim Pereira de Britto e Deolida Fontenelle de Sampaio. Padrinhos Antonio Higino de Sampaio e Izabel Cândida de Britto. Do que fiz este assento que assigno. O Vigário Custodio Almeida Sampaio.” Livro de Batizados de nº. 2º. assento nº. 280. fl. 123 verso. Paróquia de São Benedito – Ce.
Manoel Pereira de Britto casou-se com Amélia Augusta da Brito
Dessa união conjugal nasceram os seguintes filhos:
Raimundo: nascido aos vinte e sete dias do mês de julho de mil novecentos e vinte e quatro, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 144
Aos trinta e um dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Manoel Pereira de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 27 de julho de 1924 desta povoação de Carnaubal, acima dito, as 3 horas da manhã, sua Mulher D.a Amélia Augusta de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Raimundo, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que são avos maternos da criança Eleutero de Oliveira Veras e Maria José da Silva, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 144, fl. 14 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
José: nascido aos nove dias do mês de outubro de mil novecentos e vinte e seis, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 145
Aos trinta e um dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Manoel Pereira de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 9 de outubro de 1926 desta povoação de Carnaubal, acima dito, as 2 horas da tarde, sua Mulher D.a Amélia Augusta de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de José, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que são avos maternos da criança Eleuterio de Oliveira Veras e Maria José da Silva, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 145, fl. 15, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Maria: nascida aos quatorze dias do mês de julho de mil novecentos e vinte e nove, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 146
Aos trinta e um dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Manoel Pereira de Brito, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 14 de julho de 1929 desta povoação de Carnaubal, acima dito, as 8 horas da manhã, sua Mulher D.a Amélia Augusta de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Maria, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que são avos maternos da criança Eleuterio de Oliveira Veras e Maria José da Silva, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 146, fl. 15 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.1.10.2. Adélia Pereira de Britto, nascida a sete de outubro de mil oitocentos e noventa e nove (1899). Conforme o registro de batismo a seguir:
“Aos vinte e quatro de abril de mil e novecentos na Capella de Carnaubal baptizei solenemente a Adélia nascida a sete de outubro de noventa e nove; filha legítima de Joaquim Pereira Britto e de Diolinda Fontenelle de Sampaio.padrinhos José .... Silva e Francisca Aguida do Amaral. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio de Almeida Sampaio.” Livro 4º de Batismos. Assento nº. 115, fl. 84 verso. Da freguesia de São Benedito-Ce.
Adélia Pereira de Britto casou com José Higino de Sampaio em vinte e quatro de janeiro de mil e novecentos e vinte. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos vinte e quatro de janeiro de mil e novecentos e vinte, na Capella do Carnaubal, compareceram perante mim, José Higino de Sampaio e Adélia Pereira de Brito, elle solteiro, digo viúvo de Maria Rodrigues Veras, natural desta Freguesia, onde é morador, ella filha legítima de oaquim Pereira de Brito e Diolinda Fontenelles de Sampaio, natural desta Freguesia, onde é moradora, se receberam por marido e mulher com palavras de presente; e logo lhes dei a benção nupcial segundo o Rito da Santa Igreja Catholica. (testemunhas) Elias Gonçalo Ribeiro e Horacio Fontenele de Sampaio. do que lavrei este termo que assigno. O Vigário Custodio d’Almeida Sampaio. Liv. n.º 4, assento de n.º 4, fls 158 e verso. Paróquia de São Benedito – Ce.
Dessa união nasceram os seguintes filhos:
4.2.1.1b Waldeck nascido aos quatorze dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 125
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 14 de dezembro de 1920 no lugar Várzea deste Distrito, as 11 horas da manhã, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Waldeck, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, do mesmo Termo acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 125, fl. 5, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
4.2.1.2b Albetiza nascida a 1.º dia do mês de abril de mil novecentos e vinte e dois, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 126
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 1.º de abril de 1922 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 7 horas da tarde, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Albetiza, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, do mesmo Termo acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 126, fl. 5 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
4.2.1.3b Antonio nascido aos trinta dias do mês de julho de mil novecentos e vinte e tres, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 125
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 30 de julho de 1923 no lugar Várzea deste Distrito, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Antonio, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, do mesmo Termo acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 127, fl. 6, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
4.2.1.4b José nascido aos treze dias do mês de dezembro de mil novecentos e vinte e quatro, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 128
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 13 de dezembro de 1924 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 4 horas da tarde, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de José, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 128, fl. 6 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
4.2.1.5b Francisco nascido aos quinze dias do mês de novembro de mil novecentos e vinte e seis, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 129
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 15 de novembro de 1926 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 3 horas da tarde, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Francisco, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 129, fl. 7, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
4.2.1.6b Sebastião nascido aos vinte e cinco dias do mês de janeiro de mil novecentos e vinte e oito, no lugar Várzea. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 130
Aos trinta dias do mês de julho de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu José Higino de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 25 de janeiro de 1928 no lugar Várzea deste Distrito de Carnaubal, as 9 horas da manhã, sua Mulher D.a Adélia Pereira de Brito, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Sebastião, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Antonio Higino de Sampaio e Maria Martiniana de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Pereira de Brito e Deolinda Fontenele de Sampaio, que ele declarante é natural do Termo de São Benedito, que sua mulher é natural do mesmo Termo, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal, acima dito. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 130, fl. 7 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.1.10.3. Francisco Pereira de Britto, nascido a um de janeiro de mil e novecentos e um. Conforme o registro de batismo a seguir:
2.1.10.4. Carmélia Pereira de Britto, nascida a onze de abril de mil e nove centos e dois. Conforme o registro de batismo a seguir:
“Aos dezesseis de junho de mil e novecentos e dois na Capella de Carnaubal baptizei solenemente a Carmélia nascida a onze de abril do mesmo anno; filha legítima de Joaquim Pereira Britto e de Diolinda Fontenelle de Sampaio.padrinhos Horacio Fontenelle de Sampaio e Bellina Fontenelle de Sampaio. Do que para constar fiz este assento que assigno. O vigário Custodio de Almeida Sampaio.” Livro de nº. 5º de Batismos. assento nº. 140, fl. 98. paróquia de São Benedito-Ce.
Carmélia Pereira de Britto casou-se com o seu primo Francisco Procópio de Brito em cinco de setembro de 1928, na capela de nossa senhora auxiliadora. Conforme se lê na citação que se segue:
“Aos cincos dias do mês de setembro do anno de mil novecentos e vinte e oito. Na capella do Carnaubal depois das proclamações canônicas em minha presença e das testemunhas Jovianiano de Assis Brito e Horacio Fontenele receberam-se em matrimonio Francisco Procópio de Brito e Carmelina Pereira de Brito. Elle com vinte e dois annos de idade filho legítimo de Francisco Eloy (Pereira) de Brito e Germiniana Arcelina de Brito. Ella com vinte e seis annos de idade filho legitimo de Joaquim Pereira de Brito e Diolina Ferreira de Brito (Fontenelle de Sampaio) foram dispensados do impedimento de consangüinidade em segundo grau igual colateral e em terceiro triplo. Ambos solteiros naturais e residentes nesta parochia. Para constar mandei fazer este termo que assigno. O vigário Pe. Luiz Firmino Nogueira.” Livro de casamento de nº. 7 assento de nº. 103 fl. 25 verso. Paróquia de São Benedito – Ce.
2.1.10.5. Francisca Pereira de Britto, nascida a vinte e nove de março de mil e novecentos e doze. Conforme o registro de batismo a seguir:
Francisca Pereira de Britto casou-se com Raimundo Higino de Sampaio. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de Casamento n.º 79
Aos trinta (30) dias do mês de novembro de 1948 nesta vila de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito do Estado do Ceará, em meu cartório, as 13 horas presente o juiz de casamento o cidadão Francisco Horacio Brito, comigo oficial do registro abaixo mencionado, receberam-se em matrimonio no regime de comunhão de bens, como esposo; Raimundo Higino Sampaio; solteiro, agricultor, residente nesta vila a onde nasceu a 19 de outubro de 1910 e filho legítimo de Antonio Higino de Sampaio, já falecido, e de Maria martiniana de Brito, já falecida. Como esposa Francisca Pereira de Brito, residente nesta vila a onde nasceu a 29 de março de 1912 e filha legítima de Joaquim Eloy (Pereira) de Brito e de Deolina Fontenele de Sampaio de 69 annos de idade domiciliada e residente nesta vila. Os proclames publicados em 3 de novembro de 1948 e durante o prso legal os nubentes habilitaram-se na forma da lei apresentando os seguintes documentos; Certidão de registro civil de ambos, declarações relativas a suas pessoas atestado de não haver impedimento, consentimentos firmados pelos pais da nubente. A contraente após o casamento passara assinar Francisca Pereira de Sampaio. Pelos contraentes foi dito que são casados religiosamente deste setembro de 1934 na capela desta vila. E para habilitação tem desse matrimonio 5 filhos, digo deste matrimonio os seguintes filhos Maria das Graças Sampaio, nascida a 16 de dezembro de 1935, Luis nascido a 24 de fevereiro de 1938, Luiza nascida a 19 de janeiro de 1941, Antonio nascido a 14 de setembro de 1943 e Francisco nascido a 22 de novembro de 1947 nesta vila a onde foram batizados na capela desta vila e são registrados neste cartório, sendo os nubentes (....) E pra constar Eu José Fausto de Figueiredo Oficial do registro, lavrei apresente Ata em que assinada pelo Juiz, os contraentes e as testemunhas abaixo, assinadas a rogo da contarente por não sabe ler nem escrever anízio Barrroso de Paula. Eu José Fasto de Figueiredo Oficila do Registro , escrevi e assino” Liv. n.º 2 de casamentos, assento n.º 79. fls. 76 e verso do Cartório do 1.º Oficio de Carnaubal – Ce.
Desse matrimonio nasceram os seguintes filhos:
Maria das Graças Sampaio, nascida a 16 de dezembro de 1935,
Luis nascido a 24 de fevereiro de 1938,
4.2.11.1 - Francisco, consta em seu registro de óbito que este ao falecer no dia 14 de março de 1938, com idade de 2 meses. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de Óbito n.º 80.
Aos 3 de abril de 1938 nesta povoação de Carnaubal, Termo de São Benedito, Estado do Ceará, em meu cartório compareceu Raimundo Higino de Sampaio, que vinha registrar o óbito de Francisco declarou que o falecimento de deu no dia 14 de Março sendo no lugar Várzea deste Distrito e que o falecido tinha 2 meses de idade e que era filho legítimo do declarante e que a morte foi natural e a causa desconhecida por não haver médico. E para constar lavrei o presente termo que vai asigna o declarante as testemunhas. Eu João Rodrigues Pinto oficial, escrevi e assigno.” Liv. N.º 1 de Óbito. Assento n.º 70, Fl. 35 verso.
Luiza nascida a 19 de janeiro de 1941,
Antonio nascido a 14 de setembro de 1943 e
Francisco nascido a 22 de novembro de 1947
Raimundo Higino de Sampaio
Dessa união conjugal nasceram os seguintes filhos:
2.1.11 Silvino, nascido a dezessete de fevereiro de mil e oitocentos e noventa e dois. Conforme registro de batismo a seguir:
“Silvino, filho legitimo de Felinto da Silva Sampaio, e de Izabel Cândida de Britto, nasceu a dezessete de fevereiro de mil e oitocentos e noventa e dois, e baptizou-se pelo reverendo Padre Antonio José de lima a um de maio do mesmo anno, foram padrinhos Innocencio Rodrigues de Farias e Philomena Rodrigues de Farias. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1º Batizados assento de nº. 1474, fl.156. Guaraciaba do Norte-Ce
2.1.12 João Felinto Fontenele , nascido a vinte e três de julho de mil e oitocentos e noventa e quatro. Conforme registro de batismo a seguir:
“João, filho legitimo de Phelinto da Silva Sampaio, e de Izabel Cândida de Britto, nasceu a vinte e três de julho de mil e oitocentos e noventa e quatro, e a 8 de setembro de do mesmo anno foi por mim batptizado, sendo padrinhos: José de Paula Sampaio e Joanna Telles de Sampaio. E para constar fiz este assento que assigno. O Vigário Bernardino de Oliveira Memória.” Livro 1º b Batizados assento de nº. 2427, fl.41. Guaraciaba do Norte-Ce.
2.1.13 Salustino Fontenele de Sampaio, nascido. Conforme registro de batismo a seguir:
Salustino Fontenele de Sampaio casou-se com Maria Ambrosina Holanda Cavalcante na Capela de Nossa Senhora Auxiliadora de Carnaubal, em onze de maio de mil novecentos e quinze (1915). Ela filha de Joaquim Norberto de Holanda e Maria Raquel de Holanda.
“A onze de maio de mil novecentos e quinze, na Capella de N.S. de Carnaubal, compareceram perante mim, os contrahentes Salustino Fontenele de Sampaio e Maria Ambrosina de Holanda Cavalcante, em tudo habilitados segundo o direito e sem impedimento algum, elle de idade de vinte e sete annos, solteiro, natural de Campo Grande, onde é morador, ella de idade vinte e três annos, solteira, natural de Fortaleza e residente nesta Freguesia. Os quais contrahentes se receberam por marido e mulher com palavras de presente; e logo lhes déia a benção núpcias, segundo o rito da santa Igreja Catholica; sendo testemunhas o Major José Francisco Valeriano da Costa e Antonio Avelino Fontelles. Do que lavrei este termo que assigno. Vigário Custodio d’Almeida Sampaio.” Liv. n.º 4, assento de n.º 25, fl. 7 verso. Paróquia de São Benedito
Dessa união nasceram os seguintes filhos:
2.1.13.1 Raquel,nascida aos vinte e oito dias do mês de janeiro de mil novecentos vinte e quatro, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 183
Aos oito dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Salustino Fontenele de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 28 de janeiro de 1924 nesta povoação de Carnaubal, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Ambrosina de Holanda, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Raquel, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Norberto de Holanda e Maria Raquel de Holanda, que ele declarante é natural do Termo de Campo Grande, deste Estado, que sua mulher é natural de Fortaleza, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 183, fl. 34, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.1.13.2 Thereza, nascida aos três dias do mês de maio de mil novecentos vinte e oito, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 184
Aos oito dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Salustino Fontenele de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 3 de maio de 1928 nesta povoação de Carnaubal, as 5 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Ambrosina de Holanda, deu a luz a uma criança do sexo feminino que tomou o nome de Raquel, que não tem nem existe outra de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Norberto de Holanda e Maria Raquel de Holanda, que ele declarante é natural do Termo de Campo Grande, deste Estado, que sua mulher é natural de Fortaleza, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 184, fl. 34 verso, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
2.1.13.3 Pedro, nascido aos vinte e nove dias do mês de junho de mil novecentos trinta, em Carnaubal. Conforme se lê na citação que se segue:
“Assento de nascimento de n.º 185
Aos oito dias do mês de agosto de mil e novecentos e trinta e um, neste povoado de Carnaubal, Termo e Comarca de São Benedito da Ibiapaba, Estado do Ceará em meu cartório compareceu Salustino Fontenele de Sampaio, e perante as testemunhas abaixo assignados declarou que no dia 29 de junho de 1930 nesta povoação de Carnaubal, as 6 horas da tarde, sua Mulher D.a Maria Ambrosina de Holanda, deu a luz a uma criança do sexo masculino que tomou o nome de Pedro, que não tem nem existe outro de igual nome, que são avos paternos da criança Felinto da Silva Sampaio e Izabel Cândida de Brito, que são avos maternos da criança Joaquim Norberto de Holanda e Maria Raquel de Holanda, que ele declarante é natural do Termo de Campo Grande, deste Estado, que sua mulher é natural de Fortaleza, que casaram-se nesta povoação de Carnaubal,. Do que faço este termo que assignado pelo declarante e testemunhas. Eu Joaquim Prazeres da Cunha, Official do Registro Civil, o escrevi e assigno.” Liv. N.º 2 de nascimento, assento de nº. 185, fl. 35, do Cartório do 1.º Oficio. Carnaubal – Ce.
Felinto da Silva Sampaio faleceu no sitio São Vicente, termo de Campo Grande, no dia 22 de Setembro de 1938 com 88 anos de idade, conforme o registro de óbito de nº. 124. fl. 49, do livro C-1 de óbitos do antigo Povoado de Carnaubal. Conforme o registro a seguir:
“Aos quatro de Outubro de 1938 nesta Vila de Carnaubal do Termo de São Benedito da Ibiapaba, do Estado do Ceará no meu cartório compareceu Horacio Fontenele de Sampaio, perante as testemunhas abaixo assinados declarou que vinha registrar o óbito de Felinto da Silva Sampaio de oitenta anos (88) de idade, falecido à 22 de Setembro, sendo que o falecimento se deu no sitio São Vicente do termo de Campo Grande e que o falecido era filho legitimo de Antonio da Silva Sampaio e Francisca Alexandrina Fontenelle que era natural do termo de Campo Grande, para constar lavrei este termo que assigna o declarante e as testemunhas. Eu João Rodrigues Pinto. Official do registro Civil o escrevo e assigno.”
Tendo sido sepultado na antiga Igreja capela de Nossa Senhora Auxiliadora, atual santuário de São Francisco, da atual cidade de Carnaubal, que na época pertencia à freguesia de São Benedito da Ibiapaba conforme o registro a seguir encontrado em uma lápida dentro da mesma Igreja:
Izabel Cândida de Britto faleceu as 14 horas no sitio São Vicente deste termo, no dia 4 de abril de 1942 com 90 anos de idade, conforme Livro n.º 02 de Óbito. Assento n.º 164. Fls. 10 verso. do Cartório do 1º Oficio – Carnaubal- Ce. Conforme o registro a seguir:
“Óbito de n.º 164
Aos 17 de dias do mês de Julho de 1942 nesta Vila de Carnaubal do Termo de São Benedito, do Estado do Ceará no meu cartório compareceu Miguel Horacio de Brito, declarou perante as testemunhas abaixo assinados que no dia 4 de Abril de 1942 às 14 horas no sitio São Vicente deste districto avia falecido Izabel Cândida de Brito, viúva de Felinto da Silva Sampaio. A falecida tinha 90 anos; era filha legitima de Manoel Estógio de Britto e Francisca Maria de Sampaio... declarou que a falecida era brasileira natural deste termo, para constar lavrei este termo que assigna o declarante e as testemunhas. Eu João Rodrigues Pinto. Official do registro Civil o escrevo e assigno.” .” Livro n.º 02 de Óbito. Assento n.º 164. Fls. 10 verso. do Cartório do 1º Oficio – Carnaubal- Ce.
Tendo sido sepultado no Cemitério local de Carnaubal.